Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

(Visita) Presidenta Dilma Rousseff vem ao cariri pela primeira vez

MALVINAS NEWS NOSSO PORTAL DE NOTICIAS
08/02/2012
Antônio Vicelmo

A presidenta Dilma Rousseff e o governador Cid Gomes visitam nestas quarta-feira (8) e quinta-feira (9) as obras da Transposição do Rio São Francisco e da Ferrovia Transnordestina. A visita começa pela manhã em Floresta (PE), onde haverá uma exposição sobre o andamento das obras da Transposição e seguem para Cabrobó (PE), onde está prevista uma coletiva com a imprensa. Em seguida, é a vez de Mauriti (CE), na Região do Cariri, receber a comitiva.

No fim da tarde, a Presidenta se reunirá com os governadores do Ceará (Cid Gomes), de Pernambuco (Eduardo Campos) e do Piauí (Wilson Martins), no Hotel Verdes Vales, em Juazeiro do Norte. Na quinta-feira (9), Cid Gomes acompanhará Dilma Rousseff à visita às obras da Transnordestina, em Missão Velha (CE).

A presidenta vai encontrar as obras de transposição e da ferrovia parcialmente paralisadas. O consórcio de empresas que executam os projetos das duas obras demitiram mais de mil funcionários. No lote 6, no distrito de Umburanas, em Mauriti, os funcionários estão de braços cruzados. O mesmo ocorre com a ferrovia transnordestina entre Missão Velha e Salgueiro. As obras de artes (pontes, bueiros e passagens de nível) não foram concluídas. A instalação dos trilhos que foi iniciada em dezembro 2010, no final do Governo Lula, não foi terminada.

A Transnordestina é uma ferrovia que liga os portos de Pecém (CE) e Suape (PE) ao cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins, um total de 1.728 km. O objetivo é elevar a competitividade da produção agrícola e mineral da região com uma moderna logística que une uma ferrovia de alto desempenho e portos de calado profundo que podem receber navios de grande porte. No território cearense os serviços foram divididos em três trechos: Missão Velha-Acopiara (183 km), Piquet Carneiro-Quixadá (179,2 km) e Itapiúna-Porto do Pecém (164,3 km), totalizando 526,5 km de ferrovia.

A implantação da Ferrovia Transnordestina prevê um investimento de R$ 6,5 bilhões. A construção da ferrovia permitirá a integração da estrutura produtiva do Nordeste com as demais regiões brasileiras a partir da união de três pontos do sistema ferroviário do Nordeste - Missão Velha (CE), Salgueiro (PE) e Petrolina (PE).

A Transposição do Rio São Francisco é um empreendimento do Governo Federal, sob responsabilidade do Ministério da Integração Nacional – MI. A obra prevê a construção de mais de 600 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos (norte e leste) ao longo do território de quatro estados (Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte) para o desvio das águas do rio. Cerca d 12 milhões de pessoas deverão ser beneficiadas.

O projeto prevê a retirada de 26,4m³/s de água (1,4% da vazão da barragem de Sobradinho) que será destinada ao consumo da população urbana de 390 municípios do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte através das bacias de Terra Nova, Brígida Pajeú, Moxotó, Bacias do Agreste em Pernambuco, Jaguaribe, Metropolitanas no Ceará, Apodi, Piranhas-Açu no rio Grande do Norte, Paraíba e Piranhas na Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps