Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

domingo, 31 de agosto de 2014

Na busca por votos eleitorado nordestino deverá ser decisivo em eleição presidencial

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
política

Dilma, Aécio e Marina, principais candidatos à presidência. foto: montagem facebook

Em um País de extensão continental as desigualdades regionais são grandes, determinando o perfil do eleitor. No Nordeste brasileiro, a secura do solo se confunde com a aridez de vidas humanas, formando uma geografia peculiar com demandas diversas, que não podem ser ignoradas no jogo do poder. Compreendendo 26,7% do eleitorado nacional, a região é um celeiro de votos indispensável na campanha à Presidência.

Para arrematar votos, Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB) criaram uma agenda de campanha mais incisiva na Região. Mesmo com propostas equânimes, eles entendem que para se chegar ao Executivo são necessárias ações que coloquem o nordestino como protagonista.

Nas últimas três eleições presidenciais, os estados nordestinos têm se destacado como principal bastião do Partido dos Trabalhadores no País. Em 2002, Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito com 61,2% dos votos, sendo que, no percentual por região, ele garantiu no Nordeste uma votação superior à média nacional, com 61,5% dos eleitores. Este panorama seguiu-se nos pleitos posteriores, com a reeleição de Lula apoiada por 60,8% dos nordestinos, em 2006, e a presidente Dilma Rousseff atingindo uma marca de 70,5% da votação na Região, em 2010.

Segundo os especialistas, a boa avaliação do PT na Região, nos últimos 12 anos, se deve, sobretudo, à implementação de políticas de distribuição de renda e inclusão social, entre as quais está o Bolsa Família, que beneficiou milhares de nordestinos. Nos últimos 10 anos, as transferências do programa foram responsáveis pela criação e manutenção anual de 807 mil empregos e ocupações na Região Nordeste.

"No Brasil, cerca de 40% dos eleitores são de baixa renda, sendo que a maior parcela está no Nordeste. Nos últimos três governos, esta população foi bastante beneficiada. Isto tira a percepção de uma região que tinha o hábito do coronelismo e do voto do cabresto. O que se observa agora é um voto dessas classes C e D motivado por essas políticas sociais de inclusão", avaliou a cientista política e professora do Ibmec no Rio de Janeiro, Christiane Romeo.

O cientista político e professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), Clésio Arruda, afirma que o voto revela os interesses da população. Ele entende que, como ainda se observa uma má distribuição de renda, o peso das políticas sociais vai ser mais incisivo na definição do voto. "É de se esperar que um político que se apresente com essas ações vai ter mais aceitabilidade na região", observou.

Propostas

Pelos últimos resultados eleitorais, a disputa política mostrou que ignorar um celeiro eleitoral com 38,1 milhões votos, perdendo apenas para o Sudeste, não é apenas um risco, mas um erro de estratégia para os presidenciáveis. Por causa disso, Dilma, Aécio e Marina estão com um discurso focado nos interesses da população nordestina e com propostas que atendam as suas necessidades.

"O Nordeste tem peso eleitoral bastante significativo e pode decidir uma eleição. Não podemos esquecer ainda do poder de influência que essa população tem sobre o resto do Brasil, já que estamos falando de pessoas que habitam outros estados e regiões do País, mas que são influenciadas pelo que acontece no Nordeste", considerou o presidente da Associação Brasileira de Consultores Políticos (Abcop), Carlos Manhanelli.

Tentativa tucana

Com o objetivo de melhorar a avaliação do PSDB na Região, o tucano Aécio Neves lançou, no último dia 23, em Salvador, o programa "Nordeste Forte", tratado pela campanha como a maior vitrine do partido entre a população nordestina.

Entre os principais pontos do projeto está a promessa de que as famílias nordestinas terão um renda per capita mínima de US$ 1,25 por dia. Ele também prometeu "evoluir o Bolsa-Família", tornando o programa uma "política de Estado". Uma das metas do presidenciável é se blindar do que os tucanos chamam de "tática do medo", que consiste nos rumores de que uma vitória da legenda levaria ao fim dos programas de transferência de renda implantados pelo PT.

Além do pacote de ações, o tucano iniciou um périplo pelo Nordeste e tenta agregar elementos da Região ao marketing de sua campanha. Chamado de "cabra do bem" na propaganda do PSDB, o mineiro ainda não conseguiu transformar o discurso em resultado e aparece em terceiro lugar nas pesquisas.

De acordo com Manhanelli, o principal erro do PSDB é ter um perfil muito ligado ao Sudeste, o que não garante a confiança do eleitor nordestino. Além disso, segundo o especialista, Aécio não é carismático. "O erro do PSDB foi ter formado uma chapa mineira e paulista, em vez de escolher um vice do Nordeste para dar a certeza de que as promessas iam se cumprir. Aécio não dá tranquilidade de o nordestino votar na chapa. A representabilidade dele não soma", avalia.

Em contrapartida, o que falta ao tucano, sobra a Dilma e Marina: uma relação construída com a Região. Enquanto a petista carrega um governo bem avaliado pela população local, Marina herda o legado do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e um perfil ligado às classes menos favorecidas. "Marina assume o papel de Campos, tem um perfil negociador e não faz parte da esquerda tradicional. Já Dilma apresenta um resultado positivo no governo", considerou Christiane Romeo.

´Fator emoção´ acirra disputa

Com o acirramento da disputa após a morte de Eduardo Campos (PSB), no último dia 13, especialistas acreditam que a região pode definir os rumos da eleição presidencial. A última pesquisa Ibope, divulgada no dia 26 de agosto, sinaliza uma possível alteração na avaliação dos candidatos entre os nordestinos após a substituição do ex-governador de Pernambuco.

Segundo o levantamento, neste período de "luto eleitoral", a presidente Dilma Rousseff (PT), que no início do mês tinha 51% das intenções de voto, hoje apresenta 46%. Marina Silva (PSB) tem o apoio de 27% do eleitorado, 15 pontos percentuais a mais que seu antecessor. Já Aécio Neves (PSDB) continua estagnado em 11% das intenções.

O diretor da Associação Brasileira de Consultores Políticos, Carlos Manhanelli, considera que ainda é cedo para dar um diagnóstico sobre uma migração de votos dos eleitores da Região. Segundo ele, os três principais candidatos estão "navegando dentro da margem de erro" e é preciso esperar que o "fator emoção" pela morte de Campos se esgote para avaliar o resultado das pesquisas. "Estamos sob a égide da comoção social, que tem um prazo de validade e aguardamos que esse prazo termine", afirmou o especialista.

A cientista política e professora do Ibmec, Christiane Romeo, também acredita que "ainda não dá para saber se esse resultado é emocional ou uma transferência de voto consciente, que pode ser contabilizado para o candidata do PSB".

Para o cientista político e professor da Unifor, Clésio Arruda, a luta de Marina agora vai ser para manter os votos que têm conotação emotiva.

Segundo o cientista político e professor da Universidade de Brasília, David Fleischer, bem avaliada em Pernambuco, falta a Marina palanque em outros estados para garantir a liderança. "Ela tem forte penetração no Sudeste e o Nordeste pode desempatar a disputa", afirmou.

Política mudou perfil dos votantes

Cada estrato social deve ser considerado na disputa à Presidência da República. Nas bases da motivação do voto, segundo os especialistas, são levadas em conta pelo eleitor as necessidades primordiais diante do contexto socioeconômico em que estão inseridos.

"Os interesses na política são vários. A questão de um candidato obter mais votos é trabalhar um programa contendo o maior número de interesses", explicou o cientista político e professor da Unifor, Clésio Arruda.

O especialista explica que o perfil do eleitorado nordestino mudou em função das políticas de distribuição de renda e inclusão social, implementadas pelos presidentes petistas. "Em 2002, o desemprego era alto. Hoje, vivemos o pleno emprego. Além disso, há mais acesso à educação e pessoas com nível superior. Isso dá um impacto enorme às eleições", considerou o professor.

Segundo ele, os três governos do PT criaram novas demandas para os adversários e impuseram uma necessidade de os opositores ampliarem as propostas com apelo social. "É necessário renovar o discurso, o projeto político. Ainda não foi sinalizado claramente quem seria o candidato capaz de conduzir um programa que atendesse a esse novo projeto de mudança do País".

Clésio Arruda diz que, ao mesmo tempo que é preciso renovar o discurso, a tentativa de abandonar as políticas compensatórias no Nordeste seria "um tiro no pé" para os opositores na Região. "Sair dessa política é voltar para um nível elevado de pobreza. Nenhum candidato vai voltar para isso. Eles precisam elaborar propostas que sejam paralelas sem reduzir a importância da política assistencialista", considerou o professor.

A cientista política e professora do Ibmec, Christiane Romeo, diz que é preciso um foco maior na educação, aliada ao ensino técnico. "É preciso investir numa mão de obra qualificada que permita o desenvolvimento do indivíduo localmente", defendeu.

fonte: diário do nordeste


sábado, 30 de agosto de 2014

Mega Sena acumula novamente e pode pagar 46 milhões na próxima quarta feira 03/09

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
nacional/loteria

Ninguém acertou os seis números sorteados pela caixa econômica federal, em Pelotas RS, para o concurso número 1630 da Mega Sena. O prêmio ficou acumulado em R$: 38. 057. 099, 01. Segundo a estimativa da caixa para o próximo sorteio que será realizado quarta feira dia 03/08. Será de 46 milhões.

A quina teve 140 ganhadores e cada um ganhou R$: 36. 864, 44
A quadra teve 9. 659 ganhadores e cada um ganhou R$ 556, 25

Os Números Sorteados foram:

04 – 29 – 44 – 47 – 48 – 60

fonte caixa econômica federal


sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Datafolha mostra Dilma e Marina empatadas com 34%; Aécio tem 15%

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
política

Na pesquisa anterior, divulgada dia 18, Dilma tinha 36% e Marina, 21%.
Na simulação de segundo turno, Marina atinge 50% e Dilma, 40%.Foto: Google Imagens

Pesquisa Datafolha sobre a corrida presidencial, divulgada nesta sexta-feira (29), indica uma situação de empate entre a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e a ex-senadora Marina Silva, candidata do PSB. Cada uma aparece com 34% das intenções de voto. A seguir, vem o senador Aécio Neves (PSDB), com 15%. Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada no último dia 18, Dilma tinha 36%, Marina, 21% e Aécio, 20%.
Na simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, a ex-senadora alcançou 50% contra 40% da presidente. Na pesquisa anterior, Marina tinha 47% e Dilma, 43%.
No levantamento desta sexta, Pastor Everaldo (PSC) obteve 2%. Os outros sete candidatos somados têm 1%. Segundo o levantamento, os que disseram votar branco ou nulo são 7%, mesmo percentual dos que não sabem em quem votar.
Veja os números do Datafolha para a pesquisa estimulada (em que uma cartela com a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):
- Dilma Rousseff (PT): 34%
- Marina Silva (PSB): 34%
- Aécio Neves (PSDB): 15%
- Pastor Everaldo (PSC): 2%
- José Maria (PSTU): 0% *
- Eduardo Jorge (PV): 0% *
- Luciana Genro (PSOL): 0% *
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0% *
- Eymael (PSDC): 0% *
- Levy Fidelix (PRTB): 0% *
- Mauro Iasi (PCB): 0% *
- Brancos/nulos/nenhum: 8%
- Não sabe: 9%
(*) Os candidatos indicados com 0% são os que não atingiram 1% das intenções de voto; somados, os sete têm 1%.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo". O Datafolha fez 2.874 entrevistas em 178 municípios nestas quinta (28) e sexta (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00438/2014.
Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao entrevistado em quem ele pretende votar, sem apresentar a lista de candidatos), os resultados são os seguintes:
- Dilma Rousseff: 27%
- Marina Silva: 22%
- Aécio Neves: 10%
- Outras respostas: 3%
- Em branco/nulo/nenhum: 3%
- Não sabe: 32%
Segundo turno
Nas simulações de segundo turno, o Datafolha avaliou os seguintes cenários:
- Marina Silva: 50%
- Dilma Rousseff: 40%
- Brancos/nulos/nenhum: 7%
- Não sabe: 3%
- Dilma Roussef: 48%
- Aécio Neves: 40%
- Brancos/nulos/nenhum: 9%
- Não sabe: 4%
O Datafolha não realizou simulação de segundo turno entre Marina e Aécio.
Rejeição
A presidente Dilma tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Nesse item da pesquisa, os entrevistados puderam escolher mais de um nome.
- Dilma Roussef: 35%
- Pastor Everaldo: 23%
- Aécio Neves: 22%
- Zé Maria: 18%
- Eymael: 17%
- Levy Fidelix: 17%
- Rui Costa Pimenta: 16%
- Luciana Genro: 15%
- Marina Silva: 15%
- Eduardo Jorge: 14%
- Mauro Iasi: 14%
Avaliação da presidente
A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma Rousseff tem a aprovação de 35% dos entrevistados – no levantamento anterior, eram 38%. O índice se refere aos entrevistados que classificaram o governo como "ótimo" ou "bom".
Os que julgam o governo "ruim" ou "péssimo" eram eram 23% e agora são 26%, segundo o Datafolha. Para 39%, o governo é "regular" – 38% no levantamento anterior.
- Ótimo/bom: 35%
- Regular: 39%
- Ruim/péssimo: 26%
- Não sabe: 1%
A nota média atribuída pelos entrevistados ao governo foi 5,9 – na pesquisa anterior, foi 6,0.

fonte: g1 


Advogada encontra bobina de cartão de crédito em sanduíche em Fortaleza

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
ceará
Bobina de máquina para cartão de crédito é encontrada em sanduíche (FOTO: Reprodução Facebook)


DenúnciaA advogada Jamile Barreto Dantas levou um susto ao comprar um sanduíche no último domingo (24), em Fortaleza. É que dentro do alimento veio uma bobina de máquina de cartão de crédito ou débito.
A cearense conta que pediu o sanduíche por telefone e a rede de fast-food Subway ficou responsável por deixá-lo em sua casa. Ao abrir a embalagem, Jamile se deparou com a surpresa. Imediatamente, ligou para a loja, que fica na Rua Dr Gilberto Studart, no Papicu.
“A mulher [vendedora] pediu desculpas e mandou outro sanduíche. E ela não devolveu nem o dinheiro. Já ouvi várias histórias sobre falta de higiene do Subway”, explica Jamile, que acionará a Justiça cobrando danos morais pelo caso. Sobre voltar a comer na lanchonete, a advogada desconsidera a possibilidade.
O Tribuna do Ceará entrou em contato com a assessoria do Subway, no Rio de Janeiro. A assessoria estava em reunião, e não pôde atender a ligação. O portal enviou email com as fotos, solicitando um posicionamento. O email não foi respondido até a publicação da matéria.

fonte: tribuna do ceará


quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Procurador eleitoral pede informação

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
política
Procurador Rômulo Conrado encaminhou ofício ao deputado Lula Morais e outros, para obter mais informações sobre as denúncias (foto: kid júnior)

Dinheiro roubado do Banco CentralO procurador regional eleitoral do Ceará, Rômulo Conrado, revelou ter encaminhado, na tarde de ontem, um ofício aos deputados estaduais Ely Aguiar (PSDC), Fernando Hugo (SD), Lula Morais (PCdoB) e ao deputado federal Chico Lopes (PCdoB) para que esclareçam ao Ministério Público Eleitoral as denúncias feitas por eles de que candidatos estariam comprando votos no Ceará, inclusive com dinheiro roubado do Banco Central, em Fortaleza.
Rômulo Conrado esclareceu que, no ofício encaminhado, o Ministério Público Eleitoral pede que os parlamentares informem os horários para que um encontro seja marcado com a intenção de permitir um aprofundamento das denúncias feitas no plenário da Assembleia.
O procurador revelou que muitas denúncias de que estaria havendo compra de votos em municípios do Interior tem chegado à Procuradoria Eleitoral, mas nenhuma das acusações rendeu elementos concretos que comprovassem o ato ilícito.
"Tem muitos comentários de compra de votos, mas todas são muito genéricas. Nenhuma resultou numa ação mais efetiva. Então, encaminhamos o ofício com a intenção deles serem ouvidos para ver se a gente consegue coletar elementos concretos", esclareceu.
De acordo com Rômulo Conrado, o Ministério Público Eleitoral tomou conhecimento das denúncias feitas pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa somente após a publicação da matéria na edição de ontem no Diário do Nordeste. A notícia destacou a denúncia feita pelo deputado Lula Morais de que um candidato a deputado federal tem, neste pleito, feito a "lavagem do dinheiro" roubado no assalto ao Banco Central, ainda em 2005.
Na discussão ocorrida em plenário, Fernando Hugo também afirmou que conhecia uma candidata à Assembleia Legislativa, correligionária de Lula Morais, que teria comprado votos em municípios da Ibiapaba. Já Ely Aguiar denunciou que os próprios dirigentes partidários vendiam as legendas em troca de mais sufrágios.
Apesar de o deputado federal Chico Lopes não ter participado da discussão na Assembleia Legislativa, Rômulo Conrado justificou também ter enviado ofício para o parlamentar, devido a uma declaração concedida à imprensa num momento anterior em que o representante do PCdoB também denunciou haver compra de votos no Interior.
Câmara Municipal
O vereador Márcio Cruz (PROS) classificou como demagogo o discurso do deputado Lula Morais (PCdoB), na última terça-feira, na Assembleia Legislativa sobre um candidato a deputado federal que, nestas eleições, estaria lavando dinheiro oriundo do furto do Banco Central na compra de votos em Fortaleza e no Interior do Estado.
Repercutindo a matéria publicada pelo Diário do Nordeste que tratou sobre o assunto, o vereador afirmou que o deputado esqueceu de dizer que um seu correligionário do PCdoB faz o mesmo no Município do Ipu. Segundo Márcio Cruz, o prefeito daquela cidade Sérgio Rufino estaria coagindo os guardas municipais e servidores municipais a votarem nos candidatos apoiados por ele.

fonte: diário do nordeste


População do Ceará chega aos 8,84 milhões, segundo estimativa do IBGE

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
estado

Em registro do ano passado, estado possuía 8,78 habitantes, o que representa um aumento populacional de 0,72% neste ano (foto: google imagens)



A população do Ceará chegou aos 8.842.791, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (28), no Diário Oficial da União. A data de referência do levantamento é o dia 1º de julho de 2014.  
O Estado possuia 8.778.575 habitantes, de acordo com dados divulgados em agosto do ano passado pelo órgão, o que representa um crescimento populacional de 0,72%, com 64.216pessoas a mais.  
 O estado de São Paulo permanece sendo o mais populoso do Brasil, com 44.035.304 habitantes, seguido por Minas Gerais, com 20.734.097, e Rio de Janeiro com, 16.461.173. 
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Não tínhamos informações sobre ilegalidade de avião, diz Marina

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
política
Candidata do PSB concedeu entrevista ao jornal nacional,(reprodução: rede globo)

A candidata à Presidência pelo PSB, Marina Silva, disse nesta quarta-feira que, enquanto candidata a vice de Eduardo Campos, não tinha informação de qualquer irregularidade envolvendo a contratação da aeronave utilizada na campanha. "Nós tínhamos informação de que era um empréstimo e que seria feito o ressarcimento no prazo legal", disse Marina, na entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo. Segundo Marina, o ressarcimento seria feito ao fim da campanha, pelo comitê financeiro do então candidato.

Marina afirmou respeitar o trabalho da imprensa, mas disse ter "compromisso com a verdade". A questão será apurada pelas investigações da Polícia Federal. "O nosso interesse e a nossa determinação é de que essas investigações sejam feitas com todo o rigor para que não se faça injustiça com a memória de Eduardo."

Questionada se a postura não contraria seu discurso de rigor ético, Marina disse que não. "Não uso dois pesos e duas medidas, a métrica que uso com meus adversários é a mesma que uso comigo", disse, ao argumentar que não pretende "tangenciar ou se livrar do problema" e sim enfrentar para que a sociedade possa ter acesso a todas as informações envolvendo o caso. Ela disse esperar que o possível uso de empresários como laranjas seja investigado com rigor.

Pouco antes da entrevista, o Jornal Nacional exibiu uma reportagem que mostrou evidências do suposto uso de empresas de fachada para viabilizar o financiamento do jatinho, usado por Campos na campanha e no qual ele e outras seis pessoas morreram, em 13 de agosto. A reportagem trouxe imagens tanto de Campos como de Marina utilizando a aeronave.
FONTE: AGÊNCIA ESTADO

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Mega Sena acumula e pode pagar 38 milhões no próximo sábado

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
NACIONAL
Foto: Ilusttrativa 

Ninguém acertou os seis números sorteados em Osasco SP, pela caixa econômica federal, para o concurso 1630 da Mega Sena. O premio ficou acumulado em R$: 31. 129. 126, 44, segundo a estimativa da caixa o premio para próximo sorteio que será realizado sábado, dia 30/08. É de R$: 38 milhões.
A quina teve 81 ganhadores cada um ganhou R$: 39. 324, 58 e a quadra teve 6.412 ganhadores cada um ganhou R$: 709,67.

Os números sorteados foram: 01 – 07 – 30 – 43 – 44 – 54.

FONTE: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Moradores amarram e espancam suspeito de roubar moto em Fortaleza No local havia várias motos de entregadores do estabelecimento. Após o espancamento, policiais levaram o jovem preso.

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
polícia
foto:divulgação tv verdes mares


Um homem de 19 anos foi preso e espancado por moradores após uma tentativa de assalto na noite desta terça-feira (26), no Bairro Joaquim Távora, em Fortaleza. De acordo com o programa de Policiamento Ronda do Quarteirão, o suspeito foi amarrado a um poste e espancado por populares.
A Polícia Militar apurou com testemunhas que funcionários de um estabelecimento estavam conversando no cruzamento da Rua J. Da Penha com Avenida Antônio Sales. No local havia várias motos de entregadores da loja.
O suspeito se aproximou e roubou uma das motos. A polícia disse que ele tentou fugir, mas perdeu o controle da motocicleta e bateu em uma calçada. Após o espancamento, policiais levaram o jovem preso.
FONTE: G1 CE

Jovem é suspeito de matar a própria mãe estrangulada no litoral do RN Crime aconteceu nesta terça-feira (26) em São Miguel do Gostoso. Sanzia Maria de Souza, de 43 anos, havia denunciado o filho por furto.

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
POLÍCIA
Crime aconteceu na tarde de terça-feira (26) em São Miguel do Gostoso (Foto: Gabriel Neri)


Crime aconteceu na tarde de terça-feira (26) em São Miguel do Gostoso (Foto: Gabriel Neri)Um jovem de 20 anos foi preso no final da manhã desta terça-feira (26) suspeito de matar a própria mãe. O crime aconteceu na cidade de São Miguel do Gostoso, no litoral Norte potiguar. Segundo a Polícia Militar, Sanzia Maria de Souza, de 43 anos, foi estrangulada. O corpo foi achado dentro da casa dela, em cima da cama.
De acordo com a PM, o crime aconteceu na Rua das Mariquitas, onde a mulher morava com o filho e o marido, que é pescador e estava no mar. “O rapaz agiu sozinho. Ele matou a própria mãe porque ela o havia denunciado por furto. Usuário de drogas, ele pegou vários objetos de dentro de casa e vendeu para manter o vício”, afirmou o sargento José Domingos, comandante do policiamento militar na cidade.
O sargento confirmou ao G1 que a mãe havia procurado a delegacia da cidade neste último final de semana para dar queixa do filho. “Ela contou que ele tinha furtado uma televisão, o liquidificador, ferro de passar, aparelho de DVD, enfim, várias coisas de dentro de casa para poder vender ou trocar por drogas. Porém, o filho negou o crime”, relatou Domingos.
No dia seguinte, ainda de acordo com Domingos, o rapaz acabou confessando o crime depois que os policiais encontraram alguns objetos com moradores da própria cidade. “As pessoas confirmaram que foi o filho dela quem havia vendido. A TV, novinha, foi vendida por R$ 100”, revelou.
Diante da descoberta, o sargento acredita que o filho tenha discutido e brigado com a mãe, ao ponto de matá-la asfixiada. “Quando os parentes acharam o corpo, fomos até a casa da vítima. O filho estava lá e contou que a mãe havia sofrido uma morte natural. Porém, verificamos que a mulher tinha marcas no pescoço. Nós o seguramos até a chegada da perícia, que comprovou que ela havia sofrido uma asfixia mecânica, ou seja, que ela havia sido estrangulada. Então o prendemos”, afirmou Domingos.
FONTE: G1 RN

Debate reúne sete candidatos à Presidência em São Paulo Candidatos responderam a questões feitas por adversários e jornalistas. Na primeira pergunta, eles apresentaram propostas para a segurança.

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
POLÍTICA
Candidatos durante o debate realizado nesta terça (26) na TV Bandeirantes  (Foto: Miguel Schincariol/AFP)


Candidatos durante o debate realizado nesta terça-feira (26) na TV Bandeirantes, em São Paulo (Foto: Miguel Schincariol/AFP)Sete candidatos à Presidência da República participaram, na noite desta terça-feira (26), do primeiro debate da disputa nacional, realizado pela TV Bandeirantes, em São Paulo. Estiveram presentes nos estúdios da emissora Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Eduardo Jorge(PV), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSOL), Marina Silva (PSB) e Pastor Everaldo(PSC).
No primeiro bloco do programa, cada um deles respondeu à mesma pergunta: "Qual sua proposta para diminuir a criminalidade no Brasil e em especial para acabar com o domínio das facções criminosas nos presídios?"
Primeiro a responder, Pastor Everaldo (PSC) disse que vai criar o Ministério da Segurança Pública, com capacitação da polícia, "devolvendo a dignidade para o profissional da segurança, com salário digno para o policial e dando as condições para todos os estados e toda a estrutura da polícia, tanto a civil, militar, federal e dos órgãos de inteligência".

Em sua vez, Luciana Genro (PSOL) se apresentou dizendo suceder Plínio de Arruda Sampaio e disse querer "dar continuidade à esquerda coerente". Após críticas ao PT, ao governo e aos adversários, disse que quer "mudar a segurança pública investindo nas polícias e nos direitos humanos e melhorando a vida do povo".

Marina Silva (PSB) disse que 52 mil pessoas são assassinadas por ano no Brasil. Contra isso, defendeu que a segurança pública tenha recursos e meios para a integração das polícias. "Para que a gente possa fazer esforços como o 'Pacto pela Vida', que respeita direitos humanos e ao mesmo tempo combate violência e tráfico de drogas".
Aécio Neves (PSDB) defendeu "uma política nacional de segurança", sem contingenciamento dos recursos dos fundos Penitenciário e Nacional de Segurança. Pregou ainda "uma profunda e rápida reforma" dos códigos Penal e de Processo Penal. "Mais do que isso, é preciso uma articulação definitiva do poder central com os estados".
Dilma Rousseff (PT) disse que a segurança deve ser "compartilhada" entre União e estados. Ela citou como realização de seu governo a criação de centros de controle para atuação conjunta das polícias na Copa. "Por isso, fomos capazes de ter um resultado muito positivo no que se refere tanto a apreensão de drogas quanto de armas".
Levy Fidelix (PRTB) disse que é preciso reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos, mais investimento na defesa das fronteiras por onde passam armas e drogas, citando Paraguai, Bolívia, Venezuela, "países muito amigos, muito hermanos do atual governo". "A minha ideia, entre outras coisas, também é privatizarmos as prisões, imediatamente".
Eduardo Jorge (PV) defendeu a "legalização com regulação" das drogas. "Vai ter um efeito positivo, porque nós vamos poder esvaziar grande parte das penitenciárias, vamos liberar as polícias para atrás dos crimes realmente perigosos e vamos tratar de apoiar as pessoas que precisam de nosso apoio para não usar as drogas psicoativas".

Durante o debate, os candidatos ainda fizeram perguntas uns para os outros sobre diversos temas. No terceiro bloco, responderam questões formuladas por jornalistas da emissora sobre a política econômica, a gestão do Executivo e o "aparelhamento" do governo por indicações políticas.

Ao final, cada um teve oportunidade de fazer as considerações finais.
Marina defendeu uma gestão para que o Brasil volte a crescer contemplando a justiça social e que "unindo as pessoas, possa governar com as melhores". Dilma disse que preparou o Brasil para um "novo ciclo de desenvolvimento", colocando a educação "no centro de tudo". Aécio anunciou que se eleito, terá Armínio Fraga como ministro da Fazenda, prometendo uma política econômica diferente, com "segurança, transparência fiscal e responsabilidade".
Luciana Genro defendeu o rompimento da política econômica que, segundo ela, "submete o Brasil ao capital financeiro". Levy Fidelix pregou uma auditoria "firme e rápida" sobre a dívida pública brasileira, que segundo ele, impede investimentos em políticas sociais. Eduardo Jorge defendeu uma "cultura de paz" na política, "repudiando qualquer radicalismo e direita ou esquerda". Pastor Everaldo reafirmou ser contra o aborto, a legalização das drogas e a favor do Estado mínimo na economia.
FONTE: G1 SP

Trio invade sala e assalta alunos e professor de faculdade em Fortaleza

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
POLÍCIA
Um dos assaltantes fingiu ser aluno e chegou a assistir à primeira aula. Já na segunda aula, outros dois comparsas entraram na sala e eles anunciaram o assalto. (Foto: Edimar de Oliveira)


Um assalto na noite desta segunda-feira, 25, deixou os alunos da Faculdade Maurício de Nassau assustados. Toda a turma do curso de Ciências Contábeis, localizado no campus da Ildefonso Albano, e o professor foram roubados por trio de assaltantes armados.

Segundo relatos de uma testemunha que não quis se identificar, um dos bandidos fingiu ser aluno e chegou a assistir à primeira aula. Já na segunda aula, outros dois comparsas entraram na sala e anunciaram o assalto.

Alguns alunos da sala assaltada conseguiram informar as pessoas de outras turmas. Isso teria causado pânico na faculdade, que chegaram a fazer barricadas com as cadeiras e apagaram as luzes para que os bandidos pensassem que as salas estavam vazias.

O trio levou vários objetos de alunos, como celulares e relógios, além de dinheiro. Após a ação, o grupo fugiu sem ser abordado por ninguém. A testemunha afirmou que a instituição não possui qualquer tipo de segurança e que qualquer pessoa pode entrar sem a necessidade de se identificar.

Ainda não foi possível avaliar a quantia levada pelo grupo e nem se sabe quantos alunos foram roubados. De acordo com o 2º Distrito Policial, apenas uma vítima registrou Boletim de Ocorrência, até o momento.

O POVO Online tentou conversar com o diretor-geral da Maurício de Nassau em Fortaleza, Marcus Ponte. Ele evitou comentar o caso e disse apenas que a universidade está “tomando medidas internas para garantir a segurança dos alunos". 
 
FONTE: O POVO ONLINE 


Cantor de forró sofre tentativa de assalto e é atingido com 4 tiros em Fortaleza

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
POLÍCIA
Cantor foi atingido com quatro tiros, sendo três no braço e um na barriga. (FOTO: Divulgação)


Cantor foi atingido com quatro tiros, sendo três no braço e um na barriga. (FOTO: Divulgação)O vocalista da banda de forró Mala Mansa, Thiaguinho, foi atingido por 4 tiros durante tentativa de assalto enquanto dirigia, na noite desta terça-feira (26), no bairro Parangaba, em Fortaleza.
Na ocasião, o cantor percebeu a chegada de dois suspeitos em uma moto que anunciaram o assalto. Thiaguinho reagiu e jogou o próprio carro contra os assaltantes. Em reação, a dupla disparou contra o cantor que foi atingido na mão, na barriga e um dos tiros acertaram no banco do veículo, segundo informações do empresário da banda, Paulo Henrique. “Ele já está bem e se recupera em casa”, disse o empresário.
Mesmo ferido, o vocalista conseguiu e fugir e chegar até um hospital no bairro São João do Tauape, em Fortaleza. Por sorte, os disparos não causaram maiores danos e, depois de ser atendido, o cantor voltou para casa.
A agenda de shows da banda Mala Mansa foi suspensa até recuperação do cantor. Thiaguinho reassumiu o grupo de forró em 2013 após 10 anos cantando em outras bandas de forró. Ele foi o 1º vocalista da Mala Mansa.
FONTE: TRIBUNA DO CEARÁ

Contas de luz no Nordeste subiram mais de 20%

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
ECONOMIA/NEGÓCIOS
O índice aprovado superou a solicitação da Coelce, que foi de 13,83%. (Foto: Google Images)


 A diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) definiu nesta terça-feira (26) uma série de reajustes anuais na conta de luz de consumidores do Nordeste, todos acima de 20%.
Em Alagoas, a Ceal (Companhia Energética de Alagoas) foi autorizada a dar um reajuste médio de 29,75%. A distribuidora atende um milhão de unidades consumidoras, em 102 municípios do Estado.
A diretoria da agência aprovou um reajuste médio de 22,25% para os consumidores residenciais da Cemar (Companhia Energética do Maranhão), que atende 2,1 milhões de unidades consumidores, em 217 cidades do Estado.
No Piauí, o reajuste médio autorizado pela Agência foi de 25,7%. A Cepisa (Companhia Energética do Piauí) atende 1,1 milhão de unidades consumidoras em 224 cidades.
Os consumidores da Paraíba, atendidos pela distribuidora Energisa, sentirão um aumento médio de 20,83% na conta de luz. A empresa atende 1,3 milhão de unidades consumidoras, em 216 municípios da Paraíba.
Todos esses novos valores passarão a valer a partir da próxima quinta-feira, 28 de agosto.
De acordo com a Aneel, os fatores que explicam os reajustes são: custos das distribuidoras com compra de energia, transmissão e pagamento de encargos setoriais.
No Estado
No Ceará, a Aneel aprovou o reajuste na tarifa da Companhia Energética do Ceará (Coelce) no dia 15 de abril. O aumento médio das tarifas da Coelce, que abastece mais de 3 milhões de casas nos 184 municípios do Estado, foi de 16,77%. Para os consumidores de baixa tensão (residenciais), o aumento foi de 17,02%, enquanto para os de alta tensão - compostos por indústria e comércio de grande porte -, o reajuste ficou em 16,16%. Os aumentos entraram em vigor no dia 22 de abril.
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Dinheiro de roubo do BC compra votos no Ceará Antes da tensão sobre as votações das matérias do Governo, as atenções se voltaram para o custo da campanha eleitoral

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
POLÍTICA
Lula Morais disse que dará o nome do candidato a deputado federal que estaria comprando votos com dinheiro roubado do Banco Central (Foto: José Leomar) 

Image-0-Artigo-1687485-1O deputado estadual Lula Morais (PCdoB), ontem, no plenário da Assembleia, denunciou que candidato a deputado federal, nestas eleições, está lavando "dinheiro do Banco Central", na compra de votos, em Fortaleza e no Interior. O parlamentar fazia referência aos milhões de reais roubados do Banco Central, no Ceará, em agosto de 2005.
Lula Morais acrescentou que está à disposição do Ministério Público (MP) para dar mais detalhes do derrame de dinheiro do referido postulante. O deputado disse que indicaria o nome se fosse ouvido pelas autoridades cearenses. A manifestação do parlamentar foi em aparte ao discurso do deputado Fernando Hugo, que criticava a compra e venda de votos no Ceará.
Fernando Hugo afirmou que uma candidata à Assembleia Legislativa do Município de São Benedito, na Serra Grande, correligionária do deputado Lula Morais, está comprando "tudo quanto é voto na Ibiapaba" e "desce de ladeira abaixo comprando tudo que é de voto que encontra pela frente". O deputado não nominou a candidata, mais deixou a entender que ela foi prefeita daquela cidade.
O deputado Ely Aguiar afirmou que os presidentes de partidos também vendem as legendas e discorreu sobre situações que aconteceram em nível nacional e estadual. Sobre as falas de Lula Morais, de que estaria havendo "lavagem de dinheiro" nas eleições do Ceará, Aguiar salientou que dinheiro que foi roubado no assalto ao Banco Central, em 2005, estaria sendo usado para financiar campanha de deputado federal no Estado.
Mudanças
O deputado Fernando Hugo disse que estava envergonhado da política eleitoral atualmente no Brasil e no Ceará e ressaltou que chegou até a pensar em ser corrupto ou ter roubado, visto a falta de consciência eleitoral no Estado. "Não vou aqui culpar a ausência de fiscalização da Justiça Eleitoral. Mas o voto no Brasil e no Ceará se transformou em uma 'esculhambaria'. Nunca antes se viu uma mercantilização tão baixa como agora", disse.
O parlamentar ressaltou que, há alguns dias, Lula Morais já havia lembrado sobre a compra de votos nas eleições deste ano no Ceará e defendeu mudanças no comportamento da população para com a importância do voto. "Eu chego a pensar que o bom é roubar, porque o povo quer. Na hora da escolha eleitoral, ajuda aquele que compra. Ele continua ainda como no tempo dos coronéis, querendo chapa, chave da casa. É uma vergonha e inaceitável", criticou.
Votações
Todas as matérias do Governo que estavam na pauta de votação, desde a semana passada na Assembleia Legislativa do Ceará, foram aprovadas na sessão de ontem. A primeira delas trata da vinculação de recursos do Fundo de Participação do Estado (FPE) para fins de garantida de adimplemento das obrigações do Estado com a Parceria Público-Privada (PPP) firmada com empresas do Ceará. Outra desafeta fração de terreno de 36 mil metros quadrados para alienação através de dação em pagamento à Sociedade de Propósito Específico Ponte Estaiada (OAS) Marquise Infraestrutura S.A.
Outra matéria aprovada foi a que altera a nomenclatura da Secretaria Especial da Copa (Secopa) para Secretaria Especial de Grandes Eventos Esportivos. Ainda na sessão de ontem, foi aprovada a cessão de imóvel para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além de projeto de Lei Complementar de Lula Morais que adiciona Paracuru, Paraipaba, Trairi e São Luis do Curu na Região Metropolitana de Fortaleza. Em sessão extraordinária, os deputados aprovaram mudança na Constituição do Ceará para tornar a Administração Fazendária mais autônoma e eficiente.
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Vereador petista nos braços de Eunício

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
POLÍTICA


Em uma reunião realizada na última semana no Hotel Verdes Vales, em Juazeiro do norte, o vereador barbalhense e petista, Ernandes Garcia, declarou apoio ao candidato peemedebista ao governo do Estado, Eunício Oliveira. A reunião foi comandada pelo principal articulador de Eunício, o vice-prefeito de Fortaleza Gaudêncio Lucena.

Na linha de frente da conversa o vereador Rildo Teles (PSL), um dos principais articuladores de Eunício em Barbalha. Ernandes prometeu subir no palanque e se pronunciar favorável ao peemedebista.

Os envolvidos na articulação não confirmam, mas a virada pode ter sido motivada pela falta de diálogo com o prefeito Zé Leite (PT). A mudança do petista é avaliada como um preço alto a ser pago pela campanha do petista Camilo Santana.
(Com informações do jornalista Donizete Arruda – 
Coluna Rebate – Jornal do Cariri)

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps