Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Barbalha ­CE: Cortejo do Pau da Bandeira pode sofrer mudanças após morte de carregado

Malvinas News Nosso portal de notícias
Local

"TAC: Termo de Ajuste de Conduta"


Reunião discutiu o cortejo;
 MP vai sugerir um termo de ajuste de conduta
(Foto)Rproduç;ao)

Três dias após a morte de um dos carregadores do Pau da Bandeira da Festa de Santo Antônio, de Barbalha, Ministério Público, carregadores, Secretaria de Cultura e órgãos de segurança se reuniram na tarde desta quarta­feira (3/6) discutindo ações para elevar a segurança do evento, notadamente do carregamento do Pau. 

A intenção para o Ministério Público estadual é buscar um TAC – Termo de Ajuste de Conduta. Dentre as medidas discutidas durante o encontro, destacam­se: 

desobstrução de ruas e calçadas, os “paredões” de sons e como será organizado o cortejo do Pau da Bandeira que deverá passar a acontecer dentro de um cordão de isolamento.

“São situações que devem ser repensadas, é um público gigantesco que deve ser considerado. (...) Muitas medidas foram efetivadas e agora é o momento de melhorar o que foi posto em prática agora no último domingo”, declarou a promotora Alessandra Magda Ribeiro.

Medidas para elevar a segurança do evento foram discutidas na reunião
(Foto: Reprodução)


“Acidentes acontecem” 

Para o Secretário de Cultura de Barbalha, Antônio de Luna, a morte de Cicero Ricart, o “Careca”, foi uma fatalidade apesar de todas as ações de segurança tomada antes do cortejo do pau. 

“A segurança da festa como um todo ela foi salutar. (...) Tudo teve com bastante número em Barbalha. Infelizmente acidentes acontecem.

O cara foi acidentado fazendo o que ele mais gostava e infelizmente acontece uma tragédia, uma fatalidade. 

Essa reunião foi importante para que possamos minimizar todos esses riscos”, afirmou o Secretário. Festa não pode ser descaracterizada Já o historiador Josier Ferreira está preocupado com as mudanças que devem ser feitas na tradição de 150 anos do cortejo.

Durante a reunião ele lembrou que a festa passou por intenso processo de avaliação para se tornar patrimônio imaterial, título concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

“Quero manter a originalidade porque a festa está sendo reconhecida como cultura imaterial há mais de dez anos e lutamos para isso”, conta.

“Qualquer imposição de descaracterização dessa festa, o Ministério da Cultura volta atrás e quem perde é a Barbalha”, acrescenta. 

Outras reuniões como essa desta quarta­feira deverão acontecer ao curso do ano. 

“Será organizada uma agenda de discussão visando a melhoria e o aprimoramento em questão da segurança da festa”, explicou a promotora Alessandra Magda.

Informações: Site Miséria


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps