Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Barbalha suspende alimentação especial

Malvinas News Nosso portal de notícias
Política
"Denuncia"

Alimentação enteral e parenteral está suspensa
 para pacientes carentes que estão fora do leito hospitalar
(Foto: Serena Morais/Jornal do Cariri)

A Secretaria de Saúde de Barbalha suspendeu o fornecimento de alimentação enteral e parenteral (por sonda) a pacientes carentes que estão em tratamento fora do leito hospitalar. 

Cerca de 10 famílias estão prejudicadas pela suspensão do alimento, necessário ao tratamento de pessoas recém­operadas, com traumatismos e infecções graves. 

Familiares dos pacientes procuraram o vereador Rildo Teles (PSL) e solicitaram a intervenção do parlamentar, junto à Secretaria de Saúde, para que a alimentação volte a ser fornecida. Segundo o vereador, a Prefeitura, através da Secretaria, descumpre ordem judicial que obriga o Município a manter o fornecimento do alimento. 

Sensibilizado com a situação, Rildo levou o caso à Câmara Municipal, onde requereu explicação da secretária Desirée de Sá Barreto e do prefeito Zé Leite. Sem resposta para o requerimento, o vereador disse ter procurado à Secretaria para tentar resolver o problema. 

Segundo ele, a servidora responsável pelo setor de compras da Pasta, conhecida por Liziê, informou que o fornecimento estaria normalizado até o dia 29 de setembro, o que não aconteceu, de acordo com Rildo e familiares dos pacientes.

O médico que acompanha um dos casos adverte que a suspensão da alimentação acarretará perda de massa magra, elevando o risco de infecção e o retardamento da cicatrização nos recém­operados, aumentando o risco do paciente vir a óbito. 

O médico não quis se identificar para evitar represálias por parte da gestão municipal. Francisco Carneiro Alencar, sobrinho da paciente Dejanira Carneiro, disse que o fornecimento da alimentação não acontece há cerca de 20 dias.

Francisco diz que a falta da medicação está causando grande preocupação aos familiares. 

Com a suspensão, a família está se cotizando para manter o tratamento.

 Segundo o sobrinho de Dejanira, cada pote com o alimento é suficiente para dois dias e custa em torno de R$ 68. 

A família chega a gastar, por semana, cerca de R$ 272. Para Francisco, a situação se agrava porque já é necessária a compra da medicação, que, geralmente, não é fornecida pela Secretaria. 

O advogado de um dos pacientes, Ramon Coelho, disse estar preparando documentação para cientificar o Poder Judiciário de Barbalha sobre o descumprimento da liminar que garante o fornecimento do alimento aos pacientes. 

Para ele, o caso é de vida ou morte e requer urgência. Com permanência da suspensão, após garantir que o fornecimento seria restabelecido, o vereador Rildo voltou a procurar à Secretaria de Saúde. Foi informado que, na verdade, a compra do alimento esperava pela autorização do prefeito Zé Leite. 

“As famílias não podem ficar a mercê da boa vontade do prefeito Zé Leite para autorizar a compra dos alimentos”, observa o vereador, que acusa o gestor municipal de descumprir as determinações de juízes das varas cíveis de Barbalha. “São várias decisões. 

Os pacientes entraram na Justiça individualmente”, afirma. Rildo Teles disse, ainda, que caso as famílias continuem sendo prejudicadas pela má vontade do prefeito, vai organizar ação conjunta, pedindo a restituição dos valores pagos e a responsabilização do prefeito sobre a vida dos pacientes. 

A reportagem do Jornal do Cariri procurou a chefe do setor de compras da Secretaria de Saúde, conhecida como Liziê, para se pronunciar sobre a falta da alimentação, mas ela argumentou que só a secretária poderia falar sobre o assunto. 

Ao procurar Desiree de Sá Barreto, fomos informados que somente o prefeito falaria com a imprensa e que ela não daria entrevista. Nossa reportagem foi ao Centro Administrativo para falar com o prefeito Zé Leite. 

Ele estava no local, mas avisou que estava ocupado e não poderia atender. Deixamos contato telefônico, mas, até o fechamento desta edição, não obtivemos retorno.

Fonte Jornal do cariri


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps