Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

domingo, 28 de setembro de 2014

MUNDO: Papa Francisco diz que abrigos de idosos devem ser casas e não prisões

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
INTERNACIONAL

Durante o discurso, Papa Francisco se referiu ao Papa Emérito Bento XVI como um
Durante o discurso, Papa Francisco se referiu
 ao Papa Emérito Bento XVI como um "avô sábio
"
FOTO: REUTERS
Durante discurso para cerca de 40 mil idosos na Praça de São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco disse, neste domingo (28), que nem todos os avôs e avós têm uma família pronta para os acolher e, nesse caso, os abrigos e institutos para idosos são bem-vindos, desde que sejam “realmente casas e não 'prisões'”. “Não podem existir centros onde os anciãos vivam esquecidos e escondidos”, afirmou.
O papa também ressaltou que os lares precisam ser realmente para os idosos e não para os interesses de alguém. “As residências devem ser pulmões da humanidade em um país, bairro ou em uma paróquia. Devem ser santuários de humanidade onde quem é velho e débil é cuidado como um irmão mais velho”, acrescentou.
Segundo Francisco, um povo que não cuida dos seus idosos, dos seus avós, e os maltrata, é um povo sem futuro, pois perde a memória e vive separado das próprias raízes. “Uma das coisas mais bonitas em uma família é poder acariciar uma criança e deixar-se acariciar pelo avô ou pela avó”, disse.
O pontífice encerrou pedindo aos homens e mulheres para que construam com paciência uma sociedade diversa, mais acolhedora, mais humana e mais inclusiva. No início de seu discurso, Francisco agradeceu a presença do papa emérito Bento XVI. “Eu disse tantas vezes que gostaria que ele habitasse aqui no Vaticano porque a sua presença é como ter um avô sábio em casa.".
No Brasil, há vários casos de denúncias contra casas de acolhimento de idosos. Na última sexta-feira (26), o Ministério Público do Estado do Ceará ajuizou uma ação civil pública contra a Prefeitura de Fortaleza, o governo do Estado e a Casa de Idosos Caminho de Emaús, no Parque Araxá, na Capital. O órgão solicitou que a Justiça determine a interdição da unidade, que apresentaria diversas irregularidades, como pendências documentais e ausência de local adaptado para atendimento de saúde.
De acordo com o Censo Suas (Sistema Único da Assistência Social), existiam em 2013, em todo o país, 1.167 instituições de acolhimento cadastradas, que recebiam 44.416 pessoas idosas. De acordo com o Suas, cabe aos estados o acompanhamento do desenvolvimento da gestão do sistema e, consequentemente, os serviços socioassistenciais aos municípios.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, em caso de denúncias, os gestores são notificados e devem prestar esclarecimentos. Os conselhos de Assistência Social são informados para que possam exercer o controle social da política pública, conforme estabelecido na Política Nacional de Assistência Social.
Em julho passado, em Águas Lindas (GO), no Entorno do Distrito Federal, cinco abrigos foram interditados por maus-tratos a idosos e cinco funcionários foram presos. Na ocasião, a juíza Célia Regina Lara determinou a transferência, para os cuidados da prefeitura, dos cerca de 70 idosos e internos, dentre os quais jovens com problemas mentais e dependentes químicos.
DIARIO DO NORDESTE/REUTERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps