Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Atores nus fazem performance contra opressão no Centro de Humanidades da UFC

Malvinas News Nosso portal de notícias
Ceará
"Peformance Dididiu opinão e causou polêmica"

Imagens foram compartilhadas nas redes sociais,
na manhã desta quarta-feira, 24Foto: Divulgação

Uma performance de teatro, que contou com alunos nus manifesto contra a opressão, foi realizada na noite dessa terça-feira, 23, dentro do Centro de Humanidades I da Universidade Federal do Ceará (UFC), no bairro Benfica.
O ato dividiu opiniões e gerou polêmica entre os estudantes que passavam pelo local.
Com o tema "Carandiru para quem", a intervenção urbanamarcou o encerramento da disciplina optativa ''Seminário em Artes Cênicas'', ministrada pelo professor Abimaelson Santos, do Curso de Teatroda UFC. 
O trabalho, que incluiu quatro encenações em espaços públicos e instituicionais, discute o sistema penitenciário brasileiro, colocando em xeque a discussão da maioridade penal.
"Antes dos atos, a turma discutiu bastante as pedagogias do teatro e o corpo como intervenção urbana. 
Fizemos um intercâmbio em São Paulo com coletivos de teatro, mapeamos espaços e desenvolvemos o tema escolhido em sala", contou o professor.
Para ele, o objetivo era questionar que tipo de corpo habita os presídios do País e para quem e para quê servem as cadeias.
"O mote do ato foram as imagens do Carandiru mostrando os presos nus em um pátio da unidade. 
É, de modo geral, uma reflexão sobre os processos da opressão da vida cotidian pós-moderna, como essas opressões são subjetivizadas", afirmou Abimaelson.
Nas redes sociais, internautas discutiram o assunto e publicaram as fotos dos atores, que durante a encenação gritavam palavras de ordem contra a homofobia e a opressão. 

"É um crime imenso. Se você quer fazer uma coisa artística, bote roupas de cor da pele, mostrar isso dentro da universidade é inadmissível", criticou Radson Deyves Coelho, aluno de Ciências Contábeis da UFC que passava pelo local. 

"Tomam a vaga de quem realmente quer estudar pra ficar avacalhando no campi", escreveu Camila Sdw, na página UFC de Direita.

"Eu não entendo de arte, mas achei bacana. Teve alguns atos falhos, mas acho que deveriam existir mais intervenções como essa", escreveu Carlos Veras, em uma postagem no grupo "Fórum do Campus do Pici". 

Outra internauta, identificada como Daniele Barreto, lembrou que a maioria dos artistas já foram julgados. "Vale rever um pouco os conceitos antes de apontar e dizer que não presta”, escreveu.

Radson informou que irá solicitar respostas da reitoria da universidade, pois espera que os artistas sejam responsabilizados. 

"Eu, como estudante, estou envergonhado. É um lugar público, que passam crianças e idosos, gente de todas as idades", completou.

O ator e jornalista Ari Areia, que protagonizou um beijo gay no horário eleitoral, acredita que a academia não pode ser um espaço de adestramento de ideias. 
“Eu vejo artistas que se propuseram a intervir no espaço público para comunicar, incomodar, desafiar olhares ou simplesmente propor a leitura de um texto (ou não) num contexto diferente.
 Nesse sentido as pessoas precisam aprender a ler”, disse.

Fonte O Povo Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps