Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

domingo, 14 de setembro de 2014

Fábrica-escola de cana-de-açúcar começa a funcionar em Barbalha

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
economia /negocio
O equipamento estará também voltado para a formação de técnicos que deverão atuar no segmento. (Foto: Elizângela Santos)


Começa a funcionar ainda nesta semana, a Fábrica-Escola de Cana-de-Açúcar no Cariri, neste município. Mesmo inaugurada em julho, não havia iniciado a operação, por falta de uma entidade para gerir o equipamento, pelo menos até o mês de janeiro do próximo ano, quando terá administração assumida pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). O projeto da fábrica foi iniciado em 2009, com a finalidade de fortalecer o setor canavieiro na região, em decadência desde o fechamento da Usina Manoel Costa Filho, adquirida pelo estado há mais de um ano, e o fechamento de dezenas de engenhos.

A fábrica-escola será gerida por uma associação de produtores de agricultura familiar. Segundo o secretário de Agricultura d Barbalha, Elismar Vasconcelos, a meta era que a fábrica-escola entrasse em funcionamento logo que foi inaugurada, mas houve dificuldade em ter uma entidade com todos os trâmites normais para poder gerir o equipamento. A pretensão é que a abertura ocorra ainda nesta terça-feira, por conta da demanda de romeiros e turistas na região do Cariri, em virtude da Romaria de Nossa Senhora das Dores.

O turismo regional será um dos focos de divulgação do produto, já que a maior parte dos visitantes que vêm a romaria é de outros estados nordestinos. Todos os produtos processados na usina serão de base orgânica, a exemplo da tradicional rapadura, que ao longo dos anos perdeu mercado no Nordeste. No caso desse produto, grande parte dos fabricantes insere na sua fabricação produtos como o açúcar.

A fábrica-escola estará também voltada para a formação de técnicos que deverão atuar no segmento, já que a pretensão com a compra da usina pelo Estado do Ceará, por mais de R$ 15 milhões, é possibilitar a retomada no setor. Até o momento, não há perspectiva de comprador para a usina, e nem tão pouco estimativa de retomada da produção da cana-de-açúcar na região do Cariri, com a grande redução de áreas plantadas.

Com todos os requisitos voltados para o processamento da cana, inclusive a rapadura e a cachaça, o projeto vem sendo trabalhado para a região há mais de cinco anos. (Foto: Elizângela Santos)

Visitação

Apenas dois engenhos ainda estão em funcionamento. Dois fecharam no ano passado, inclusive um deles, no sítio Estrela, em Barbalha, era bastante visitado pelos romeiros que vêm ao Juazeiro do Norte. A passagem pelo local era quase obrigatória para a compra da rapadura e batida.

De acordo com o secretário, a meta é não perder o foco desses turistas e fazer com que as pessoas passem a visitar o espaço e adquirir os produtos feitos na própria região. Com isso, ele afirma que serão fabricadas a rapaduras pequenas, quase do tamanho de tabletes para tornar o consumo facilitado. Além desse produto, um dos mais populares, serão fabricados o álcool utilizado no consumo automotivo e a tradicional cachaça do brejo.

A gestão da usina será efetivada por meio de convênio do Estado com a associação, mas a partir de janeiro, conforme Elismar, será definido pelo próprio Centec como será o andamento das atividades. Ele não descarta a possibilidade de haver participação de uma entidade, a exemplo da própria associação de pequenos produtores. Eles serão capacitados para operacionalizar as máquinas. A fábrica-escola foi projetada nos moldes de uma mini-usina de cana-de-açúcar e não se descarta a possibilidade de ser um modelo adotado também por produtores da região, para produzir derivados do produto em pequena escala.

Com todos os requisitos voltados para o processamento da cana, com produtos orgânicos, até já testados pelos próprios técnicos, como o álcool para os automóveis, a rapadura sem adição de açúcar e a cachaça, o projeto vem sendo trabalhado para a região há mais de cinco anos, e somente no final do primeiro semestre desse ano foi concluído por meio de Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Centec e prefeitura de Barbalha, além do Instituto Agropolos. Cada instituição exercerá papéis distintos em prol da administração e do pleno funcionamento da empresa, desde adequação da estrutura, manutenção de equipamentos, assistência técnica, acompanhamento de processos administrativos, realização de cursos referentes às atividades da fábrica e contratação de pessoal para atuar na produção.

A Região do Cariri foi uma grande produtora de cana-de-açúcar desde o início do século XIX e atualmente busca restabelecer a cultura da cana. A atividade agroindustrial cresceu a ponto de proporcionar o desenvolvimento de indústria sofisticada de engenhos e caldeiras, com tecnologia inglesa, e motivar a migração de artesãos italianos especializados na construção de artefatos de cobre para uso na produção de rapadura, segundo historiadores. A fábica-escola recebeu o nome do Mestre Pedro, paraibano que se estabeleceu no Cariri, como o maior especialista em maquinários do segmento, além de poeta. Também estará disponível no local uma lojinha para atender os turistas.

Mais informações:

SDA Av. Bezerra de Menezes - Nº 1820,
São Gerardo - Fortaleza
Telefone: (85) 3101.8002

fonte: diário do nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps