Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

terça-feira, 8 de julho de 2014

Manifestações afro-brasileiras Simpósio discutirá combate à intolerância religiosa no Cariri

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
REGIONAL
FOTO: SERENA MORAIS/JORNAL DO CARIRI


O Brasil é um país de grande diversidade religiosa. A maior parte se declara católica, mas várias religiões são praticadas no País, a exemplo das afro-brasileiras. Os povos africanos trouxeram consigo várias crenças e religiões que, aos poucos, foram se incorporando no cotidiano do povo brasileiro. Entre as mais difundidas estão o candomblé e a umbanda, frutos de um sincretismo religioso.

No candomblé, as cerimônias ocorrem em templos chamados de terreiros. Sua preparação é fechada e envolve, muitas vezes, o sacrifício de pequenos animais. São celebrados em língua africana e marcadas por cantos e o ritmo dos atabaques (tambores), que variam segundo o orixá homenageado. Para sobreviver às perseguições, alguns adeptos passaram a associar os orixás aos santos católicos, no sincretismo religioso. Por exemplo, Iemanjá é associada a Nossa Senhora da Conceição.

Já a umbanda é fruto de uma mistura de crenças e rituais africanos e europeus. Os elementos africanos misturam-se ao catolicismo, criando a identificação de orixás com santos. Outra influência é o espiritismo kardecista, que acredita na possibilidade de contato entre vivos e mortos e na evolução espiritual após sucessivas vidas na Terra. A umbanda considera o universo povoado de entidades espirituais, os guias, que entram em contato com os homens por intermédio de um iniciado (o médium), que os incorpora. Tais guias se apresentam por meio de figuras como o caboclo, o preto-velho e a pomba-gira.

Maria Socorro, mãe patriarca do terreiro de Candomblé Bantu Nzo Ngana Nzazi, em Juazeiro do Norte, há mais de 16 anos, conta que o número de adeptos a religião tem aumentado no Cariri. “Logo quando eu comecei era mais difícil encontrar terreiros, a intolerância religiosa era ainda maior. Tudo era muito complicado. Hoje, aos poucos, a gente tem visitado escolas e universidades para apresentar à sociedade as religiões de matriz africana e isso tem contribuído para que as pessoas visitem os terreiros e se tornem praticantes da religião”, explica Maria.

Cariri sediará encontro Nesta sexta-feira (11), o Sesc em Juazeiro do Norte irá sediar o I Simpósio Caririense de Religiosidades Afro-Brasileiras. O evento vai contar com palestras, teatro e apresentações de matriz africana. Ministrantes de vários estados do Brasil estarão presentes, para contar experiências e discutir propostas de combate à intolerância religiosa.

Um dos convidados será o pesquisador Hilário Ferreira autor de livros que discutem a cultura africana e o processo histórico da população negra no Ceará. Para Samuel Esmeraldo, organizador do evento, o simpósio será uma oportunidade de repensar a forma como a cultura e a religião é aceita no Brasil e discutir ações para que a sociedade aprenda a valorizar e respeitar a diversidade cultural e religiosa.
FONTE JORNAL DO CARIRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps