Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

sábado, 30 de maio de 2015

Festa de Santo Antônio de Barbalha começa neste final de semana, marcando a abertura dos festejos juninos do Ceará

Malvinas News Nosso portal de notícias
Local

"Festa de Santo Antônio,2015"

Festa de Santo Antônio de Barbalha, começa nesse final de semana
marcando abertuira dos festejos juninos no Ceará
(Foto: Elizâgela Santos) 

A tradicional Festa de Santo Antônio de Barbalha, a Festa do Pau da Bandeira, começa neste final de semana, marcando a abertura dos festejos juninos do Ceará. 

Com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a festividade popular anual faz parte da diversidade cultural do povo cearense e marca a abertura dos festejos juninos no Estado. 

A abertura da edição 2015 da festa será neste domingo, 31/5, às 9 horas, com a missa na Igreja Matriz, cercada por quase 60 grupos de cultura tradicional popular que seguirão em cortejo pelo Corredor Cultural, um trecho de mais de 3km entre a Igreja Matriz a e Igreja do Rosário. 

Porém, já neste sábado, 30/5, antecedendo a abertura dos festejos de Santo Antônio, acontece em Barbalha a “Noite das Solteironas”, recebendo moradores e visitantes que se preparam para o domingo de festa. 

Na tarde de domingo, a festa atinge o ápice das comemorações. Carregadores responsáveis pela escolha e pela derrubada da árvore – este ano, um angico de 23m pesando quase 3 toneladas ­, farão o translado e o hasteamento do mastro. 

Eles são seguidos de perto por uma multidão de foliões, que dançam ao som de banda cabaçais e de vários ritmos. 

Entre as tradições populares relacionadas à festa, está o costume de, durante o cortejo do pau da bandeira, as mulheres tocarem o mastro, além de ingerir o chá de sua casca, em uma simpatia para conseguir casamento. 

O cortejo se encerra com o hasteamento da bandeira, em frente à Igreja Matriz de Barbalha, celebrado com preces e queima de fogos.
pau 2

Corregadores do Pau da Bandeira de Santo Antônio
(Foto: Elizângela Santos)

Abertura dos festejos juninos Em 2015, a Festa de Santo Antônio de Barbalha marca a abertura simbólica dos festejos juninos do Ceará, conforme destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio. 

“As tradições juninas no Ceará são responsáveis por uma enorme movimentação econômica, social e artística. 

Temos um movimento junino extremamente forte e atuante, com grande participação popular”, destaca o secretário, ressaltando que o Governo do Estado, por meio da Secult, contribui para o fomento às festividades com um investimento de R$ 2,6 milhões, por meio do Edital Ceará Junino, apoiando 100 quadrilhas e 21 festivais.

A ideia de destacar simbolicamente a tradicional Festa de Santo Antônio de Barbalha como a abertura simbólica dos festejos juninos no Ceará surgiu em diálogo entre as secretarias de Cultura do Ceará e de Barbalha, em reuniões realizadas desde fevereiro deste ano. 

“A festa em Barbalha costuma reunir mais de 350 mil pessoas a cada edição e tem um amplo significado cultural, artístico e histórico.

Abrir simbolicamente os festejos juninos cearenses em Barbalha é uma forma de destacar essas múltiplas vertentes e de reforçar a afirmação do movimento junino no Ceará, sua importância para a cultura cearense”, complementa o secretário Guilherme Sampaio, que estará presente aos festejos neste domingo emBarbalha.

Festejos seguem até julho Os festejos do Ceará Junino, apoiados através do edital lançado pela Secult, seguirão até a segunda quinzena de julho, com festivais de quadrilhas juninas nas diversas regiões do Estado. 

Serão ao todo 21 festivais, abrindo espaços de visibilidade e incentivo às quadrilhas e colaborando para levar a tradição às novas gerações. A etapa final, com o XVII Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino, será realizada de 16 a 19 de julho, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.

Origens da festa A origem da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha, que tem solicitação de tombamento em nível federal em processo de análise, remonta a 1928, quando o pároco José Correia de Lima, então vigário de Barbalha, promoveu o cortejo do mastro em cujo topo seria hasteada a bandeira de Santo Antônio.

 Desde então, o carregamento do mastro e o hasteamento da bandeira, em fins de maio e início de junho, marcam o início das festividades dedicadas ao santo, que se estendem até o dia 13 de junho, tendo adquirido um caráter cultural que a distingue de outras celebrações similares na região do Cariri cearense.

Desde o começo dos anos 70, o Município de Barbalha passou a explorar mais o potencial turístico da festa, com os festejos de Santo Antônio atraindo um número crescente de participantes. 

Para além do carregamento espontâneo do mastro, bandas e cantores populares se apresentam publicamente nas ruas da cidade entre o dia do cortejo até o dia 13 de junho, além de quadrilhas juninas e outras expressões artísticas.

Fonte: Diário do Nordeste/Elizângela Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps