Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

domingo, 22 de março de 2015

Coluna Geração 80 Magazine

Malvinas News Nosso portal de notícias
Entretenimento

O Magazine foi uma banda brasileira de new wave, formada em São Paulo/SP, no início dos anos 1980, que contava, em sua formação, com Kid Vinil (vocais), Lu Stopa (baixo), Trinkão (bateria) e Ted Gaz (nome artístico de Fábio Gasparini, guitarrista e irmão de Ricardo Gaspa, baixista do Ira!). 

A banda começou com o nome Verminose, sendo trocado para Magazine por ocasião da assinatura do contrato com a WEA (atual Warner Music), por questões comerciais.

Em 1980, o ainda desconhecido Antonio Carlos Senefonte juntou-se ao baterista Trinkão, ao baixista Lu Stopa e ao roadie Philé, que logo daria lugar a Minho K (pseudônimo artístico de Celso Pucci) para gravar umademotape, hoje perdida. O nome da banda - Verminose - foi uma sugestão do radialista Alf Soares: um nome perfeito para uma banda feia, com um som mais feio ainda.

O então Verminose tocou em praticamente todos os palcos existentes em São Paulo, naquela época. Com um som nitidamente inspirado no movimento punk, os integrantes do Verminose viram-se envolvidos em uma confusão generalizada, no palco do Teatro Lira Paulistana, no auge do conflito entre os punks da capital e os do ABC paulista. 

Nesta época, 1983, Kid Vinil havia concedido uma entrevista à revista Veja, criticando a cena punk paulista, sendo acusado de "traidor do movimento". 

Depois disso, a banda decide remodelar seu som, inspirando-se no rockabilly e na estética new wave, optando por também alterar o nome para Magazine, baseado no grupo homônimo inglês, liderada pelo vocalista Howard Devoto.

A banda acabou sendo uma das primeiras contratadas da chamada safra paulistana da WEA, que também incluíram, posteriormente, Ultraje a Rigor, Ira!, Titãs, entre outras.

Por intermédio de Pena Schmidt, a banda gravou, no estúdio dos músicos Tico Terpins e Zé Rodrix, o Áudio Patrulha, o primeiro compacto simples pela WEA, que continha a faixa Eu Sou Boy, primeiro sucesso do grupo. Completava o compacto a faixa Kid Vinil.

Embalado pelo sucesso de vendas do compacto, a WEA resolveu apostar mais alto e a banda entra em estúdio para a gravação de seu primeiro LP (nesta época, era comum para as gravadoras lançarem os novos artistas em compactos simples, baratos de serem produzidos, para, dependendo da receptividade do público, lançar um LP ou, ainda, mais um compacto).

O primeiro álbum, homônimo, foi lançado em 1983, e continha várias canções compostas por Tico Terpins e Zé Rodrix, mais algumas releituras de músicas da jovem guarda, que faziam parte do repertório do grupo ao vivo. Deste LP, foi extraído o segundo compacto, "Adivinhão", gravada originalmente por George Freedman, em 1961.

No ano seguinte, a banda grava mais um sucesso em compacto: "Tic Tic Nervoso", que posteriormente se tornou trilha da novela Livre para Voar, da Rede Globo. Com a agenda cheia, a banda tocava em todos os lugares do país. Kid Vinil, em entrevista, relembrou, dessa fase, um show na cidade de Manaus, no Amazonas: "serviram pra gente depois do show, uma tartaruga gigante inteira preparada na hora...".

"Tic Tic Nervoso" era uma composição da dupla Antonio Luiz e Marcos Serra. Muito do seu sucesso foi fruto de um grande trabalho de produção, realizado por Liminha e Ted Gaz, bem como à peculiar interpretação de Kid Vinil.

Após o sucesso de ambos os compactos, mais o seu disco de estreia (que não passou da marca de 20 mil exemplares vendidos), o Magazine entrou em crise, sem saber qual direção musical tomar. Pressionados pela gravadora, lançaram no primeiro semestre de 1985 Glub Glub no Clube, composição de Ted Gaz fortemente influenciada pelo tecnopop, mudando radicalmente a percepção que o público tinha da banda, que passou a ser comparada com o Human League.

Como era de se esperar, Glub Glub no Clube acabou não tendo boa receptividade pelo público, que estranhou a nova fase da banda. Assim, a WEA perdeu o interesse na banda e não houve esforço promocional da companhia para divulgar o novo lançamento.

Neste momento, sem planos de gravar um novo LP, o Magazine acabou emplacando mais uma música em trilha sonora de novela da Rede Globo. Com produção de Pena Schmidt e Liminha, produtores dos primeiros compactos do grupo, o Magazine literalmente reinventou uma nova música sobre a letra antropofágica de "Comeu", balada de Caetano Veloso. Com isso, o Magazine emplacou o tema da novela A Gata Comeu, terceiro grande hit comercial do Magazine, com direito até a um videoclipe, produzido pela Rede Globo.

O sucesso da nova música acabou por mascarar os problemas internos do grupo. O impasse entre Ted Gaz e Kid Vinil: Ted levava a direção musical do grupo, cada vez mais, para o lado mais pop da new wave; Kid, por sua vez, queria retornar às raízes, mais rock 'n'roll e punk, do começo do grupo. 

Tudo isso, mais o desgaste gerado pelos anos de turnês e a necessidade de responder às expectativas da gravadora (que, ainda pesarosa com as baixas vendagens do LP lançado dois anos antes, sabotava qualquer chance de gravação de um segundo álbum, lançando só compactos), acabou ocasionando a saída de Kid Vinil do Magazine, tendo ele, imediatamente, iniciado um novo projeto: Kid Vinil e os Heróis do Brasil. 

O Magazine ainda tentou seguir sem Kid Vinil, trazendo um novo vocalista (Pedrinho - ex Beijo na Boca), chegando a gravar um compacto 12 polegadas pela Continental, que não emplacou e, como consequência, ocasionou a debandada em massa dos integrantes.

 O disco trazia as faixas Pegue Seu Nariz e Nellie, o Elefante, versão para Nellie, the Elephant, do grupo Toy Dolls.

Nova formação

Em 1991, a banda se reuniu novamente, graças aos esforços de Lu Stopa e Trinkão, mais os guitarristas Joel e Carlos Nishimiya, ex-Maria Angélica Não Mora Mais Aqui e Kid Vinil. 

Esta nova fase da banda foi marcada por apenas alguns shows esporádicos, sem grandes divulgações.

 Em 1993, o guitarrista Joel foi substituído pelo bluesman Duca Belintani. Com essa formação, o grupo decide resgatar o nome Verminose. 

Em 1994, após a saída de Carlos Nishimiya (que havia tocado com Lu Stopa no Maria Angélica Não Mora Mais Aqui), após o fim da primeira formação do Magazine, o quarteto gravou o disco "Xu-Pa-Ki", independente, pelo selo Verminose Records.

Em 1998, após algum tempo de silêncio, Kid Vinil retoma, uma vez mais, o Magazine com dois dos membros originais, Lu Stopa e Trinkão, além de Carlos Nishimiya. Lu Stopa ficou pouco tempo, desligando-se do Magazine para tocar junto à banda de Marcelo Nova. Foi substituído pelo jornalista musical e baixista Ayrton Mugnaini Jr..

Anos 2000

No final de 2000, gravaram uma demotape para o selo Trama. Em junho de 2001, entram novamente em estúdio para a gravação do CD Na Honestidade, lançado no início de 2002.

 Das 16 faixas gravadas, foram lançadas 13 no disco. O trabalho ficou marcado por ter sido, no Brasil, o primeiro CD a ser comercializado na internet, antes de ir para as lojas.

 Por três meses, a primeira faixa de trabalho, Conversível Irresistível, ficou disponível no site para download gratuito. E, depois, para as pessoas que adquiriam o CD, foi disponibilizada outra faixa, que não fazia parte do disco original. O álbum foi produzido pelo guitarrista Carlos Nishimiya.

No segundo semestre de 2001, a Warner reeditou, pela série Warner Arquivos, o único disco da banda pela gravadora em CD. Neste relançamento, seis faixas bônus foram incluídas: um outtake ("Professor Apaixonado", registrada durante as sessões de gravação do LP) e cinco das seis canções que a banda lançou exclusivamente em compactos pela Warner ("Tic-tic Nervoso", "Atentado ao Pudor", "Glub Glub no Clube", "Sapatos Azuis" e "Comeu" - somente "Crucial", lado b deComeu, não foi compilada para o CD).

Em 2004, o grupo encerra definitivamente suas atividades.

Discografia

  • Compacto Simples: Soy Boy/Kid Vinil (1983, WEA/Elektra)
  • LP Magazine (1983, WEA/Elektra)
  • Compacto Simples: Adivinhão/Casa da Mãe (1983, WEA/Elektra)
  • Compacto Simples: Tic Tic Nervoso/Atentado ao Pudor (1984, WEA/Elektra)
  • Compacto Simples: Glub Glub no Clube/Sapatos Azuis (1985, WEA/Elektra)
  • Compacto Simples: Comeu/Crucial (faixa instrumental baseada em Comeu) (1985, WEA/Elektra)
  • Compacto Simples: Pegue Seu Nariz/Nellie, o Elefante (1987, Continental)
  • Xu-Pa-Ki (como Verminose) (1995, independente)
  • CD Na Honestidade (2002, Trama)
  • LP Neo Rock (1984, WEA)
Coletânea lançada, com duas faixas cada, de Magazine, Titãs, Ultraje a Rigor, Azul 29 e Degradée. 

O Magazine comparece abrindo o lado A com Tic Tic Nervoso e fechando o lado B com Sou Boy.
"TIC TIC Nervoso"
"Sou Boy"

"A Gata Comeu"

malvinas.news@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps