Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

sábado, 3 de janeiro de 2015

Coluna Geração 80 "A TURMA DO BALÃO MÁGICO"

Malvinas News Nosso portal de notícias
Entretenimento


A Turma do Balão Mágico - Miki, Tob, Simony e Jairzinho
    (Foto: Reprodução: Internet)   
Turma do Balão Mágico foi uma banda infantil brasileira dos anos 80. Originou o programa infantil Balão Mágico na Rede Globo (1983-1986). Seus álbuns venderam mais de 10 milhões de cópias no Brasil.
O grupo lançou 5 álbuns, sendo uma das maiores bandas infantis da história do Brasil. Emplacou muitas músicas de sucesso, sendo as mais famosas Amigos do PeitoSuperfantástico e Ursinho Pimpão. Outras músicas que ficaram na lembrança foram Baile dos PassarinhosÉ Tão LindoSe EnamoraTia JosefinaBarato Bom é da Barata e Tic-Tac.

Simony (1982-1986) - Simony foi a única integrante a ser considerada "líder" do Balão. Começou com apenas 5 anos, fazendo par no primeiro LP com Tob. Em 1986, o Balão acabou, e em 1987 fez par com Jairzinho. Simony iniciou a carreira aos 3 anos, quando começou a cantar no Raul Gil. Alguns anos depois, a CBS a chamou para participar do grupo e apresentou-a Tob. Após o 1° LP quase pronto, a dupla conheceu MIKE, o novo integrante da banda para fechar a trupe.
Tob (1982-1984) - Iniciou o grupo em 1982 junto com Simony e Mike, fazendo estrondoso sucesso; em 1985, saiu ao completar 14 anos. Tob e Simony formavam uma dupla inicialmente, e, com várias músicas românticas ao longo dos 3 LPS em que ele participou, os 2 ficaram sendo o casal do grupo. No segundo semestre de 1985, a CBS retiraria Tob da banda, por considerar este muito crescido para a função; Estava mais alto que as outras crianças e passando por mudanças de voz. A reação do público, porém, não foi boa quanto a saída do integrante. Quando o Tob saiu, a responsabilidade pelo par romântico ficou com Jairzinho, e esse par durou 2 LPS (Mais tarde formaram uma dupla). Tob entrou no Balão graças a seus dotes musicais, que desenvolvera desde pequeno. Para entrar na banda, ele fez um teste e conseguiu. Em 1985, gravou junto com a Turma uma música para o LP Grandes Nomes da MPB Especial.
Mike (1982-1985) - filho de Ronald Biggs (1929-2013).Iniciou o grupo em 1982 junto com Simony e Tob, e continuou até o final do grupo, apesar de sua pouca participação no último LP. Mike entrou para o Balão graças a uma grande aventura, já que seu pai fora sequestrado e Mike fez um apelo pela Tv para que libertassem Ronald Biggs. O plano deu certo e o final feliz da história fez Mike entrar para o grupo.
Jairzinho (1984-1986) - filho do cantor Jair Rodrigues (1939-2014), iniciou em 1984 e continuou até 1986. Com a saída de Tob, Jairzinho ficou com o vocal principal. Jairzinho ficou famoso após um show no Maracanã, que iria fazer com Pelé, mas acabou fazendo-o sozinho. E conquistou o público.
Ricardinho (1985) - substituiu Tob, mas teve pouca participação efetiva no grupo. Na maioria das músicas do quarto disco, Ricardinho faz apenas pontas: Tic Tac, Trem Mineiro, entre outras. Existe também uma música extra com Fábio Júnior que Ricardinho e a Turma gravaram, sendo esta uma das poucas canções em que a presença dele é significativa.
Início do grupo
Em 1981, Simony Benelli aparecia na televisão cantando no programa Raul Gil. Por causa da resposta positiva do grupo, Simony (então com 5 anos de idade) foi convidada por Tomas Muñoz para formar um grupo musical. No mesmo ano, Vímerson Cavanillas Benedicto se apresentava em shows de calouros e fazia sucessos em comerciais e desfiles. Quando soube que iriam fazer um grupo infantil, seu irmão o levou para fazer um teste na gravadora. Tendo passado, foi imediatamente convidado para formar uma "dupla" com Simony, que já tinha aceitado.
Tendo o grupo em mãos, a gravadora tratou de gravar o disco imediatamente, escalando Edgard Poças para fazer as letras do grupo, impondo para que ele "traduzisse" letras que faziam sucesso no exterior.
Aceitando a proposta, Edgard tentou driblar o que a gravadora falou, pegando o ritmo das músicas e criando as próprias letras, misturando com algumas letras de músicas famosas brasileiras. Nascia: "A Turma do Balão Mágico". Pouco tempo depois, após o disco ter sido terminado, Ronald Biggs fora sequestrado para o Caribe, e o seu filho, Michael Biggs fez um apelo em rede nacional para trazerem seu pai de volta, comovendo o Brasil. Munõz chamou então Ronald e perguntou se Michael sabia cantar, tendo como resposta que o filho só sabia cantar "Oh, Suzana", quando brincava. Em reposta, Munõz retirou uma faixa do disco e gravou um solo com Michael, que recebeu o carinhoso apelido de Mike.
Vímerson Cavanillas era um nome muito complicado para as crianças decorarem, então a gravadora pegou a última sílaba de seu último nome (Benedicto) e juntou com a primeira, formando então "Tobe", ou Tob.
Tendo os três garotos, a gravadora lançou o disco, que vendeu mais de 1 milhão cópias . Havia também uma máscara de palhaço como brinde no LP. O Balão Mágico passou então a fazer uma série de shows pelo Brasil, acompanhados de uma gigantesca equipe técnica e palhaços.

Segundo álbum e programa na Globo

Graças ao enorme sucesso que o 1º disco tinha alcançado, Munõz se encarregou de montar um segundo álbum, e novamente Edgard Poças foi chamado para montá-lo. O repertório se focava mais na escola, nos amigos e romance (evolução concedida por Edgard para acompanhar o crescimento das crianças). Foram chamadas participações especiais de renome, como Djavan (na faixa "Superfantástico") , Baby Consuelo (Juntos) e um arranjo melhorado. Lançado em setembro de 1983, o disco bateu um recorde: Só na semana de Natal, o disco vendeu mais de 1 milhão de cópias, crescendo a cada vez. O sucesso foi tão grande que o Balão tinha ganhado um programa na Rede Globo (em Março de 1983) recebeu um grande "upgrade", com mais desenhos, tempo de duração, etc.
Para todo mundo, o Balão Mágico estava apenas começando.

Sucesso no programa,o novo integrante e terceiro álbum

Com um recorde em mãos e um programa diário na emissora de maior sucesso na televisão brasileira, A Turma do Balão Mágico preparava-se, em meio à shows e apresentações em programas, para lançar um novo álbum. Para o novo repertório, a gravadora procurava um novo integrante, de preferência uma menina, para estrear junto à nova fase do Balão. Na Itália, Jair Oliveira cantava com o pai, Jair Rodrigues, o sucesso Io e Te. Agendado um show com Pelé no Maracanã, Jair Oliveira ia se apresentar em conjunto quando o jogador teve de cancelar o show, e o garoto teve de cantar sozinho, deixando a multidão boquiaberta. Sem nova garota no grupo, a novidade era Jair Oliveira, apelidado de Jairzinho.
As crianças estavam crescendo rápido; Tob, então com 13 anos, não cabia mais como músicas infantis, ao mesmo tempo que Simony (8) e Mike (9) também cresciam. Sabendo disso, a CBS fez uma preparação diferente, convidou Edgard Poças novamente, e este fez então um repertório mais adolescente para o disco, falando de namoro, intrigas, e coisas afins. Para a grande aposta romântica do disco, foi gravada a música "Se Enamora", sucesso no exterior (El Amore) e também importada para cá. Com Tob e Simony como intérpretes principais, o disco teve 12 músicas e foi adicionado um teatrinho para montar como brinde.
Em setembro de 1984, o terceiro álbum da Turma do Balão Mágico estreava. Para a maioria, o melhor álbum do grupo. O álbum bateu um novo recorde,e seus hits não paravam de tocar nas rádios e na TV. O Balão finalmente tinha alcançado sucesso absoluto, e reinava no público infantil/juvenil. A turnê de shows aumentou, o programa também. Com todo esse sucesso, o Balão ainda protagonizou uma propaganda para vacinação contra a Raiva. No mês seguinte, celebrando o mês da criança, a Rede Globo exibiu um especial da Turma do Balão Mágico, intitulado de A Turma do Balão Mágico em Amigos do Peito, que foi um programa de Augusto Cesar Vannucci, teve criação de Stil, Edi Newton e Paulo Netto, redação de Wilson Rocha, direção de Paulo Netto e direção geral de Augusto Cesar Vannucci.
Com todo esse sucesso, o que os produtores não sabiam era que o ano seguinte seria um ano de intensas mudanças profundas na banda, que acabariam por levá-la ao fim da intensa e bem-sucedida carreira.

Saída de Tob, entrada de Ricardinho e 4º álbum 


Após o estrondoso sucesso da Turma do Balão Mágico no ano anterior, a CBS apostou tudo na banda. O programa alavancava altos índices de audiência, e o terceiro álbum ainda batia recordes de vendas. A Som Livre reuniu os maiores membros da MPB para uma gravação de um disco especial em comemoração a este estilo, dentre eles o Balão Mágico. No mesmo ano, Tob, então com 14 anos, passava por uma busca mudança de voz, engrossando-a rapidamente. O disco da MPB foi gravado, e o Balão fez uma regravação da música "A Banda", de Chico Buarque.
Alcançando cada vez mais sucesso, o quarto LP começara a ser produzido e montado. No programa, as brincadeiras continuavam e a audiência não parava de subir. Mas no segundo semestre de 1985, o Balão sofria uma grande baixa; Devido à mudança de voz e ao crescimento súbito do integrante, a CBS retiraria Tob do Balão Mágico e do programa da Globo, substituindo-o então por Ricardinho, um novo integrante de 9 anos que estreara no grupo. Com a baixa repentina e um LP em produção, Simony, Jairzinho, Mike e Ricardinho gravaram o 4º disco. O LP foi um sucesso comercial, com os brindes sendo um cheque para abrir uma poupança na Caixa e um carrossel para montar. Apesar do sucesso em público e vendas, o Balão começou a perder o gás, tendo ainda que sofrer as consequências da nova formação.
A Rede Globo exibiu um especial da Turma do Balão Mágico, intitulado de A Turma do Balão Mágico Nº 2. O Especial foi um programa de Augusto Cesar Vannucci, redação de Daltony Nóbrega e Stil,redação final de Wilson Rocha,edição de João Henrique Schiller, direção de imagens de Vicente Burger, direção de Paulo Netto e direção geral de Augusto Cesar Vannucci.
As vendas começaram a declinar, e, com os integrantes crescendo rapidamente, o ano de 1986 marcaria o fim da Turma do Balão Mágico.

Entrada de novas integrantes e fim do grupo

Em 1986, o Balão Mágico entrava numa fase marcada de decadência. A formação inicial se desfizera, e Mike e Ricardinho acabaram por se ausentar das gravações do quinto disco, e, algum tempo depois deste ser lançado, dos shows. O disco foi um fiasco de venda (comparado aos outros), com pouquíssimos hits. Depois de gravado, uma nova formação aparecia nos shows, para assombro do público: Simony, Jairzinho, Luciana (prima da Simony) e a Luciana, irmã de Jairzinho. Com apenas 1 integrante da formação original e 1 da era de ouro, o Balão definitivamente começava a cair. Misturando elementos do programa Nave da Fantasia (da qual Simony apresentava), o grupo perdia sua essência.
Em junho de 1986, o programa Balão Mágico acabava, tendo durado até o dia 28 com apenas reprises. Com o fim do programa, o sucesso que já tinha se esvaído acabou por ter sumido por completo, e a CBS acabou dissolvendo o grupo em 1986.
Uma dos principais destaques do Balão Mágico foram as participações especiais, como Djavan (Superfantástico), Baby Consuelo e Pepeu Gomes (JuntosMãe, Me Dá Um Dinheirinho e Um Raio de Sol), Roberto Carlos (É Tão Lindo),Erasmo Carlos (Barato Bom É Da Barata) e Fábio Jr (Somos Amigos (Amigos do Peito). Além disso, participaram parcialmente personagens do elenco do programa Balão Mágico da TV Globo, como Fofão (Dia de Festa) e Cascatinha (Castrinho - Tic Tac).1982-1983: Tob, Mike e Simony
1984-1985: Tob, Mike, Simony e Jairzinho
1985-1986: Mike, Simony, Jairzinho e Ricardinho
1986: Simony, Jairzinho, Luciana (prima de Simony) e Luciana (irmã de Jairzinho)
P.S: Após algumas remodelagens, o Balão sofreu drasticamente com as formações no ano de 1986. No programa, Mike saíra, e Marcinho o substituíra. Nisso, ficou apenas Simony da formação original, e na banda, ficou: Simony, Jairzinho, Mike e Ricardinho. Mas nessa época o Balão Mágico saía da TV, então os integrantes se separaram. A banda, ainda ativa, sofreu bastante pelo fim do programa, e a formação foi "arranjada". Simony, Jairzinho e, ao invés de Mike e Ricardinho, quem entrava nos shows eram: Luciana, prima da Simony, e a irmã do Jairzinho (Também chamada Luciana). Mike estava deixando a vida infantil, e por isso sua participação foi diminuída.
Já nos anos de sucesso do Balão, em 1982,1983 e 1984, os shows eram sempre com Simony, Tob e Mike, e Jairzinho, mesmo depois de entrar em 84, nunca participava da turnê. Luciana ficava apenas no programa, e Fofão ajudava as crianças a cantar. Quando Fofão saiu, foi "substituído" por [ascatinha, uma criança dentuça interpretada por Castrinho, destaque no Chico Anísio Show. Simony e Tob eram par romântico nos discos em que este participou (1,2 e 3), gravando algumas canções de sucesso como PR VOCÊ, SE ENAMORA (Uma das músicas de maior sucesso no grupo) e MÃE ME DÁ UM DINHEIRINHO, entre outras.
No ano de 1985, passou o cometa Halley na Terra, e com ele o Halleyfante, um tipo de robô elefante que viera para brincar com a Turma. A gravadora, já pretendendo, no mesmo ano, retirar Tob da banda, abriu um concurso para o substituto. Após isto, no segundo semestre de 85 a CBS retiraria Tob da banda, e colocando no lugar Ricardinho, o vencedor do concurso. Um dos fatores para tal substituição seria o crescimento do integrante (Já havia completado 14 anos) e a mudança de voz repentina, sinal de que já estaria entrando na adolescência. Após a saída de um dos integrantes originais, chegou a vez de Jairzinho assumir o vocal principal/romântico. Saíram músicas de sucesso, como Coração e Garota e Garoto. Mas Jairzinho começou a cantar na reta final do Balão, e por isso só durou 2 discos dos 5 lançados. É que, com a mudança na formação e o fator desgaste, as vendas abaixaram. Em 1986, a CBS mudaria o Balão para a Som Livre, sendo o 5º disco o último. Neste LP, ocorreu algo diferente.
Mike estava crescendo, mudando os gostos, saindo da infância. Ricardinho também. Com base nisso, a CBS apostou apenas em Jairzinho e Simony para o último disco, e apelou para um ritmo mais juvenil. A falta de divulgação e as músicas melodramáticas do disco fizeram deste o LP mais fraco do grupo (Principalmente para as crianças). Mike e Ricardinho participam apenas do Coral. O que diferenciou esse LP do primeiro do grupo (que também conta apenas com Simony e Tob, e apenas uma música de Mike) foi que o de 1982 tinha músicas conhecidas, uma melhor orquestra, canções mais alegres e menos juvenis. Com a fraca renda do novo disco, e o crescimento visível das crianças, a CBS acabava com A Turma do Balão Mágico em 1986.
Um ano depois, ela voltava com uma versão mais estruturada do último LP do Balão, mas dessa vez não tinha o manto voador. Se intitulava JAIRZINHO E SIMONY, e teve razoável sucesso sendo até regravado em espanhol. Mas tal dupla apenas contou com 1 LP.
Mais tarde, o Trem da Alegria estourara, e, em 1988, a nova turma chegara. Não teve o mesmo sucesso, e terminou em 1990.
Em 1988 surgia uma nova formação do grupo, intitulada A Nova Turma do Balão Mágico, com as gêmeas Natanna e Tuanny (filhas da cantora Adriana) e Rodrigo, irmão de Vanessa, do grupo Trem da Alegria. O grupo fez razoável sucesso, vendendo mais de 300.000 cópias no primeiro LP , mas em 1990 o grupo foi extinto,após o lançamento do segundo disco,que trazia o sucesso "Quem não sabe assoviar" uma das canções mais famosas do grupo.
A Nova Turma do Balão Mágico seguia a linha do Trem da Alegria, que estava no auge, com músicas mais juvenis e apresentações nos programas infantis da época. O grupo era bom, mas para muitos não tinha a mesma magia do primeiro. A CBS então desistiu de manter o título, apesar das boas vendas.
Em 2002, no Domingo Legal, então apresentado por Gugu Liberato uma nova formação era lançada. Por questões de registro, o nome do grupo foi alterado para Galera do Balão. Gravaram um CD, regravando alguns clássicos da formação original como Superfantástico e Amigos do Peito, entre outros. Superfantástico foi regravado por Kelly Key e Amigos do Peito, por Zezé de Camargo e Luciano. Mas as músicas não foram bem trabalhadas, e os cantores não empolgavam. O grupo terminava no mesmo ano, e o segundo CD nem foi lançado.

malvinas.news@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps