Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Reunião de bispos no Vaticano apresenta visão mais aberta a homossexuais

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
internacional

Reunião de bispos no Vaticano apresenta visão mais aberta a homossexuais VINCENZO PINTO/AFP

Documento servirá como base para um documento

 final que será votado no fim de semana

 Foto: VINCENZO PINTO / AFP

Um primeiro resumo dos trabalhos do Sínodo dos Bispos sobre a família publicado nesta segunda-feira reconhece os valores positivos do casamento civil e oferece uma abordagem mais benevolente em relação às uniões estáveis, inclusive homossexuais.
Apresentado pelo relator geral do encontro, o cardeal de Budapeste Peter Erdo, no momento em que o sínodo (nome da reunião entre os religiosos) entra em sua segunda semana, o relatório sintetiza em 10 páginas cerca de 200 declarações. Ele servirá como base para um documento final que será votado no fim de semana, depois de vários dias de pequenos grupos de trabalho.
O texto, ainda provisório, imediatamente provocou uma avalanche de reações, entre as quais uma série de críticas, durante um debate acalorado nesta segunda-feira. Segundo fontes do Vaticano, os cardeais mais resistentes são os da África.
Um novo tom foi utilizado em relação aos homossexuais, que "possuem dons e qualidades a serem oferecidos à comunidade cristã".
O cardeal Erdo ressaltou que isso significa que "a identidade de uma pessoa não é determinada principalmente pela sua orientação sexual". De fato, o texto não se propõe a mudar a doutrina que condena atos homossexuais, e há uma unanimidade quanto a reservar o termo "casamento" à união entre um homem e uma mulher.
Mas, de maneira nova, "e sem negar as problemáticas morais ligadas às uniões homossexuais", ele aponta para "casos em que o apoio recíproco até o sacrifício constitui uma ajuda preciosa à vida dos parceiros".
— O drama continua — ironizou em uma entrevista coletiva à imprensa o cardeal de Manila, Luis Antonio Tagle.
"Vislumbrar soluções únicas ou com base na lógica do tudo ou nada não é um sinal de sabedoria", ressalta o relatório que deve ser alterado.
O arcebispo Bruno Forte, secretário especial do Sínodo, resumiu a mentalidade "pragmática" que prevalece:
— Em vez de proferir sim-sim e não-não, pré-julgamentos, trata-se de compreender a complexidade das realidades das famílias.
O documento ressalta a importância da acolhida, a necessidade de um caminho "gradual" para permitir que aqueles que não estão em conformidade com o dogma se aproximem da Igreja, que não pode se contentar em "apresentar as regras atuais".
O documento admite a falta de consenso em relação ao acesso à comunhão aos divorciados que casaram novamente — principal tema de discórdia.
O texto insiste na necessidade de apresentar melhor o casamento católico para que não seja mais considerado "uma tradição cultural ou uma exigência social". Deve tornar-se "uma decisão vocacional", diz o texto, inspirado nas palavras do papa Francisco.
Paralelamente a isso, o casamento civil e a união estável são reavaliados: "uma nova sensibilidade" da Igreja busca "entender a realidade positiva do casamento civil, e, dadas as diferenças, o concubinato".
Observando que, para muitos, "o casamento é um luxo", e que as uniões de fato são muitas vezes forjadas no "convívio existencial", o sínodo indica que em muitos desses casos os "valores familiares são autênticos".
No sábado, o Papa Francisco nomeou mais seis bispos, próximos a ele, para ajudar na redação do texto. Os conservadores criticaram sua escolha por considerarem que a medida não foi imparcial.

fonte: afp

malvinas.news@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps