Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

sábado, 21 de maio de 2016

Detentos fazem motins em presídios do Estado; governo confirma mortes

Malvinas News Nosso portal de notícias
Polícia
"Rebelião"

Detentos da CPPL IV
fazem motim na manhã deste sábado
(Foto: Reprodução/ Diário do Nordeste)
A greve dos Agentes Penitenciários, deflagrada desde a madrugada deste sábado (21), provocou rebeliões e protestos de familiares dos presos de presídios no Ceará. 

A informação foi confirmada pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado (Sejus). Uma das situações mais tensas aconteceu no Complexo Penitenciário Estadual (CPPL IV), em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza, onde um movimento de mulheres dos detentos chegou a bloquear a BR ­116, por até dois quilômetros. 

A Sejus confirma que houve mortes durante as rebeliões. Segundo a assessoria do órgão, as informações sobre os óbitos estão sendo colhidas e a pasta deverá informar até o começo da noite deste sábado detalhes sobre as ocorrências. 

Uma reunião acontece desde as 14h20 entre o comando de greve dos agentes do penitenciários e o titular da Sejus, Hélio Leitão, no Palácio da Abolição. 

Segundo o órgão, a rebelião teria iniciado por causa do impedimento da entrada de parentes dos presos, consequência da greve dos agentes, a qual é considerada ilegal pela Justiça. 

Em várias unidades, houve queima de colchões e quebradeira de instalações. A ação da Polícia procurou inibir fuga em massa. Internos sofreram contenção da polícia, e alguns ficaram feridos. Várias viaturas da PM adentraram os presídios. 

Revoltadas, as companheiras dos detentos interditaram os dois sentidos da rodovia BR­ 116, em frente à CPPL IV. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o bloqueio ocorreu por volta das 8h50 e foi interrompido por volta das 11h10. 

Segundo a mulher de um dos detentos, havia grande temor de presos serem mortos. “Não queremos visita íntima. O que a gente quer é levar alimentos para os maridos e filhos que estão presos e que passam por grandes dificuldades na prisão”, disse Suelem Silva.

Indignada, contou que não houve uma comunicação prévia de que seriam impedidas as visitas. Ainda de acordo com a PRF, 250 mulheres participaram do protesto, que causou cerca de 5 quilômetros de congestionamento na via. 

Sindicato afirma que houve comunicação O presidente do Sindicato dos Agentes Presidiários, Valdemiro Barbosa, negou que não houvesse um comunicado prévio por parte dos grevistas. Ele disse que o movimento foi informado à Secretaria de Justiça e ao Governo do Estado, com as 72 horas prévias determinadas por lei.

Ele explicou que a ação decorreu da gravidade de como se encontra o sistema penitenciário no Ceará, com as facções criminosas dominando as unidades e pouco servidores para atender as demandas do trabalho. 

“O governador vinha tomando conhecimento do problema há muito tempo e não houve uma negociação favorável”, disse Valdomiro. Apesar da greve, ele salientou que 30% do efetivo permaneciam trabalhado, como estabelece a legislação. 

Com isso, foram mantidos os serviços de distribuição de água e alimentos para os presos, alvarás de soltura, serviços de socorro e emergência.

Fonte: Diário do Nordeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps