Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Ceasa Cariri em Barbalha abastece comércio de frutas

MALVINAS NEWS NOSSO PORTAL DE NOTICIAS

Ceasa - Cariri Avenida Leão Sampaio, S/N Bairro Bulandeira
CE-060 - Km 8 - Barbalha Telefone: (88) 3532.2489


Com capacidade para comercializar seis mil toneladas de frutas e hortaliças, a Central de Abastecimento do Cariri (Ceasa-Cariri) está operando com apenas 50% de seu potencial. Cerca de 60 permissionários e mais de 100 produtores rurais de base familiar foram cadastrados e estão revendendo no local. As vendas de frutas e verduras pela Central movimenta toda a cadeia comercial de hortifrutigranjeiros no Cariri, dos pequenos mercadinhos aos grandes supermercados.

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado, em parceria com a Ematerce e Secretarias de Agricultura dos municípios que compõe o território Cariri, realizou o Encontro de Produtores da Agricultura Familiar. O evento reuniu cerca de 400 pessoas e teve como foco a ocupação e as formas de utilização da Central, onde há um galpão vazio destinado ao segmento do pequeno produtor.

Mesmo a Central disponibilizando infraestrutura adequada, os pequenos produtores ainda não ocuparam totalmente o espaço reservado para o segmento. Eles dizem que o principal gargalo é a comercialização dos produtos. Na última terça-feira foi o último dia para o cadastramento dos que pretendem utilizar os espaços da Ceasa. A taxa de entrada poderá variar de R$ 5 a R$ 20. Ao todo, 72 módulos rotativos estão disponíveis, o que pelo sistema deverá contemplar 700 produtores.

Já que a agricultura familiar não produz quantidades elevadas, a proposta é incentivar os consórcios, associações e cooperativas que possam viabilizar as vendas. Na região do Cariri, várias cidades são referência na produção de frutas, hortaliças e grãos. Entre as de maior expressão estão Crato, Barbalha, Brejo Santo, Farias Brito, Missão Velha e Mauriti.

De acordo o coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), Francisco Alves, a seca é motivo para a falta de interesse dos agricultores em ocupar a Ceasa. "Ainda estamos em processo de conscientização da importância de termos um espaço como este. No próximo ano, quando as produções aumentarem, estaremos mais presentes", afirma.

De acordo com o monitoramento das produções, de janeiro até o inicio de outubro deste ano, o número de agricultores de base familiar que realizaram cadastros passou de 70 para 105. Entretanto, até o mês de setembro, os dados apontam que a quantidade de agricultores que estão comercializando na Ceasa- Cariri diminuiu de 42 para 21. O equipamento foi inaugurado há aproximadamente um ano. A localização geográfica permite que a Central atenda, além das cidades da região, as de outros Estados circunvizinhos. No local, os dias de maior movimentação são as terças e sextas-feiras, onde cerca de 300 compradores comparecem. O maior mercado consumidor dos gêneros ainda é Juazeiro do Norte.

Para o secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, é necessário que os cultivadores observem as vantagens de comercializar na Central. "Queremos revitalizar a estrutura e na hora que o equipamento estiver totalmente ocupado, o público-alvo se sentirá mais atraído", revela.

Recentemente, a Ematerce instalou um escritório na Ceasa. A meta é informar os produtores sobre as áreas de armazenamento adequado, apresentação e seleção dos produtos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps