Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Trabalhadores rurais realizam a celebração da colheita no Carir

Malvinas News Nosso portal de notícias
Regional

" XXIII Celebração da Colheita dos municípios de Altaneira, Nova Olinda, Santana do Cariri e Assaré".

A XXIII Celebração da Colheita dos municípios de Altaneira,
 Nova Olinda, Santana do Cariri e Assaré
(Foto Reprodução)

Nesse domingo (24) em Altaneira, no cariri­oeste, aconteceu A XXIII Celebração da Colheita dos municípios de Altaneira, Nova Olinda, Santana do Cariri e Assaré.

Aproximadamente 900 trabalhadores dos quatro municípios participaram da tradicional festa, que este ano teve como tema, ”A Mãe Terra grita pela ecologia!”. 

A festa acontece anualmente, é organizada pela Igreja católica, e tem como objetivo agradecer a Deus pelo dom da colheita. A acolhida aos trabalhadores rurais, ocorreu às 08h, na entrada da cidade, onde participaram de uma caminhada com faixas e cartazes pelas ruas da cidade, agradecendo a Deus, o dom da colheita dos alimentos colhidos, mesmo em um ano de poucas chuvas. 

Em, seguida os trabalhadores, se deslocaram para a quadra da escola Santa Tereza, onde houve a celebração de uma Missa pelos vigários da diocese do Crato. 

Conforme o coordenador da Pastoral da Terra, Padre Vilecy Basílio Vidal, a celebração da colheita visa atualizar e manter viva a memória das festas e das tendas do povo hebreu, em um tempo de fartura partilhada entre as famílias pobres e privadas dos seus direitos, muitas vezes se tornando vítimas da escravidão nos trabalhos sazonais. 

"A celebração deste ano serviu para que nós possamos refletir sobre a necessidade da água, como um dom precioso de Deus e direito de todos e que se faz necessário rever como está à gestão das águas em nossos municípios”, disse.

A Festa da Colheita deste ano ainda nos desperta para que possamos harmonizar três vertentes: economia, meio ambiente e bem estar social, completou o religioso. 

O trabalhador rural Pedro Sousa, residente no município de Santana do Cariri, afirmou que a celebração da colheita é o momento dos agricultores agradecerem juntos a Deus o alimento que eles plantaram e colheram. 

"Eu, venho todos os anos e sempre que posso trago o pouco que consigo colher para ofertarmos, no momento do ofertório, às pessoas mais necessitadas”, disse. A agricultura Maria de Lourdes Sousa, do município de Assaré, disse que a festa é o momento mais importante para o agricultor católico. 

”Principalmente num tempo de seca, como esse, a gente ter a certeza que Deus derramou um pouco de chuva, e hoje a gente está aqui apresentando a Deus a nossa alegria de colher o necessário para não faltar o milho, o feijão na nossa mesa, é a minha maior alegria.

Para mim é a melhor festa do ano!” O senhor José de Lima, agricultor que reside no município de Nova Olinda, chorou durante a cerimônia. 

”Eu me emociono. Deus é muito bom. Em mais de cinquenta anos que a gente lá em casa lida com a roça. Já passamos por tanta coisa, secas, enchentes, colheita abundante, perca total do plantio. 

Este ano colhemos um pouco, e estamos gratos a Deus!”. Com informações de Amaury Alencar Saiba mais: O Dia do Trabalhador Rural é comemorado anualmente dia 25 de Maio, no Brasil.

A data homenageia todas as pessoas que dedicam seu tempo trabalhando nas zonas rurais, campos e fazendas. A comemoração do Dia do Trabalhador e Trabalhadora Rural foi instituída no Decreto de Lei nº 4.338, de 1º de Maio de 1964.

 No dia 25 de Maio de 1963, morria o deputado federal Fernando Ferrari, um dos políticos mais engajados na luta dos trabalhadores rurais por seus direitos e questões sociais.

A morte de Fernando se transformou em uma data símbolo para os profissionais da categoria.

Em 1971 foi instituído o Programa de Assistência ao Trabalhador Rural, com a Lei Complementar nº 11, que ficou conhecida como Lei Fernando Ferrari, em homenagem ao parlamentarista que lutou pelos direitos destes trabalhadores.

Informações: Site Miséria


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps