Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Vigia de qualidade Anatel lança centro para monitorar telefonia celular

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
nacional


     Sistema é alimentado com dados        
       enviados pelas próprias empresas  
        (Foto: Sinclair Maia/Divulgação/Anatel)         
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresentou, nesta segunda-feira, 3, o centro integrado de monitoramento das redes, uma espécie de vigia da qualidade e do fornecimento dos serviços móveis de voz e dados.

Por meio de um grande telão similar aos de centros de segurança de grandes cidades, o órgão regulador consegue monitorar em tempo real as interrupções do serviços de todas as antenas de telefonia celular do País.

O sistema é alimentado com dados enviados pelas próprias empresas, com um intervalo entre 5 e 30 minutos entre as ocorrências de interrupção do serviço de cada antena.

A partir dessas informações, são atualizados os mapas nacionais de interrupções e de risco de cada empresa.

Além disso, o centro também elabora mapas de qualidade do serviço de cada operadora, baseado em dados compilados mensalmente, que também estão disponíveis aos usuários por meio de um aplicativo lançado pelo órgão regulador.

"O objetivo do centro é poder monitorar o status das redes e não quebrar sigilo das comunicações. A monitoração da infraestrutura crítica - grandes entroncamentos de rede - é fundamental para momentos de enchentes e catástrofes, para alteração rotas de comunicação por parte das empresas", afirmou o vice-presidente da Anatel, Jarbas Valente.

"O sistema também consegue detectar quando determinado trecho da rede está chegando perto de um congestionamento", completou.

O sistema já havia funcionado durante a Copa do Mundo nas cidades que sediaram as atividades ligadas ao torneio. De acordo com Valente, até o fim do primeiro semestre de 2015, o monitoramento será estendido para outros serviços, como o de telefonia e banda larga fixa.

Além do centro de monitoramento terrestre em Brasília, a Anatel também montou um centro de monitoramento satelital no Rio de Janeiro. Localizado na Ilha do Governador, o centro conta com oito grandes antenas para rastrear todos os equipamentos em atividade no arco orbital brasileiro, detectando eventuais satélites não autorizados a atuar nesse espaço.

           Fonte: Estadão Conteúdo            


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps