Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Morre, aos 87 anos, Yolanda Queiroz

Malvinas News Nosso portal de notícias
Estado
"Luto"

Viúva do empresário Edson Queiroz,
 fundador do Grupo Edson Queiroz, Dona Yolanda,
como era chamada, tornou-se presidente
 do conglomerado quando o marido morreu, em 1982.
 A causa da morte não foi divulgada
(Foto: Reprodução da Internet)
Morreu nesta sexta-feira, 17, aos 87 anos, a empresária Yolanda Queiroz. A causa da morte não foi divulgada.
Nascida em Fortaleza, em 12 de novembro de 1928, Yolanda Queiroz era filha de Maria Pontes Vidal e Luis Vidal. Viúva do empresário Edson Queiroz, fundador do Grupo Edson Queiroz, Dona Yolanda, como era chamada, tornou-se presidente do conglomerado quando o marido morreu, em 1982.
 
Foi então que assumiu a Presidência da holding de empresas com negócios de distribuição de GLP (gás domiciliar), água mineral e bebidas prontas, tintas, eletrodomésticos e agroindústria. Além do grupo de comunicação Edson Queiroz, Universidade de Fortaleza (Unifor) e a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, inaugurada em 1982, que oferece educação gratuita, atualmente, a cerca de 550 crianças do Jardim I até a 1ª série do ensino fundamental, que vivem no entorno do campus da Unifor.
 
No entanto, mesmo antes de assumir o cargo de presidente, Yolanda teve atuação primordial na construção do Grupo. Casou-se em 1945 e Edson a considerava “fonte de inspiração”. O marido contava que sempre a consultava para saber sua opinião antes de toda decisão importante.
 

O casamento

 
Edson e Yolanda se conheceram em 28 de fevereiro de 1945, na praça do Carmo, quando ela tinha 16 anos. Conta-se que Edson estava sentado num banco. Conversaram naquele dia e, um mês e 18 dias depois, já estavam noivos.

O fato é que pouco mais de seis meses depois do dia em que se conheceram, casaram-se em 8 de setembro de 1945, na Igreja Nossa Senhora do Carmo. O casal teve seis filhos: Airton José Vidal Queiroz, em 14 de agosto de 1946, Myra Eliane Vidal Queiroz, em 7 de novembro de 1947, Edson Queiroz filho, de 6 de outubro de 1951, Renata Vidal Queiroz, em 11 de junho de 1954, e as caçulas Lenise Vidal Queiroz, em 25 de setembro de 1956, e Paula Vidal Queiroz, em 25 de abril de 1958.
 

Papel de mãe e esposa

 
Conhecida por ter pulso firme no papel de mãe, Yolanda controlava os horários de brincar e estudar dos filhos. Como o marido costumava viajar a trabalho constantemente para o Exterior, ela assumiu a tarefa de cuidar das crianças.
 
Outra história de Yolanda era a de que mandou fazer um chaveiro para o marido com espaço para oito nomes e datas. Isso porque Edson costumava esquecer a data de aniversário dos filhos. Dois espaços acabaram ficando vazios, pois antes o desejo de dona Yolanda era ter oito crianças e acabou parando no sexto. Dos seus filhos nasceram 15 netos e 28 bisnetos.
 
Esposa dedicada, ela fazia questão de escolher o prato do marido. Sabia tudo o que ele gostava de comer. Preferia carne grelhada, peixe e feijão, além das sobremesas coco ralado com rapadura e doces caseiros. Seu papel ao lado de Edson era lhe dar tranquilidade, ser conselheira e ouvinte.  
 

Empresária

 
Após a morte do marido, Yolanda assumiu a Presidência do grupo, auxiliada pelos filhos Airton e Edson, continuando assim a sua expansão. Por sua atuação, recebeu, em 2001, a Medalha do Mérito Industrial outorgada pela Confederação Nacional da Indústria  (CNI) e em 2007, a Ordem do Mérito Industrial através da mesma instituição.  

Em 2010, é agraciada com a Medalha Antônio Drumond, em homenagem aos 40 anos da TV Verdes Mares. Em 2012, foi homenageada com o Diploma de Sócia Honorária da Casa do Ceará, em Brasília. Ainda, recebeu o prêmio Personalidade do Ano, em Nova York, outorgado pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, em 2008.

Homenagem

Na noite desta sexta-feira, 17, estava marcada uma homenagem da Federação do Comércio, Bens e Serviços do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), durante a solenidade de entrega da Medalha Clóvis Arrais Maia. Diante do falecimento, o evento foi cancelado. 

Fonte: O Povo Online



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps