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sábado, 17 de novembro de 2012

TIM segue liderando ranking de reclamações

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FONTE DIARIO DO NORDESTE

A TIM declarou que mantém o ritmo dos seus investimentos com o objetivo de atingir a máxima satisfação dos clientes (Foto: Marília Camelo/Diário do Nordeste)


Ainda que já tenha feito várias promessas de melhorias de seus serviços, a operadora de telefonia celular TIM segue se destacando entre as empresas instaladas no Brasil que mais recebem críticas de seus clientes.

O mais recente ranking do site Reclame Aqui, especializado em registrar insatisfações de consumidores sobre qualquer produto ou serviço no País, aponta que a operadora permanece sendo a líder da lista de reclamações anotadas nos últimos 30 dias, com um total de 3.446 notificações no período, assim como na última consulta feita pela reportagem, há um pouco menos de um mês, quando a soma foi de 2.984. Se for levado em consideração os últimos 12 meses, a TIM também está à frente, aproximando-se da marca de 34 mil reclamações.

Qualidade questionada
Em agosto, quando a operadora estava com seus serviços suspensos em vários estados brasileiros, incluindo o Ceará, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em razão da má qualidade do sinal das chamadas, um plano de melhorias foi apresentado e aprovado, poucas semanas depois da suspensão. No entanto, passados quase quatro meses desde a "promessa", a operadora continua registrando altos índices de críticas no Reclame Aqui. E

Notificações
Em maio, dois meses antes da intervenção da Anatel, foram anotadas 2,7 mil notificações. Já em outubro, dois meses depois do plano de melhorias, 3,4 mil reclamações foram somadas pelo site.

A agência informou ontem, por meio de sua assessoria de imprensa, que, no máximo em dezembro, deverá ser divulgado um relatório de avaliação dos serviços de call center das operadoras que prometeram melhorias, como é o caso também da OI e da Claro.

Infraestrutura
Conclusões referentes às redes somente no próximo ano. Em nota, a TIM declarou que mantém o ritmo dos seus investimentos com o objetivo de atingir a máxima satisfação dos clientes. Em 2012, promete, serão R$ 3 bilhões de aporte, além de R$ 451 milhões para os projetos destinados à Melhoria da Qualidade. No Ceará, a companhia prevê o investimento de R$ 172 milhões entre 2012 e 2014, somente em infraestrutura.

Outras operadoras
As demais empresas de telefonia celular aparecem entre as primeiras do ranking dos últimos 30 dias. A Vivo ocupa a terceira posição, com 2.624 reclamações; enquanto a Claro aparece na quarta posição, com 2455 críticas; e a OI em quinto lugar, com 2.250 insatisfações.

´Decisão acaba com mercado livre´
São Paulo A TIM contestou, em comunicado, a suspensão da promoção Infinity Day determinada ontem pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com a empresa, o Plano de Melhoria, aprovado pela Anatel em agosto, já previa o desenvolvimento dessa iniciativa. "Mesmo assim, a TIM adotou a decisão de lançá-la por prazo inicial determinado de dois meses em parcelas do território nacional (18 áreas selecionadas), que representam cerca de 20% do universo de nossos usuários, em locais onde existem oportunidades de crescimento e infraestrutura com grande capacidade", explica a empresa.

Divulgação ao consumidor
A empresa terá 24 horas, a contar da data da publicação do despacho, para a divulgação de mensagem comunicando a suspensão da promoção, iniciada no último domingo (11). Mas para garantir o direito do usuário o órgão regulador determinou que os preços na promoção sejam cumpridos até as 23h59 do próximo domingo (18).

No comunicado, a TIM acrescenta que a Anatel não levou em conta alguns fatores que a empresa considera relevantes. "Não existe qualquer potencial de instabilidade da rede em nossa oferta, sendo a capacidade de rede nas 18 áreas selecionadas superior no mínimo em 30% ao tráfego projetado", diz a empresa. A TIM detalha ainda que o Infinity Day já teve uma área de testes no Rio Grande do Sul com preço menor sem causar nenhuma instabilidade na rede e defende que as demais operadoras de telefonia móvel já oferecem atualmente promoções regionais muito mais agressivas do que o Infinity Day e continuam sua comercialização normalmente, sem que tenha havido suspensão para avaliação de potencial impacto na rede.

"A promoção Infinity Day foi comunicada dois dias antes em veículos de larga circulação, conforme regulamentação em vigor", afirma.

Perda
A empresa avalia que "são certas as perdas ocasionadas para 12 milhões de consumidores finais, que não poderão se beneficiar dessa promoção inovadora", que consiste em ligações ilimitadas durante um período de 24 horas por preços fixos.

´Teles terão mais cautela ao fazer promoções´
O endurecimento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com relação a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia pode provocar uma diminuição na quantidade de promoções no final do ano, na avaliação da TIM. A empresa teve nesta sexta-feira uma promoção suspensa pela Anatel.

"Nós - e todo mundo - vamos ser mais cautelosos. O fim do ano é sempre um período que se tem mais promoções, onde se tem uma postura mais agressiva. Mas, se a Anatel coloca novas regras, principalmente baseadas em ´potenciais´ instabilidades, fica mais difícil", disse o vice-presidente de Assuntos Regulatórios da TIM, Mario Girasole. Segundo ele, "ninguém está fora de uma instabilidade" de rede e serviços, mas afirmou que as empresas já estão trabalhando nas melhorias de gestão de rede e qualidade.

Oferta
Girasole rebateu a decisão da Anatel de suspender a promoção "Infinity Day". A oferta consiste em ligações ilimitadas, durante um período de 24 horas, por preços fixos.

No caso das chamadas locais de TIM para TIM, cada usuário paga R$ 0,50 por dia, enquanto todos os interurbanos entre aparelhos da companhia nesse período custam R$ 1.

De acordo com a Anatel, a TIM não submeteu a oferta à avaliação preliminar da agência, e a operadora terá de apresentar em no máximo 30 dias estudo complementar que comprove a capacidade de sua rede para a promoção.

Além disso, a TIM teria até este sábado para a divulgação de mensagem comunicando a suspensão da promoção, iniciada no último domingo.
Mas, para garantir o direito do usuário, o órgão regulador determinou que os preços praticados na promoção sejam cumpridos até as 23h59 de hoje.


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