Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

terça-feira, 10 de maio de 2016

Falta de estrutura da pista pode paralisar aeroporto

Malvinas News Nosso portal de notícias
Regional
"Pista Interditada"

Pista do Aeroporto Regional não está
preparada para receber aeronaves de grande porte
(Foto: Serena Morais/Jornal do Cariri)
As expeculações sobre o fim das operações das companhias aéreas no Aeroporto Regional Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, começam a ganhar força. 

Administrado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) desde 2012, o aeroporto pode deixar operar a partir de outubro deste ano. Diante da possibilidade, o Ministério Público Estadual (MPCE) vai fazer recomendação à Secretaria de Aviação Civil (SAC) pedindo providências. 

Além disso, a união entre diversos setores da sociedade, principalmente, lideranças e autoridades políticas é vista como a única solução para evitar o fechamento do equipamento. O fechamento seria motivado pela troca de aeronaves, utilizadas pelas empresas que operam em Juazeiro. 

As empresas Avianca e Gol Linhas Aéreas devem substituir suas aeronaves a partir de outubro. A Avianca deve trocar o Airbus A318, com capacidade para 120 passageiros, pelo modelo A320­ Neo, com capaidade entre 146 e 168 passageiros. A Gol Linhas Aereas trocará os aviões para o tipo boeing 737800 max gol, podendo comportar até 168 passageiros. 

Com a mudança, o aeroporto perde a capacidade de tráfego para as novas aeronaves, principalmente, pela limitação das taxiways, identificadas como trajetórias definidas e sinalizadas, geralmente em linhas amarelas estabelecidas para o deslocamento em solo e/ou manobra de aeronaves. 

Há 10 anos, a população aguarda os projetos de melhorias e ampliação do aeroporto local, inclusive no pátio e saguão. De acordo com o coordenador de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Juazeiro do Norte, José Roberto Celestino, a morosidade está relacionada às questões políticas. 

“Aeroportos subutilizados, verdadeiros elefantes brancos, receberam recursos, mesmo sem ter tráfego aéreo. Já o nosso, não. Então, da mesma forma que o governador e deputados lutaram pela instalação do HUB da TAM, em Fortaleza, eles, o prefeito municipal e demais lideranças, votadas, no Cariri devem fazê­lo pelo funcionamento do aeroporto com qualidade”. 

Celestino ressalta que o fechamento do aeroporto significa 30 mil empregos formais a menos na região. Algo classificado por ele como “desastroso”. Para Celstino, não se trata de falta de vontade da Infraero, mas de ausência de recursos públicos destinados ao equipamento. 

“Tudo isso, ser revertido com a união de diversos setores civis, empresarial e político,” disse. Conforme informações da assessoria de imprensa da Infraero, qualquer alterações, inclusões e cancelamentos de voos são parte da política estratégica de cada companhia aérea. 

Atualmente o Aeroporto está homologado para receber operações de modelos até o Airbus 319 ou o Boeing 737­ 700. Pedidos de operações de modelos superiores a esses são avaliados tecnicamente dentro dos limites da capacidade de infraestrutura do pavimento do aeroporto. 

Estrutura atual Atualmente o aeroporto dispõe, em sua infraestrutura, de um terminal de passageiros com 2.000 m2 de área construída e capacidade para atender 800 mil passageiros por ano; sala de desembarque com duas esteiras; sala de embarque ampla com opção de lanchonete; lojas de produtos artesanais; lanchonetes; terminais de autoatendimento bancário; serviço de táxi; locadoras de veículos; além de um estacionamento com capacidade para 200 carros e 30 motos.

Fonte: Jornal do Cariri



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps