Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Com renúncia de Bento XVI, começa oficialmente o período de Sé Vacante

MALVINAS NEWS NO AR NOSSO PORTAL DE NOTICIAS
Fonte G1




O Papa Bento XVI acena para os fiéis da sacada da residência de Castel Gandolfo, pouco após deixar o Vaticano nesta quinta-feira (28) (Foto: Reuters)A partir de agora, ele é Papa Emérito, e conclave escolherá seu sucessor.
'Sou um simples peregrino', disse ele na despedida em Castel Gandolfo.
A renúncia do Papa Bento XVI começou a valer oficialmente às 20h desta quinta-feira (28) no Vaticano, 16h de Brasília.
Começa assim o período da Sé Vacante, em que a Igreja Católica fica provisoriamente sem líder -geralmente por conta da morte de um Papa e, neste caso excepcional da renúncia.
 A guarnição da Guarda Suíça que acompanhou Bento XVI à residência papal de Castel Gandolfo se retirou do local, e a bandeira papal branca e amarela foi abaixada.
A partir desse momento, a segurança de Bento XVI está garantida pela Gendarmaria Vaticana.
Os aposentos papais no Vaticano também foram trancados, e só voltarão a ser ocupados pelo próximo pontífice.
O site do Vaticano também registrou a situação de Sé Vacante.
Durante a Sé Vacante, os assuntos da igreja ficam sob a responsabilidade do Camerlengo. O atual Camerlengo é o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone.
Papa Emérito
Bento XVI deixou o Vaticano cerca de três horas antes rumo à residência, onde deve ficar cerca de dois meses.

Depois desse período, o agora Papa Emérito, que vai continuar usando o nome de Bento XVI, vai se estabelecer em um mosteiro no Monte do Vaticano, que está sendo reformado para recebê-lo.
Conclave
Agora, os cardeais se organizam para escolher o sucessor, após os oito anos de pontificado de Bento XVI, marcados por controvérsias e escândalos.

O decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano, deve convocar formalmente nesta sexta-feira, o conclave. A primeira reunião preparatória  para definir a data de início deve ocorrer na próxima segunda, 4 de março, disse informalmente o cardeal de Nápoles, Crescenzio Sepe.
'Peregrino'
Ao chegar à pequena vila de Castel Gandolfo, a 30 quilômetros de Roma, Bento XVI disse aos fiéis que o esperavam que agora não é mais pontífice, "mas um simples peregrino encerrando seu caminho nesta terra".

"Obrigado por sua amizade e seu afeto. Como vocês sabem, hoje é um dia diferente dos anteriores. Eu só serei o Sumo Pontífice da Igreja Católica até as 20h. Depois disso, serei simplesmente um peregrino que está começando a fase final de seu caminho nesta terra", disse o alemão Joseph Ratzinger, de 85 anos, da sacada, antes de se recolher ao edifício.
Bento XVI tinha deixado o Vaticano, em um helicóptero da Força Aérea Italiana, às 17h07 locais (13h07 de Brasília).
Antes de embarcar, o pontífice recebeu adeus no Pátio de São Damásio de um grupo da Guarda Suíça e de seus colaboradores da Secretária de Estado. Ele estava de carro, acompanhado de seu secretário, Georg Gänswein.
Os sinos do Vaticano e de todas as basílicas de Roma soaram durante a decolagem do helicóptero, sob aplausos de cardeais, outros religiosos e fiéis.
Renúncia surpreendente
O pontífice alemão havia anunciado em 11 de fevereiro que, no dia 28, renunciaria ao cargo. O anúncio, inédito na história recente da Igreja Católica, foi considerado surpreendente.
Bento XVI argumentou que, por conta da idade avançada, não tinha mais forças para liderar a Igreja Católica, após 8 anos de um mandato que, segundo ele próprio, teve "águas agitadas", como o escândalo do VatiLeaks e as investigaçõeso de casos de pedofilia envolvendo o clero em vários países.
arte trajetória papa bento (Foto: 1)Cardeais
Na manhã desta quinta, Bento XVI prometeu "incondicional reverência e obediência" ao seu sucessor no Trono de Pedro, ao falar brevemente no seu encontro de despedida com os cardeais.
"Continuarei próximo a vocês em oração, especialmente nos próximos dias, em que elegem o novo Papa, ao qual hoje declaro incondicionais reverência e obediência", disse.
Bento XVI também apelou para que a Igreja Católica permaneça unida, reiterando um apelo que fez várias vezes ao longo de suas aparições públicas desde o dia 11.
O Papa destacou a proximidade, a solidariedade e os conselhos que recebeu dos cardeais em seus oito anos de governo.
"Nestes anos, vivemos com fé momentos belíssimos de luz radiante no caminho da Igreja, ao lado de momentos nos quais as nuvens se condensavam no céu. Tentamos servir a Cristo e a sua Igreja com amor profundo e total, que é a alma de nosso Ministério", disse.
Bento XVI afirmou ainda que o Colégio Cardinalício deve ser "como uma orquestra, na qual a diversidade possa levar a uma harmonia de concórdia".
"Permaneçamos unidos, queridos irmãos, nas preces e especialmente na eucaristia. Assim servimos à Igreja e a toda à humanidade. Esta é nossa alegria, que ninguém nos pode tirar", disse.
Bento XVI disse ainda que a Igreja não é uma "instituição inventada por alguém, construída sobre uma mesa, mas uma realidade viva, que vive se transformando, embora sua natureza continua sendo sempre a mesma, já que sua natureza é Cristo".
'Gratidão'
Os cardeais, representados pelo decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano,  expressaram sua "gratidão" a Bento XVI por seus anos de pontificado. Sodano disse que Bento XVI foi um "exemplo".
Cerca de 144 cardeais participam do encontro, na Sala Clementina, no Vaticano, segundo Federido Lombardi, porta-voz do Vaticano.
Eles receberam Bento XVI com um aplauso de despedida. Depois, os cardeais se despediram separadamente do pontífice, beijando sua mão.
Alguns cardeais deram presentes ao Papa, segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi. Ele não detalhou quais foram os presentes.



Após decisão do Congresso, Assembleia do Ceará também vai acabar com 14º e 15º salários de deputados

MALVINAS NEWS NO AR NOSSO PORTAL DE NOTICIAS
Fonte O Povo

Na carona do que decidiu a Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, 27, a Assembleia Legislativa do Ceará também vai acabar com o pagamento anual de 14º e 15º salário. Os deputados estaduais recebem salário mensal de cerca de R$ 20 mil. Além do 13º salário, eles recebem duas remunerações extras de mesmo valor, a título de ajuda de custo.
No Congresso Nacional, os dois pagamentos extras deixarão de existir. Passará a haver o pagamento de uma ajuda de custo no início do mandato e outra no fim, quatro anos depois. Questionado se o Legislativo cearense seguirá o mesmo caminho, o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque (PSB), respondeu: "Não tenha dúvida".
"Temos uma lei que diz que devemos receber (os deputados estaduais) 75% de tudo que recebe o deputado federal. Como eles não vão mais receber esse valor, aqui cairá automaticamente (o pagamento)".
Zezinho informou que reunirã a mesa diretora e o colégio de líderes, na próxima quarta-feira, 6, para comunicar oficialmente a decisão e assinará o fim dos pagamentos extras.


Bento XVI se despede de cardeais e promete obediência ao novo papa

MALVINAS NEWS NO AR NOSSO PORTAL DE NOTICIAS
Fonte Jornal do Brasil


"Queria que cada um sentisse a alegria de ser cristão, de ser amado por Deus, que entregou o Seu Filho por nós", escreveu Bento XVI na rede social



Bento XVI fez na manhã desta quinta-feira um de seus últimos pronunciamentos ainda como papa. Em encontro com cardeais, ele afirmou que permanecerá os próximos dias em oração para que todos estejam próximos do Espírito Santo na escolha do novo papa. "Que o Colégio dos Cardeais seja como uma orquestra", afirmou após ressaltar que a diversidade deve conduzir à harmonia, em referência à eleição de seu sucessor. e
Ele prometeu obediência ao religioso que sucedê-lo: "Que o Senhor mostre aquele que Ele deseja", afirmou. "A partir de hoje prometo ao futuro papa minha incondicional reverência e obediência", disse.
Bento XVI também agradeceu o apoio dos cardeais nos oito anos de Pontificado: "Para mim também foi uma alegria estar convosco estes oito anos na luz da presença do Senhor Santificado", disse o religioso. Bento XVI também fez um apelo para que a Igreja Católica permaneça unida.
Os cardeais, representados pelo decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano, manifestaram sua gratidão a Bento XVI por seus oito anos de pontificado. Sodano disse que Bento XVI foi um 'exemplo'.
Cerca de 100 cardeais participaram do encontro, na Sala Clementina, no Vaticano Eles receberam Bento XVI com aplausos de despedida. Depois, os cardeais se despediram separadamente de Bento XVI.
Mais tarde, às 16h55 (12h55), Bento XVI vai até o heliporto da Santa Sé e deixa o Vaticano em direção à residência papal de Castelgandolfo, 30 km ao sul de Roma, onde irá isolar-se durante o período do Conclave. Na sua chegada, Bento XVI será recebido por autoridades civis e religiosas e, por volta das 17h30 (13h30), irá ao pórtico da residência de verão dos pontífices para saudar os fiéis daquela diocese.
Este será o último ato público do papa, e o único sinal visível que anunciará que Bento XVI já não é mais papa será dado às 20h locais, quando a Guarda Suíça que presta guarda na porta do palácio de Castelgandolfo concluirá seu serviço e deixará o local. A partir desse momento, a Guarda Suíça deixará de prestar serviço a Ratzinger (que adotará o título “Papa emérito”), cuja segurança continuará garantida pela Gendarmaria Vaticana.
Uma vez findo o processo da renúncia, começa o da sucessão. No dia 1º de março, já em plena Sé Vacante - o período entre o falecimento ou renúncia de um papa até que seja eleito o sucessor -, o decano do Colégio Cardinalício, o cardeal Angelo Sodano, convocará os cardeais às reuniões preparatórias do Conclave, cuja data será decidida nos próximos dias.
Visto que o dia 1º é sexta-feira, o mais provável é que a primeira congregação de cardeais aconteça no dia 4, na semana seguinte.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Aplicação da lei pode pegar muita gente desprevenida

MALVINAS NEWS NO AR NOSSO PORTAL DE NOTICIAS
Foto Ilustrativa Google Imagens



De acordo com o DEMUTRAN, departamento municipal de transito, de Barbalha, todos os usuários de motonetas como mobílete, e as cinquentinhas são obrigado a obedecer ao que diz código nacional de transito.

Os mesmo deveram ser habilitados, com a CNH categoria “A”, usar o capacete e os veículos deve ser emplacado. O que vai causar grandes transtornos para usa os ciclo motor com até 50 cilindradas que não eram ou pensavam que era imune dessas legislações.


As novas normas já serão aplicadas aparti desta sexta feira dia 28/02.


     

Estamos de olho, vereador Moacir Barros Faz novos requerimentos

MALVINAS NEWS NO AR NOSSO PORTAL DE NOTICIAS

Vereador Pelas Vilas Unidas Moacir Barros (PTN) 



Neste dia 25 de fevereiro fiz meu 10º requerimento, o pedido foi feito e atendido solicitando mais segurança para nossa comunidade das Malvinas e vilas unidas, estamos vendo o trabalho das equipes na comunidade, com abordagens e blitz noite e dia solicitei o envio de um oficio ao Ronda do quarteirão , registrando votos de parabéns pelo trabalho que vem sendo desenvolvido no bairro Malvinas e espero que continue cada vez melhor.

 12º indicativo na câmara de vereadores solicitei o envio do presente a COELCE com cópia ao Secretario de infra-instrutora e obras,sugerindo que sejam colocadas luminárias em alguns poste da avenida Luiz Gonzaga no bairro Malvinas, em nosso município, tendo em vista a grande escuridão na avenida, o que vem prejudicando os moradores que por ali trafegam. 


Neste dia 25 de fevereiro fiz meu 10º requerimento, o pedido foi feito e atendido solicitando mais segurança para nossa comunidade das Malvinas e vilas unidas, estamos vendo o trabalho das equipes na comunidade, com abordagens e blitz noite e dia solicitei o envio de um oficio ao Ronda do quarteirão , registrando votos de parabéns pelo trabalho que vem sendo desenvolvido no bairro Malvinas e espero que continue cada vez melhor.

 12º indicativo na câmara de vereadores solicitei o envio do presente a COELCE com cópia ao Secretario de infra-instrutora e obras,sugerindo que sejam colocadas luminárias em alguns poste da avenida Luiz Gonzaga no bairro Malvinas, em nosso município, tendo em vista a grande escuridão na avenida, o que vem prejudicando os moradores que por ali trafegam. 

Sugerimos ao Vereador em nome dos  moradores das Ruas P 10 e 12, que utilizam também a Rua Projetada que, passa em frente a SOAFA,  e ao posto de Saúde Família, para estender esse requirimento para colocação das luminárias também nessa área, pois a escuridão estar assolando, e deixando até as pessoas com receio de passar ali no período da noite.

E na esquina da Rua P 12 com Av. Santos Expedito, tem um poste já á vários meses no escuro, moradores já recorreram a esse portal para reclamar sobre isso. O referido poste estava apagando desde período eleitoral, e até agora nada foi feito.

Segundo um morador Ricardo, disse inclusive há procurado falar com o senhor para dar uma solução sobre esse problema e até o presente momento nada foi feito.


Vendedores ambulantes desocupam áreas no centro de Barbalha

MALVINAS NEWS NO AR NOSSO PORTAL DE NOTICIAS
Fonte Site da Cetama

Foto Ilustrativa Google Imagens 


Vendedores ambulantes que ocupavam, sem critérios, as calçadas da agência do Banco do Brasil e trechos das ruas Princesa Isabel, Sete de Setembro e Travessa Maria Angélica, já retiram suas bancas do local em cumprimento à determinação do Ministério Público Estadual (MPE) em Barbalha.
O resultado da ação foi percebido imediatamente pelos pedestres, prejudicados quanto à questões de mobilidade, acessibilidade e segurança no local. A desocupação agradou os pedestres e usuários que a partir de hoje (26), já não disputam o espaço nas calçadas.
A Secretaria de Infraestrutura, responsável pela ação de desocupação, garante que a ação não é pontual. O trabalho começou a ser desenvolvido nestes trechos e após organizar a situação, irá estender o reordenamento a outros espaços públicos. O objetivo é encontrar uma solução para ordenar o comércio informal de forma que não prejudique a circulação de pedestres.

Padre é indiciado por abuso sexual de criança em Niterói, no RJ

MALVINAS NEWS NO AR NOSSO PORTAL DE NOTICIAS


A Polícia Civil indiciou um padre da Igreja Católica por estupro de vulnerável de uma menor de idade em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Como informou o Jornal Extra, o caso teria ocorrido há três anos, quando a menina tinha 7 anos, de acordo os depoimentos dados na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) do município.
Além da menina, Emilson Soares Corrêa, de 56 anos, também é suspeitos de ter se relacionado sexualmente com a irmã dela, de 19 anos e é afilhada do padre, desde quando ela tinha 13 anos, segundo o pai da jovem. Ela contou à família, no entanto, que mantinha relações sexuais com o padre há três anos.
Depois da confissão, a jovem foi orientada pelo pai a gravar um vídeo do encontro com o padre. A menina então, teria chamado uma amiga de 15 anos, que topou gravar o vídeo. É esta menina que aparece nas imagens em relações sexuais com o padre. A partir de 14 anos, quando não há violência e o sexo é consensual, não configura crime, como esclareceu a delegada Marta Dominguez, da Deam de Niterói.

Ubiratan Homsi com sua filha de 10 anos, que teria sido estupradapelo padre (Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia / Estadão Conteúdo)

Ubiratan Homsi com sua filha de 10 anos, que teria sido estuprada pelo padre (Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia / Estadão Conteúdo)

O padre, que fora responsável pela paróquia da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no bairro do Cubango, teria sido flagrado fazendo sexo com a adolescente na casa paroquial, mas, segundo a Polícia Civil, o vídeo não foi entregue à delegada que investiga o caso, Marta Dominguez.
"Em depoimento a jovem disse que às vezes se encontrava com o padre na sua própria casa e outras vezes, na casa paroquial. Ainda não tivemos acesso ao vídeo. Vou dar um prazo de 48 horas para que o pai traga a gravação. Se ele não trouxer, vai responder por desobediência", disse a delegada.
Em entrevista à Rádio Globo, o pai das vítimas, Ubiratan Homsi, confirmou a existência do vídeo, gravado por ordem dele. "Esse vídeo é uma prova da pouca vergonha." A jovem que aparece fazendo sexo com o padre não é a filha dele.
Emilson Soares confessou ter mantido relações sexuais com a irmã mais velha, mas apenas quando ela completou 18 anos, em 2012. Apesar disso, ele vai responder por estupro de vulnerável, por conta do abuso da mais nova. Com relação ao vídeo com outra menor, a delegada disse que vai investigar e ver era um hábito do religioso se relacionar com menores.
"O crime de exploração sexual depende da habitualidade do fato. Se isso ocorre com frequência, ele pode responder por isso também", disse a delegada Marta.
A menina de 10 anos passou por um exame de corpo de delito que comprovou que ela ainda é virgem. Mas segundo relato da menor, o sacerdote havia tocado suas partes íntimas, o que para a lei já é suficiente para considerar crime. Segundo os agentes, o padre prestou depoimento e negou ter abusado sexualmente da menor.

De acordo com a delegada Marta Dominguez,  a denúncia deverá ser encaminhada à justiça na próxima semana. Além de ver o vídeo, ela pretende ainda ouvir a menor que aparece na gravação. Ela também quer ouvir novamente Ubiratan e a filha dele de 19 anos, sobre o suposto caso de extorsão.

O padre disse ainda que foi chantageado depois que o vídeo foi gravado. Segundo Emilson, o pai pediu dinheiro e uma casa para não divulgar as imagens. Ele não concordou e fez uma petição ao Ministério Público, em novembro de 2012, relatando o ocorrido.

O advogado Roberto Vitagliano, que defende o padre, diz que o religioso admite ter tido um relacionamento com a jovem de 19 anos, somente em 2012, quando ela já era maior. O padre nega ter abusado da irmã dela, hoje com 10 anos.

"Ele é juridicamente inocente, não cometeu crime algum. A criança foi manipulada pelo pai. Ele assume a responsabilidade de seu ato com a maior, tanto que tomou a iniciativa de ir ao Ministerio Público. Ele foi afastado de suas funções e vai responder por isso perante a Igreja. A Bíblia mesmo diz que a carne é fraca. Ele cometeu um erro e se responsabiliza por isso, mas não cometeu crime algum. Sua postura vai ser julgada pela Igreja. O crime de estupro de vulnerável não tem qualquer fundamento", disse o advogado, destacando que o padre é uma pessoa simples e que está muito abalado.
O padre Emilson esteve na Deam nesta terça acompanhado de seu advogado. Ele levou  três testemunhas de que estava senso extorquido pelo pai das jovens, sendo uma delas um padre e a outro ao advogado da Arquidiocese. Ele deixou a delegacia por volta das 14h, mas não quis dar nenhuma declaração.
A Arquidiocese de Niterói informou, por meio de nota, que está apurando o caso e que o padre Emilson Soares Corrêa foi suspenso temporariamente de suas funções. A entidade garantiu que o indiciado não é responsável por nenhuma paróquia. O padre disse estar afastado desde 23 de novembro de 2012, quando deu entrada no Ministério Público, segundo ele quando passou a ser ameaçado pelo pai das meninas.



Quabtos Papas Nenuciaram? Conheça papas que renunciaram e o que aconteceu depois de saída do Vaticano

MALVINAS NEWS NO AR NOSSO PORTAL DE NOTICIAS

Bento XVI saúda católicos pela primeira vez como Papa após Conclave, em 19 de abril de 2005


Bento XVI saúda católicos pela primeira vez como Papa após Conclave, em 19 de abril de 2005 Foto: AFP
Embora a possibilidade de renúncia de um papa esteja prevista no Código de Direito Canônico, a decisão de Bento XVI de abrir mão do comando da Igreja Católica causou surpresa em fiéis e até mesmo na cúpula do Vaticano. Isso porque a situação é incomum, já que o último pontífice a renunciar foi Gregório XII, há quase 600 anos.
Historiadores ainda divergem sobre o número de papas que renunciaram aos seus postos, mas há unanimidade em três casos: Ponciono Celestino V e Gregório XII. Segundo o historiador medieval Donald Prudlo, professor da Universidade do Alabama, por ser uma situação extremamente rara, a decisão da renúncia abre um questionamento sobre o que acontece com o papa após abdicar do cargo.

Ele explicou à Rádio do Vaticano que um dos casos mais conhecidos é o de Celestino V, que após a renúncia acabou sendo colocado em uma espécie de cela, em uma vida reclusa sob supervisão do novo pontífice, Bonifácio VIII. Situação diferente viveu o último papa a renunciar antes de Bento XVI. "Gregório, por outro lado, viveu o resto de sua vida como um bispo muito respeitado", afirma. De acordo com ele, apesar do "choque" que a renúncia de Bento XVI causou, a Igreja Católica está preparada para enfrentar o desafio de escolher um novo papa com o antecessor ainda em vida.
Veja a seguir a trajetória dos papas que renunciaram a seus cargos:

Ponciono

O papa Ponciano renunciou em 235 d.C

O papa Ponciano renunciou em 235 d.C Foto: ReproduçãoSegundo Donald Prudlo, as primeiras evidências sobre a possibilidade de renúncia de um papa vem do ano de 235 d.C., com São Ponciano.  O italiano nascido em 175 assumiu o comando da Igreja Católica após um conclave em 230, uma época marcada por pela divisão do catolicismo.  
Ponciano e outros líderes da Igreja foram exilados pelo imperador romano Maximino Trácio na Sardenha, uma ilha do mar Mediterrâneo. Percebendo que jamais conseguiria retornar ao Vaticano, decidiu renunciar ao posto.

Celestino V

 Celestino V renunciou em 1234

Celestino V renunciou em 1234 Foto: Getty Images
São Celestino V renunciou à função no mesmo ano de sua eleição, em 1294. Ele vivia como eremita até a sua nomeação como papa e não se sentiu preparado para assumir a liderança da Igreja. A escolha de um desconhecido foi a opção do conclave para acabar com a guerra pela sucessão de Nicolau IV, morto dois anos antes. Mas o novo Papa rapidamente expôs as razões que o impediam de desempenhar suas funções: sua humildade e saúde. Ele abdicou em 13 de dezembro de 1294 e alguns dias depois o cardeal Bento Gaetani foi eleito para sucedê-lo sob o nome de Bonifácio VIII.
O novo papa tentou manter Celestino a seu lado, mas o monge tentou escapar e se juntar novamente à sua ordem, que passou a adotar o nome de "Celestinos". No entanto, ele foi capturado pelos guardas do Papa e passou a viver em uma espécie de cela. Celestino V morreu em 1296 e está sepultado na igreja de sua ordem em Aquila.

Gregório XII

Gregório XII renunciou em 1415

Gregório XII renunciou em 1415 Foto: Getty Images
Nascido em Veneza em 1327, Angelo Correr foi eleito papa com mais de 80 anos de idade. Ele assumiu o posto em 1406, com o nome de Gregório XII. A renúncia ocorreu em 1415, como parte de uma negociação no Concílio de Constança para acabar com as disputas de poder dentro da Igreja durante o período do Grande Cisma do Ocidente – uma crise na Igreja Católica que perdurou de 1378 a 1417. Como seu sucesso, foi eleito Marinho V. Gregório se tornou um bispo respeitado e morreu um ano depois.

MALVINAS NEWS NO AR TAMBÉM É CULTURA.


Bento XVI realiza última audiência como Papa

MALVINAS NEWS NO AR NOSSO PORTAL DE NOTICIAS
Fonte: Agencia Estado

Bento XVI, de 85 anos, justificou a decisão de renunciar, alegando que suas 'forças tinham diminuído'



Bento XVI, de 85 anos, justificou a decisão de renunciar, alegando que suas O Papa Bento 16 está saudando peregrinos na Praça de São Pedro pela última vez antes de se aposentar. A autoridade da Igreja Católica acenou para dezenas de milhares de pessoas que se reuniram para se despedirem dele.
"Eu jamais vou me sentir só", disse o Papa, acrescentando que agradece a Deus pelas pessoas que foram colocadas em seu caminho ao longo de sua jornada. "Dei esse passo com serenidade de espírito", afirmou sobre a renúncia.
Ao chegar na Praça, Bento 16 foi conduzido ao redor do local em um veículo aberto nas laterais, cercado por guarda-costas. Em um ponto, ele parou o carro para beijar um bebê entregue a ele por seu secretário.
A Praça de São Pedro estava transbordando de peregrinos e curiosos, que se acotovelavam para encontrar o melhor lugar para acompanhar o evento desta quarta-feira nas telas de televisão gigantes colocas no local. Cerca de 50 mil ingressos foram solicitados para a última audiência pública de Bento 16 no cargo de Papa. A imprensa italiana estima que o número de pessoas na Praça possa ser o dobro. As informações são da Associated Press.
Após a última audiência geral nesta quarta-feira (27) na Praça São Pedro, o papa Bento XVI postou uma mensagem na rede social Twitter. “Queria que cada um sentisse a alegria de ser cristão, de ser amado por Deus, que entregou o Seu Filho por nós”, disse ele, o primeiro papa a utilizar redes sociais para se comunicar com os fiéis. Na mensagem, Bento XVI não mencionou sua decisão de renunciar na próxima quinta-feira (28) ao pontificado, mas durante a celebração este foi o tema principal.
Antes da mensagem, o papa emocionou o público que acompanhou sua última aparição pública. Ele circulou no papamóvel, aproximou-se das pessoas e segurou crianças no colo. Mas foi sua celebração que provocou aplausos, inclusive de religiosos que ficaram de pé.
Bento XVI, de 85 anos, justificou a decisão de renunciar, alegando que suas “forças tinham diminuído”, nos últimos meses. Também disse que um papa nunca “está sozinho” e agradeceu a cada um que o apoiou nos oito anos de pontificado. Ele pediu orações para o sucessor e durante o conclave, quando será escolhido o futuro papa.
Segundo Bento XVI, sua decisão foi consciente e baseada na coragem de tomar atitudes difíceis.O papa lembrou que quando foi eleito, em 19 de abril de 2005, sentiu “um peso sobre os ombros”, mas pediu luz a Deus.
Ao analisar a vida no pontificado, Bento XVI disse que um papa nunca está sozinho. “O papa pertence a todos”, ressaltou. Ele lembrou ainda que um cardeal ao ser escolhido papa perde sua privacidade e que ao renunciar, ele não voltará à vida que mantinha antes do pontificado.
                             


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Médium considerado sucessor de Chico Xavier morre em MG

MALVINAS NEWS NO AR NOSSO PORTAL DE NOTICIAS
Fonte G1 MG

Celso de Almeida Afonso lutava há um ano e dois meses contra um câncer (Foto: Reprodução)


Celso de Almeida Afonso, considerado um dos principais médiuns brasileiros depois do Chico Xavier, morreu na madrugada desta terça-feira (26) em Uberaba. Ele tinha 72 anos e lutava há um ano e dois meses contra um câncer no fígado que passou para o esôfago. Ele morreu por falência múltipla nos órgãos. O velório é aberto ao público na Avenida Lucas Borges, no Centro Espírita Aurélio Agostinho.

O médium estava internado no Hospital Hélio Angotti e recebeu alta na manhã de segunda-feira (25). No fim da tarde, o estado de saúde dele piorou e Celso voltou para o hospital, onde morreu na madrugada desta terça-feira.

Em 40 anos Celso psicografou 35 livros e quase 21 mil cartas para familiares que o procuravam para ter contato com parentes mortos. Nascido em Araxá, no Alto Paranaíba, ele tinha a profissão de ourives e fez diversos trabalhos de psicografia no Centro Espírita Aurélio Agostinho, no Bairro Fabrício.

Celso descobriu a mediunidade através do Chico Xavier, quando tinha 14 anos. Quando o médium morreu, alguns seguidores do espiritismo chegaram a cogitar que Celso seria o sucessor. O médium foi diagnosticado com câncer em novembro de 2012 e esteve em tratamento intensivo. Ele chegou a ser submetido a uma cirurgia para retirada de parte do esôfago e estômago.

Sobre uma possível sucessão de Chico, Celso sempre negou, afirmando que não existe sucessão no espiritismo e que cada um tem importância dentro da religião. O enterro está marcado para às 17h, no Cemitério São João Batista.


Barbalha CE: Casa de Acolhimento de Crianças pega fogo

MALVINAS NEWS NO AR NOSSO PORTAL DE NOTICIAS
Fonte: Jornal do Cariri

Juliana Silveira  Mota Responde pela Vara  da Criança e do Adolescente
Foto Jornal do Cariri

Um incêndio ocorrido em Barbalha atingiu as instalações da Casa de Acolhimento Noales Filgueira Duarte, localizada no Centro de Referência de Assistência Social da Vila Santo Antônio O incidente teria colocado em risco a vida de crianças carentes assistidas pela Secretaria de Ação Social do Município,  que estavam no local na hora do episódio. Possivelmente, o fogo teria começado devido a um curto-circuito nas instalações elétricas, onde estava ligado um dos ventiladores do  quarto onde dormem as crianças abrigadas. De acordo com a coordenadora da Casa, Isabelle  Sampaio, no momento do fogo  não havia crianças na área afetada. Elas estariam dormindo  com as cuidadoras (educadoras sociais), em outro cômodo. Conforme as explicações de Maria das Dores de Luna,  uma das cuidadoras que presenciou o desastre, ela e outros.

Funcionários já haviam detectado algumas precariedades nas dependências e relatado à  direção da Casa. Ela informou, ainda, que tentou contato com  a Secretaria de Ação Social, mas  só obteve resposta da assistente social Luciana Manenti, que se  dirigiu até o local. “Imediatamente,  nós retiramos as crianças
da Casa e, em seguida, as  conduzimos ao Hospital São  Vicente de Paula, onde tiveram  os primeiros socorros, tomaram aerosol, por terem inalado muita  fumaça e fuligem, e agora  seguem dentro do tratamento  recomendado pelos médicos,  tomando muita água e suco de  melancia”, relatou a educadora.

A 3ª Promotoria de Justiça  da Comarca de Barbalha foi  acionada e está acompanhando  todos os trâmites do caso. De  acordo com Juliana Silveira  Mota, que responde pela Vara  da Criança e do Adolescente,
foi solicitada a abertura de inquérito  policial para apurar se houve intenção dolosa ou culposa na ocorrência dessa ação. “Nós ouvimos as funcionárias que estavam no dia do ocorrido e, em princípio, nós acreditamos.

Quarto, que pegou fogo
Foto Facebook

que não se trata de um crime, especificamente”, informou  a Promotora. Segundo Juliana, o Corpo de Bombeiros foi até o local, realizou vistoria e apresentou laudo com as pontuações técnicas, irregularidades e
alterações que precisam ser feitas no equipamento. 

Essas  informações serão divulgadas  após a finalização do inquérito.  Pelo fato do imóvel ser bastante antigo, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e a Coelce também foram acionados,  para verificar se as instalações da Casa de Acolhimento estão adequadas, dentro do que indica os procedimentos legais. 

“Em paralelo, como se trata de uma casa de passagem, nós estaremos averiguando a situação das crianças que estão  acolhidas lá, para se for o caso

colocar em famílias substitutas, ou fazer um trabalho com a família real para devolvê-las ao lar de origem”, concluiu a promotora de Justiça De acordo com vereador Rildo Teles, a Câmara deve fiscalizar as aplicações do Fundo do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, que segundo ele, possui um montante de R$ 400 mil em caixa, não justificando a precariedade encontrada  na Casa de Acolhimento. A secretária de Ação Social do Município, Tereza Amora, disse que só vai se pronunciar obre
o ocorrido após o resultado.


19 de março dia do Padroeiro do Ceará São José

MALVINAS NEWS NO AR NOSSO PORTAL DE NOTICIAS



São José Operário, será reverenciado nesse mês de março, em todo o estado ceará, no nordeste é quando se encerra as esperanças dos sertanejos de uma boa quadra invernosa.

Os festejos do Padroeiro do Ceará começam logo nas primeiras semanas do mês de março, se estendendo até o dia 19, quando ocorrem missas na Se catedral metropolitana de Fortaleza.

Aqui na região metropolitana do cariri, São José é padroeiro em Missão Velha, onde a festa terá Início no dia 10 de março, 2013.  E se estenderá até o dia 19.




Bento XVI autoriza início antecipado da escolha de seu sucessor

MALVINAS NEWS NO AR NOSSO PORTAL DE NOTICIAS

Mudança permite que cardeais antecipem conclave.
Saída do Papa ocorre na próxima quinta-feira (28).

Papa Bento XVI (Foto: Getty Images)



Papa Bento XIVI (Foto: Getty Images)
O Papa Bento XVI aprovou nesta segunda-feira (25) mudanças nas normas que regulam o conclave que vai escolher seu sucessor, a fim de permitir que ele possa começar mais rapidamente.
A mudança na lei significa que os cardeais não vão mais precisar esperar 15 dias depois da saída de Bento XVI para iniciar a reunião em Roma.
"Deixo ao Colégio dos Cardeais a possibilidade de antecipar o começo do conclave uma vez que todos os cardeais estejam presentes, ou atrasar em alguns dias o começo da eleição se ocorrer algum problema grave", disse o papa em uma declaração lida pelo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.
As autoridades do Vaticano explicaram que a mudança foi, em parte, devido ao fato de as normas terem sido escritas principalmente para um conclave ocorrendo em caso de morte de um papa e não em caso de renúncia.
Páscoa
Bento XVI anunciou que irá deixar o comando da igreja no próximo dia 28, numa decisão que surpreendeu o mundo. Ele é o primeiro papa a renunciar ao cargo em quase 600 anos.

A decisão sobre o início do conclave será tomada pelos cardeais, mas a reunião não deve começar no mesmo dia da renúncia do papa.
Se o conclave começasse no meio do mês de março, como estava previsto inicialmente, a Igreja teria pouco tempo entre a escolha do novo líder e o início de um dos períodos mais importantes no calendário católico, a semana da Páscoa, que começa no dia 24 de março.
De acordo com o correspondente da BBC no Vaticano David Willey, com estas mudanças o papa deu uma indicação de que quer diminuir o tempo em que o Vaticano deve ficar sem liderança.
Willey acrescenta que agora o esperado é que os cardeais iniciem o conclave por volta do dia 11 de março.
O processo de escolha de um novo Papa envolve cardeais do mundo inteiro, reunidos em Roma. Eles vão fazer uma série de votações secretas até que um dos cardeais receba dois terços dos votos.
Renúncia
A notícia sobre a emenda aprovada que pode antecipar a realização do conclave foi dada no momento em que o papa aceitou a renúncia do homem mais importante na hierarquia da Igreja Católica na Grã-Bretanha, o cardeal Keith O'Brien.

O clérigo, que previa se aposentar no final do mês que vem, quando completa 75 anos, é acusado por três padres e um ex-sacerdote de ter se 'comportado de maneira inapropriada' nos anos 80.
As quatro testemunhas alegam terem sido vítimas de assédio sexual. O'Brien, que nega as acusações, já confirmou que não vai participar do conclave.

Número de casos de dengue quase triplica no país

MALVINAS NEWS NO AR NOSSO PORTAL DE NOTICIAS
Fonte Rádio Rio Verde

Foto: Google Imagens 

Dados divulgados nesta segunda-feira (25) pelo Ministério da Saúde mostram que o número de casos de dengue no início deste ano quase triplicou em relação ao mesmo período de 2012. Foram registrados, até o dia 16 de fevereiro, 204.650 mil casos, contra 70.489 notificados em 2012, o que representa um aumento de 190%.

O número de casos graves e de mortes, no entanto, apresentou redução. Trinta e três pessoas morreram em decorrência da doença até agora, contra 41 no ano passado. E foram 324 ocorrências graves da doença, contra 577 no ano passado.

O secretário de vigilância em saúde do ministério Jarbas Barbosa ressaltou que maioria das mortes por dengue é de pessoas com comorbidades, ou seja, que possuem doenças como diabetes, cardiopatias e pneumopatias, entre outras.

A principal causa do aumento de casos, segundo Barbosa, é a circulação do vírus tipo 4 (DENV-4), que agora circula em municípios grandes, como Goiânia, Campo Grande e Uberaba, entre outros. A presença do novo subtipo aumenta o risco de infecção, já que a maioria dos brasileiros não desenvolveu imunidade contra ele. De acordo com o secretário, o DENV-4 corresponde a 52,6% das amostras analisadas no país.

O ministro da Saúde Alexandre Padilha mencionou, ainda, a ocorrência maior de chuvas em certos municípios. Ele também chamou a atenção para os prefeitos que acabaram de assumir seus cargos para a importância da continuidade das ações contra a doença. "É fundamental que os novos prefeitos assumam a responsabilidade de combater a dengue em seus municípios."

Oito Estados concentraram quase 85% do total de casos: Mato Grosso do Sul (42.015 casos), Minas Gerais (35.334), Goiás (27.376), São Paulo (21.691), Rio de Janeiro (14.838), Paraná (12.040), Mato Grosso (10.765) e Espírito Santo (9.013).

Epidemia

Considerando que o critério para se definir uma epidemia é a incidência de 300 casos para 100 mil habitantes, são cinco os Estados que se encontram nessa situação: Mato Grosso do Sul, Goiás, Acre, Mato Grosso, Tocantins e Espírito Santo. A incidência média do país é de 105,5 casos por 100 mil.

Segundo o Liraa (Levantamento de Índice de Infestação por Aedes aegypti), também divulgado hoje, 267 municípios estavam em situação de risco para dengue em janeiro, 487 em situação de alerta e 238 em situação satisfatória. O secretário de vigilância em saúde lembrou, no entanto, que a pesquisa é um retrato do momento e a situação pode se modificar rapidamente de satisfatória para de risco.

Por região, a maior concentração das larvas do mosquito em reservatórios de água ocorreu no Nordeste, com 76,2%. Por outro lado, foi na Região Sudeste onde se concentraram os maiores focos em depósitos domiciliares, com 63,6%. O levantamento contou com número de municípios 29% maior este ano.

Quanto às capitais, o Liraa de janeiro apontou situação de risco em Palmas (TO) e Porto Velho (RO); de alerta em Belém (PA); Manaus (AM); Rio Branco (AC); Aracaju (SE); Fortaleza (CE); Maceió (AL); Recife (PE); Salvador (BA); São Luís (MA); Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); Brasília (DF); Campo Grande (MS) e Goiânia (GO). Já Boa Vista (RR); João Pessoa (JP) e Teresina (PI) apresentaram índice satisfatório.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Economia: Arrecadação soma R$ 116 bilhões em janeiro e bate recorde histórico

MALVINAS NEWS NO AR NOSSO PORTAL DE NOTICIAS
Fonte G1

Sede do Banco Central em Brasilia
Foto: Google Imagens


A arrecadação federal – que inclui impostos, contribuições federais e demais receitas, como os royalties – iniciou o ano de 2013 batendo recorde histórico para todos os meses. Segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (25) pela Secretaria da Receita Federal, a arrecadação somou R$ 116,06 bilhões em janeiro deste ano, o que representa um aumento real (após o abatimento da inflação) de 6,59% em relação ao mesmo período ano anterior.
De acordo com dados do Fisco, esta é a primeira vez que a arrecadação mensal ultrapassa a barreira dos R$ 110 bilhões. Deste modo, a arrecadação de janeiro representa recorde da série histórica da Receita Federal, que começa em 1985, para todos os meses. Em valores corrigidos pela inflação (IPCA), a série histórica tem início em 2003.
Em termos nominais, a arrecadação cresceu R$ 13,48 bilhões em janeiro deste ano, ou seja, sem a correção, pela inflação, dos valores arrecadados no mesmo período do ano passado. Deste modo, esse crescimento foi contabilizado com base no que efetivamente ingressou nos cofres da União.
Fatores para o crescimento
Segundo a Receita Federal, alguns fatores explicam o crescimento da arrecadação em janeiro deste ano. Entre eles, estão o pagamento, no mês passado, da primeita cota, ou cota única, do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL), além da antecipação, em janeiro deste ano, do ajuste anual do IRPJ/CSLL referente ao lucro obtido pelas empresas em 2012.

Também ocorreu, em janeiro deste ano, o pagamento trimestral dos "royalties" relativos à extração de petróleo. Outro fator que explica, ainda de acordo com o Fisco, o crescimento da arrecadação no mês passado é o crescimento da economia brasileira. Os dados mostram que, mesmo a produção industrial tendo recuado 3,5% em dezembro do ano passado (que serve de referência para o pagamento de tributos em janeiro), as vendas de bens e serviços avançaram 5% no mesmo período, enquanto que a massa salarial cresceu 11,88% e o valor em dólar das importações subiu 9,46%.
Tributos
A Receita Federal informou que o Imposto de Renda arrecadou R$ 38,14 bilhões em janeiro deste ano, com crescimento real de 10,5% sobre o mesmo mês de 2012. No caso do IRPJ, a arrecadação somou R$ 22,65 bilhões, com alta real de 20,3%. Sobre o IR das pessoas físicas, o valor arrecadado totalizou R$ 1,14 bilhão em janeiro, com queda real de 9,5%. Já o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) somou R$ 14,34 bilhões em janeiro, com queda real de 0,58%.

Sobre o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), os números do Fisco mostram que o valor arrecadado somou R$ 4,46 bilhões em janeiro, com queda real de 8,29%. Já o IPI-Outros, tributo que, segundo especialistas, está ligado ao ritmo da atividade econômica, a arrecadação somou R$ 1,53 bilhão em janeiro, com queda real de 18,5% sobre o mesmo mês de 2012. No caso do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF), houve um queda real de 28,43%, para R$ 2,26 bilhões em janeiro deste ano.
A Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins), por sua vez, arrecadou R$ 17,48 bilhões em janeiro de 2013, com elevação real de 11,69% sobre janeiro do ano passado, enquanto a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) registrou arrecadação de R$ 11,36 bilhões no primeiro mês deste ano, com crescimento real de 20,19% sobre igual período de 2012.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps