Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Julgamento do mensalão começa com homenagens a Ayres Britto

MALVINAS NEWS NOSSO PORTAL DE NOTICIAS
FONTE R7


Presidente do STF participa da última sessão antes da aposentadoria




A 46ª sessão do mensalão é a última presidida pelo ministro Ayres Britto que se despede nesta quarta-feira (14) do STF (Supremo Tribunal Federal) porque completa 70 anos no próximo dia 18.
As homenagens começaram logo no início do julgamento, quando Celso de Mello, o decano do Supremo, pediu a palavra para lamentar o afastamento de Ayres Britto e desejar sucesso na futura carreira acadêmica.
Mello aproveitou para fazer uma crítica à Constituição, manifestando seu posicionamento contrário à determinação de aposentadoria obrigatória aos 70 anos. Para o decano do Supremo, não deveria haver limite de idade para atuação de um juiz e lembrou que as primeiras constituições do País não estabeleciam a obrigação da aposentadoria.
— Lamenta-se que o legislado constituinte se haja distanciado do modelo consagrado do pelos fundadores da República. Os grandes juízes nunca desaparecem eles permanecem na memória e no respeito de seus jurisdicionados para sempre.
O ministro Celso de Mello também citou inúmeros juízes que se afastaram das atividades com mais de 70 anos, na época em que a legislação permitia.
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, também pediu a palavra para render às homenagens do Ministério Público ao presidente do STF. O discurso de Gurgel foi bastante emotivo. Ele lembrou a relação de afeto que Ayres Britto sempre preconizou com a família.
— Seja muito feliz e continue iluminando o País com suas luzes poéticas, suas luzes jurídicas junto de sua amada Rita, de seus filhos, de seus netos. Vossa Excelência merece tudo de bom que houver no mundo e muito mais.
O advogado-geral da União, Luís Adams, e o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, também estavam presentes no plenário, especialmente para a despedida de Ayres Britto.
Os dois fizeram questão de subira à tribuna e, entre citações de Shakespeare e Fernando Pessoa, discursaram em homenagem ao ministro.
“Eu sou um homem muito feliz”
Ayres Britto agradeceu as palavras e se emocionou ao citar a esposa, Rita de Cássia Pinheiro Reis de Britto, e os cinco filhos, que estavam no plenário, acompanhando a despedida do pai, junto com os genros e os netos do ministro.
Em seu discurso de agradecimento, Ayres Britto ressaltou seu sentimento de felicidade por fazer parte do Supremo.
— Eu sou um homem feliz, mas muito feliz! O tempo passou muito rápido, passou num piscar de olhos, num estalar de dedos. E eu não quero me queixar, porque o tempo só passa rápido para quem é feliz.
O ministro Ayres Britto  foi nomeado pelo ex-presidente Lula em junho de 2003, na vaga decorrente da aposentadoria do Ministro Ilmar Galvão. Foi eleito presidente da Corte pelos colegas em abril de 2012.
Ayres Britto nasceu na cidade de Propriá, em Sergipe e se formou em Direito na Universidade Federal do Estado, em 1962.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps