Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

domingo, 11 de novembro de 2012

Médico dará entrevista contra boatos sobre saúde de Niemeyer

MALVINAS NEWS NOSSO PORTAL DE NOTICIAS
FONTE G1



Em novo boletim médico divulgado no fim da tarde deste sábado (10), a equipe do Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio, onde Oscar Niemeyer, de 104 anos, está internado, informa que não houve mudança no quadro de saúde do arquiteto. O paciente está lúcido, respira sem ajuda de aparelhos, mas seu estado ainda é preocupante e requer cuidados.
O médico Fernando Gjorup, responsável pelo tratamento, convocou uma entrevista coletiva para a manhã deste domingo (11), "por conta de boatos sobre o estado de saúde do arquiteto", segundo a assessoria de imprensa do hospital.
Internado desde a tarde de terça-feira (6), para passar por uma bateria de exames, o arquiteto apresentou uma piora da função renal e foi transferido para a Unidade Intermediária (UI). Não há previsão de alta.
Sua internação se deu dez dias depois de receber alta do mesmo hospital, onde ficou internado por duas semanas com um quadro de desidratação.
Em maio, Niemeyer também esteve internado no mesmo hospital, quando deu entrada com desidratação e pneumonia. Depois de 16 dias, com passagem pela UTI, recebeu alta.
Em abril de 2011, o arquiteto ficou internado por 12 dias por causa de uma infecção urinária. Também já foi submetido a cirurgias para a retirada da vesícula e de um tumor no intestino.
O arquiteto, reconhecido internacionalmente por suas obras, completará 105 anos no dia 15 de dezembro.
BIOGRAFIA
Oscar Niemeyer (1907-) é um arquiteto brasileiro responsável por ter projetado a cidade de Brasília e outros monumentos pelo país como prédios, igrejas e museus. Possui uma extensa obra e é um dos maiores representantes da arquitetura moderna da história. Tem como característica principal o uso do concreto armado para as suas construções e por compor uma maior fluidez e movimento nelas.

Niemeyer nasceu no Rio de Janeiro e era filho de funcionário público. Em 1928, casou com Anita Baldo, filha de imigrantes italianos. Em 1929, entra para a Escola Nacional de Belas Artes, e forma-se arquiteto e engenheiro em 1934. Depois foi trabalhar no escritório de Lúcio Costa, arquiteto famoso na época. Ali, aprendeu os segredos da profissão.

Seu trabalho inaugurado em 1938, a Obra do Terço, edifício localizado no Rio de Janeiro, já eram notados os traços e estilo de Niemeyer, herdado do colega de profissão Le Corbusier: o uso dos pilotis, da planta livre, o terraço jardim e a fachada livre. Em 1943, foi inaugurado o prédio do Ministério da Educação e Saúde com azulejos do pintor Cândido Portinari e ainda continha os jardins projetados por Burle Marx, paisagista francês. Sendo assim, esse prédio é uma síntese da arquitetura moderna.

Em 1940, Niemeyer teve a oportunidade de conhecer, o então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek. O arquiteto foi convidado pelo político para projetar uma área no centro da cidade. Daí, Niemeyer projetou um conjunto de edificações que é conhecida como Pampulha. A partir desta obra, pode-se notar o estilo de Niemeyer, pois os prédios da Pampulha são sinuosos, ou seja, uma espécie de movimento de concreto, com maior fluidez.

Junto com Corbusier, fez parte da equipe que projetou a Sede das Nações Unidas, a ONU. Nesta época, já era conhecido como um dos maiores arquitetos do mundo.

O arquiteto ainda realizou obras como o prédio do Banco Nacional Imobiliário (BNI), ainda na década de 50, Casa Edmundo Cavanelas, em Petrópolis, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte.
Seu trabalho maior ainda estava por vir: a projeção arquitetônica para a construção da capital nacional- Brasília, em 1956, a convite do então eleito Presidente da República Juscelino Kubitschek.


Em 1958, Niemeyer executou o projeto arquitetônico, e Lúcio Costa, seu antigo patrão, elaborou a urbanização da cidade. Na construção de Brasília, destacam-se prédios como o do Palácio do Planalto, este inaugurado no dia 21 de abril de 1960, a Praça dos Três Poderes, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. São monumentos grandiosos de Niemeyer.

As idéias do ousado arquiteto não ficaram isentas de críticas. Seguidor da ideologia socialista, criou Brasília para ser uma cidade, cujos prédios, teriam o objetivo de abrigar funcionários públicos de diversas camadas sociais, com construções extensas e arrojadas por demais. Na prática, a urbanização criada por Lúcio Costa não abrigou todas as pessoas que ali viviam, contradizendo os ideais socialistas. Por isso, arquitetos de outras correntes acusavam Niemeyer e Costa de abusar do artificialismo exagerado.

Com o golpe militar de 1964, Niemeyer foi exilado, pois comungava com as idéias comunistas. Porém, volta do exílio em 1979 e projeta monumentos importantes, como os prédios dos centros educacionais- CIEPS e o Sambódromo, ambos no Rio de Janeiro.
Niemeyer ainda trabalha e já conta com mais de 100 anos de idade. Continua desenhando e projetando monumentos e prédios para todo o país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps