Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Caririaçu ­CE: Faleceu o Mestre da Cultura "Zé Matias"

Malvinas News Nosso portal de notícias
Regional
"Cultura Popular de Luto"

Mestre Zé Matias Foto: Divulgação

Morreu no final da tarde de ontem, por volta das cinco horas, em Caririaçu, o Mestre de Reisado, Mestre "Zé Matias". 

Devoto fervoroso do Padre Cícero, Seu Zé Matias, antes de ser acometido pelo mal que acabou lhe impedindo de praticar o seu ofício, fazia questão de homenagear o Padim no dia do seu aniversário, todo dia 24 de março. 

Suas apresentações aconteciam em vaquejadas e festas do município sempre envolto num colorido que se misturava as lapinhas e outros folguedos da terra! Era presença constante nas manifestações de cultura popular da nossa região. 

José Matias da Silva ou Seu Matias como era conhecido na cidade de Caririaçu e toda a região do Cariri, nasceu em 15 de setembro de 1925. 

Era agricultor, mas sempre praticou sua dança do reisado (folguedo do ciclo natalino, que representa o cortejo dos Reis Magos em peregrinação à terra santa, durante a qual fez autos, travando batalhas e apresentando espetáculos). 

Segundo o próprio mestre, estas apresentações em público lhe proporcionavam momentos de extrema alegria e realização pessoal. Nos últimos anos já não atuava como brincante, pois já estava muito doente. Sofria de alzheimer. 

O Mestre Matias deixa um sucessor, o seu filho Zé Matias, que com certeza dará continuidade ao legado deixado pelo pai. 

Em 2006, o Mestre Zé Matias foi reconhecido como detentor de conhecimentos da tradição popular do estado do Ceará e recebeu da Secretaria de Cultura do Estado o titulo de "Tesouro Vivo da Cultura" e de Mestre da Cultura Tradicional Popular, programa do Ministério da Cultura, de reconhecimento e apoio aos artistas que tem suas artes ou ofícios ligados à cultura imaterial, com o prêmio "Culturas Populares."

 Tão logo foi informado do falecimento do Seu Zé Matias, o prefeito de Caririaçu, João Marcos externou consternação com o acontecimento encaminhando votos de pesar a família enlutada e a toda a família cultural do seu município. 

Imediatamente determinou que fosse decretado luto oficial em todo o município pela importância que o mesmo exercia na cidade e região, e pelo muito que contribuiu com a nossa cultura popular. 

A Secretária de Cultura do Município, Wiliana Moraes sintetizou o falecimento do Mestre Zé Matias ao dizer que "A Cultura em Caririaçu está de luto". 

Outros representantes e ativistas culturais do município, também, lamentam a perda e prestam suas homenagens as suas maneiras. O Mestre José Matias iria completar 90 anos em 15 de setembro, próximo. Tocava Cavaquinho, Mestre do Reisado, Mestre dos Mestres. 

Começou com seis anos de idade, como figurante no Reisado. 

Em sua última função, comandava o REISADO DOS FRANCISCANOS. Seu Zé Matias deixa dois filhos: Maria Matias da Silva, 64 anos e José Matias Filho, de 62 anos. 

Segundo a família, Mestre Zé Matias a um (01) ano vinha doente prostrado e a partir de 06 de julho, último, piorou, vindo a falecer na tarde de ontem, 16. 

O sepultamento ocorreu esta manhã, ás dez horas, no cemitério de Caririaçu.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Caririaçu


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps