Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Castanhão enfrenta seu momento mais crítico desde a construção

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
ceará


A água recuou da parede cerca de cinco metros; no local já
é possível caminhar (Foto: Ellen Freitas/Diário do Nordeste)
A imagem do maior reservatório hídrico de múltiplos usos do País, o Castanhão, impressiona durante seu momento mais crítico. O açude está com apenas 30% da capacidade, muito diferente de há cinco anos, quando atingiu 97,8% do potencial de armazenamento. Na área de comportas, é possível caminhar por dentro da represa, onde a água recuou da parede cerca de 150 metros.

Mesmo com a nítida imagem de esvaziamento acelerado, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado (Cogerh) informou, por meio da assessoria de imprensa, que a situação do Castanhão não causa preocupação, já que o reservatório tem grandes dimensões e ainda possui muita água armazenada.

Perímetro irrigado

O Diário do Nordeste vem monitorando a situação hídrica do Ceará, que está sendo fortemente impactada pelo terceiro ano consecutivo de seca.

O Açude Castanhão é o maior reservatório do Ceará e o principal responsável pelo abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), além de manter a produção irrigada no perímetro irrigado Jaguaribe Apodi, no Vale do Jaguaribe.

As primeiras notícias do baixo volume do Castanhão foram destaque na mídia nacional, quando partes da antiga cidade de Jaguaribara, inundada para dar lugar ao reservatório, ficaram emersas, em março de 2013.

Ao longo deste ano o baixo volume do açude causou perdas na piscicultura, responsável por cerca de 50% da produção de tilápia do Ceará. Em julho deste ano novas áreas da Velha Jaguaribara reapareceram.

Contraste

A situação é muito diferente da vivida em maio de 2009, quando o Castanhão chegou quase ao limite da capacidade. Até mesmo em março de 2011, último ano de boas chuvas antes da seca que começou em 2012, o açude registrava cota de 101,7 metros, acima do nível do mar, com 71% da sua capacidade.

Em apenas três anos e meio, o volume caiu para 30,78%, equivalentes a pouco mais de dois milhões de metros cúbicos de água. Atualmente, onde antes havia água em abundância, hoje é chão coberto por uma camada de algas secas.

A imagem choca e preocupa a muitos dos piscicultores de Jaguaribara. "Dá medo de ver o açude seco assim, porque nunca chegou a esse pronto. Se Deus me livre não chover no ano que vem, não sei como vai ficar a situação. Se a piscicultura tiver que parar, Jaguaribara entra na decadência", desabafa o presidente da Associação dos Criadores de Tilápia da Barragem Castanhão (Acritica), Francisco Edivando Feitosa Almeida. Segundo ele, para driblar o esvaziamento do açude, os piscicultores estão se deslocando, à medida em que o nível vai baixando, para áreas mais profundas.

"Hoje estamos a um quilômetro de onde inicia o nosso parque aquícola", ressaltou.

Em junho do ano passado os piscicultores registraram a maior mortandade de peixes de toda história do açude, em decorrência de problemas envolvendo, entre outros, o baixo nível do Castanhão. Foram 100 toneladas de peixes mortos em apenas um dia. Os prejuízos contabilizados pelos criadores ficaram em torno de R$ 800 mil.

A barragem do Castanhão fica localizada na bacia do Baixo Jaguaribe, que hoje conta com 28,5% da capacidade de armazenamento hídrico. O volume, apesar de estar longe do limite que o reservatório oferece, ainda é considerado seguro para o abastecimento das cidades.

Entretanto, as regiões hidrográficas dos Sertões de Crateús, do Curu e Do Baixo Jaguaribe, respectivamente com 1,32%, 3,6% e 4,37%, são as que mais preocupam no Estado.

Perfuração de poços

Como medidas para garantir o consumo humano no Ceará, o governo estadual vem adotando uma série de ações paliativas com o objetivo de atenuar os efeitos causados pela prolongada estiagem.

Dentre as iniciativas que já estão em curso, estão a suspensão de novas outorgas para irrigação de culturas temporárias, a instalação de adutoras de engate rápido, a perfuração de poços e a distribuição de água através dos carros- pipa.

Fonte:Diário nordeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps