Titãs é uma
banda de rock brasileira formada em São Paulo, na década de 1980. Ativa há mais de 25 anos, tornou-se uma das quatro
maiores bandas do Brock, ao lado de Legião Urbana, Os
Paralamas do Sucesso, e Barão Vermelho. Algumas de suas músicas de maior sucesso são Sonífera Ilha, Flores, Polícia, Família, Comida, O Pulso, Go Back, Domingo,Enquanto Houver Sol, Homem
Primata, Bichos Escrotos, Cabeça
Dinossauro, Prá Dizer Adeus, Marvin, AA UU, Epitáfio, Diversão, e a mais recente Porque Eu
Sei Que é Amor.
Formação e primeiros
trabalhos
A maioria dos
integrantes da banda se conheceu no Colégio Equipe, em São Paulo, no final da década
de 1970 e, a partir de uma
apresentação na Biblioteca Mário de Andrade no ano de 1981, passaram a fazer shows
em várias casas noturnas da cidade, com o nome Titãs do Iê-Iê.
Antes do surgimento dos
Titãs do Iê-Iê, os integrantes da banda já tocavam em vários grupos. Arnaldo
Antunes e Paulo Miklos eram partes da banda Performática; Nando Reis era
percussionista da banda Sossega Leão; Branco Mello, Marcelo Fromer e Tony
Bellotto formavam o Trio Mamão e as Mamonetes, no qual chegou a se apresentar
na televisão, num programa em que Wilson
Simonal, após a apresentação dos 3 garotos, disse que eles precisavam
evoluir, e que tinham um gosto mais moderno. Sérgio Britto e Marcelo Fromer
também chegaram a se apresentar no Chacrinha,
sendo "gongados" cantando a música "Eu Também Quero
Beijar", sucesso de Pepeu Gomes.
O primeiro show dos
ainda Titãs do Iê-Iê ocorreu no dia 28 de setembro de 1982, no SESC Pompeia,
descrito pelo hoje baixista e vocalista da banda Branco
Mello como uma "sessão
maldita", pois teria começado muito tarde, sendo esta após a meia-noite.
No início, a banda contava com visual extravagante, com penteados estranhos,
maquiagens e ternos coloridos, além de gravatas de bolinhas. Além disso, a
primeira formação contava com 9 integrantes, sendo eles Arnaldo
Antunes, Branco
Mello, Marcelo
Fromer, Nando Reis, Paulo
Miklos, Sérgio Britto, Tony
Belloto, Ciro Pessoa e André
Jung, dos quais 6 deles eram vocalistas. A rnaldo, Ciro e Branco eram
apenas vocalistas. Sérgio Britto cantava e tocava teclado em algumas músicas.
Paulo Miklos e Nando Reis se revezavam no baixo e cantavam, Tony e Marcelo
tocavam guitarra e violão respectivamente e André Jung tocava bateria.
O primeiro álbum
Em 1984, Ciro Pessoa decide
sair da banda e, logo após isso, assinam com a gravadora WEA e gravam seu primeiro disco, agora com
o nome oficial de Titãs,
retirando o iê-iê, que
causavam problemas na fala de apresentadores de rádio e casas de show, pois
sempre era confundido com Iê-Iê-Iê,
vertente da qual se originou a Jovem Guarda.
Nesse disco homônimo estão grandes sucessos da
banda como "Sonífera Ilha", que foi em 1984,a música mais tocada nas
rádios brasileiras, rendendo à banda diversas apresentações em programas do Raul Gil, Chacrinha,
entre outros.
Nesse mesmo disco, os Titãs colocaram nas rádios a
música "Toda cor", além de uma das mais importantes da
história da banda: Marvin.
Embora ela faça parte desse disco, não fez sucesso naquele momento, fato que
ocorreria quatro anos mais tarde, quando os Titãs lançaram uma versão mais
técnica e melhorada da música. O mesmo fato aconteceria com outra faixa do
disco, Go Back.
Sai André
Jung, entra Charles Gavin
Após um show no Rio de
Janeiro, no final de 1984, os Titãs decidiram
substituir o baterista André Jung por Charles Gavin.
Há tempos a banda não estava satisfeita com a forma com que André tocava e,
conforme a insatisfação com ele aumentava, crescia também a admiração por Charles Gavin,
baterista que estava naquele momento ensaiando com o RPM, e que também já tinha
feito parte do grupo Ira!. A notícia de que
seria substituído na banda não agradou André, pois ele pretendia passar o ano
novo com sua namorada no Rio de Janeiro e celebrar o sucesso da canção
"Sonífera Ilha". Com a decisão da banda, André voltou para São Paulo
e dois dias depois entrou para o grupo Ira!. Outro músico que não ficou
satisfeito foi Paulo Ricardo,
que descobriu que Charles Gavin tinha saído do RPM ao assistir um programa de
TV, que mostrava a preparação do Titãs para um show, já com Charles entre seus
integrantes. Este fato deixou um clima tenso entre o baixista e vocalista do
RPM e o novo baterista dos Titãs.
O disco Televisão
Os Titãs gravaram seu
segundo disco em 1985: o álbum Televisão, produzido por Lulu Santos,
também não fez grande sucesso mas serviu para colocar a faixa-título nas
rádios, além da música Insensível.
Os Titãs ainda não conseguiam colocar no disco todo o peso que a banda tinha em
palco e, além disso, a produção de Lulu Santos não agradou muito a banda. A ideia do
disco, de que cada faixa representasse um canal televisivo, também contribuiu
para o fato de que o disco não tivesse uma unidade maior.
Chegada ao
estrelato
Em novembro de 1985, Tony Bellotto e
Arnaldo Antunes foram presos (o primeiro por porte e o segundo por porte e tráfico de heroína).
Bellotto foi libertado sob fiança. Arnaldo Antunes, por sua vez, permaneceu
atrás das grades por mais tempo, sendo libertado após um mês.
O episódio teve um
grande impacto na banda. Ofertas de shows escassearam e os Titãs perderam sua
aura de "inocência" diante da mídia.
Após esses
acontecimentos, os Titãs entraram novamente em estúdio, cuja principal mudança
veio na parte da produção do disco, que ficou a cargo de Liminha, o principal produtor da época. As
relações entre a banda e o produtor não eram das melhores, devido a uma
declaração de Branco Mello de 1985 em que dizia que "todos os discos que
Liminha produzia pareciam iguais" e também "que era bom mesmo que
Liminha não produzisse a banda". O produtor, ao saber disso, não perdeu a
chance de jogar as declarações na cara da própria banda, antes de aceitar
assumir o projeto. Após o mal-entendido, o grupo e o produtor iniciaram uma
grande parceira, que também se repetiria nos próximos três discos da banda.
Liminha conseguiu fazer
com que a banda colocasse em disco todo o peso dos shows. Também foi o primeiro
produtor que realmente teve coragem de sugerir mudanças em algumas faixas,
coisa que até aquele momento a banda não aceitava.
Em junho de 1986 sai o disco Cabeça Dinossauro, o disco que mais tarde em 1997 seria considerado pela revista Bizz como o melhor disco de pop/rock
produzido no país. O disco trouxe a banda mais pesada e mais agressiva em suas
letras, com influência punk e letras contundentes que não poupavam
as principais instituições da sociedade brasileira ("Estado violência",
"Polícia", "Família" e "Igreja").
A canção "Igreja" chegou a causar discordância na banda:
enquanto a maior parte dos integrantes considerava a canção genial, Arnaldo
Antunes não se sentia bem com os versos "Eu não gosto de padre, eu não
gosto de madre, eu não gosto de frei... Eu não entro na igreja, não tenho
religião...". Também havia divergências religiosas entre dois integrantes:
Arnaldo sempre declarou acreditar em Deus, ao contrário do baixista Nando Reis
(autor da canção), que sempre se declarou ateu. Devido a isso, sempre que a
canção era tocada, o vocalista se retirava do palco, em um silencioso protesto.
Devido ao tom agressivo,
"Cabeça..." foi praticamente barrado nas rádios e na televisão, porém
a situação começava a mudar. Após um começo de turnê desapontador (shows para
30 ou menos pessoas), as apresentações cada vez mais agressivas passaram a atrair
milhares de pessoas.
O marketing espontâneo não demorou muito e, por
fim, os Titãs ganharam seu primeiro disco de ouro. Sem outra alternativa, as
emissoras se renderam ao sucesso e começaram a tocar. Algumas se davam ao luxo
de pagar multas para tocar as faixas censuradas, como "Bichos Escrotos".
Um novo
caminho
"Cabeça
Dinossauro" abriu várias portas para os Titãs. Além do aumento do
número de shows, do cachê e da atenção da mídia em cima do trabalho do grupo, a
última faixa do disco abriu portas para uma nova sonoridade que seria muito
utilizada no disco seguinte da banda. "O quê?", 13º faixa do
álbum, foi gravada de forma diferente das demais do disco. Nela foram
utilizados samplers,
além de bateria eletrônica. Sua gravação durou uma semana, e o resultado
agradou tanto à banda quanto aos fãs.
No centro
das atenções
Era dessa forma que os
Titãs estavam no ano de 1987. O último disco era
aclamado por público, crítica e artistas de várias estirpes da música, como Caetano
Veloso e Legião Urbana.
A glória e a descoberta
de novos caminhos sonoros estimularam a banda a entrar em estúdio para gravar
seu 4º disco, Jesus não tem dentes no país dos
banguelas. Curiosidade: os lados A e B do LP foram batizados de Lado
J e Lado T, para que o público não ouvisse automaticamente o lado onde estariam
apenas os grandes sucessos. A utilização de samplers e bateria eletrônica foi constante nas
primeiras 7 faixas do disco, causando grande revolução sonora. Dentre as faixas,
destacam-se a faixa-título, Diversão, Corações e mentes e Comida, enquanto as outras
seguiam a linha ditada pelo disco anterior, como em Lugar Nenhum, Nome aos Bois e Desordem.
O disco seguiu o ritmo
de vendas do disco anterior, e colocou de vez os Titãs entre as grandes bandas
nacionais, graças ao sucesso da parceria com Liminha. O produtor chegou a ser
considerado o "9º titãs", devido às participações em shows do grupo
paulista.
Após algumas
apresentações internacionais, a banda gravou ao vivo uma seleção de músicas
antigas e lançou o álbum "Go Back", em1988.
O auge da parceria
Titãs-Liminha consolidou-se em "Õ Blésq Blom", lançado em
setembro de 1989, uma das produções mais populares até então. Seus principais
sucessos eram "Miséria", "Flores", "O
Pulso" e "32 Dentes". Um dos destaques curiosos deste
trabalho foi a participação especial do casal de repentistas pernambucanos Mauro e Quitéria,
descobertos pela banda numa praia de Recife.
As
primeiras mudanças
Lançado em 1991, na baixa do mercado
fonográfico brasileiro oriunda da crise econômica do governo Fernando Collor de Mello, "Tudo ao
Mesmo Tempo Agora" foi um baque para os críticos, defensores
incondicionais da banda.
O disco marca uma
retomada da estética de "Cabeça Dinossauro", no entanto mais
cru, com mixagem irregular e canções escatológicas. Num arroubo de confiança,
os próprios integrantes produziram o disco e o fracasso comercial do trabalho
foi possivelmente o estopim para a saída de Arnaldo
Antunes, que passou a se dedicar a uma carreira solo.
"Titanomaquia"
de 1993 continuou o trabalho anterior, com uma
instrumentação "pesada" e letras escatológicas, mas com a novidade de
contar com a produção de Jack Endino,
produtor de bandas importantes como o Nirvana, Soundgarden e Skunkworks,
3° álbum solo de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden.
A mídia se mostrou mais receptiva, mas as vendagens continuaram modestas.
Inicio da
nova fase
Após passar o ano de 1994 de férias, os Titãs voltaram em 1995 para lançar um novo disco. Domingo trouxe um Titãs menos escatológico,
porém com um som ainda pesado. O disco serviu para que a banda acabasse com os
rumores de que iria se separar. Nesse disco, os Titãs fizeram sua primeira cover.
A Era
Acústico MTV
Em 1997, para comemorar os 15
anos de carreira, a banda aceitou participar do projeto Acústico MTV.
O CD e vídeo, gravado no Teatro João Caetano, no Rio de
Janeiro, chegou ao impressionante número de 1,7 milhões de cópias,
mostrando um lado desconhecido do grupo: os sete integrantes, junto com o
produtor Liminha, tocando instrumentos desplumados, em ritmo menos barulhento.
Além de ser o Acústico
mais vendido do Brasil, também contou com grupos de cordas e metais. O disco
também trouxe várias participações especiais: o cantor argentino Fito Paez e o reggaeman Jimmy Cliff,
além das cantoras Marisa Monte, Marina Lima e Rita Lee.
As duas últimas, gravaram sua participação em estúdio. Destaque
também para o ex-titã Arnaldo
Antunes, que também participou do disco na canção "O
Pulso". Para a crítica e maioria dos antigos fãs, esse foi o último disco
considerado bom da banda. O sucesso do disco foi bastante refletido nos dois
discos seguintes.
Novos fãs,
novas críticas
Aproveitando-se do
sucesso do disco anterior, a banda lançou em 1998 Volume Dois,
uma espécie de continuação do "Acústico", com releituras de outros
sucessos e faixas inéditas. Entre os principais destaques estavam as inéditas Sua Impossível Chance e Amanhã
Não Se Sabe e a releitura de Insensível, do segundo disco da
banda. Porém, o boom veio com a regravação de É Preciso Saber Viver, um
antigo sucesso de Roberto
Carlos, que consolidou o ótimo desempenho do álbum, que chegou a 800
mil cópias. A crítica mostrou-se menos receptiva, chegando a alegar que a banda
teria se vendido ao mercado.
A banda recebeu o Troféu
Imprensa do mesmo ano,
como Melhor Conjunto Musical de 1998.
Em 1999, veio o disco As Dez Mais, o primeiro
trabalho inteiramente não-autoral. Com dez faixas, sendo regravações de
cantores como Tim Maia, Roberto
Carlos e Raul Seixas,
e bandas como Legião Urbana e Ultraje a
Rigor.
"As Dez Mais"
também teve sucesso de vendas, com 500 mil cópias, porém a crítica reviveu sua
virulência dos tempos de Tudo Ao Mesmo Tempo Agora. A maior parte
das críticas foi contra a regravação de Pelados
Em Santos, sucesso dos Mamonas Assassinas que ajudou a alavancar as vendas dos
Titãs. Outros também disseram novamente que a banda havia "se
vendido" ao mercado.
A morte de
Marcelo Fromer
Em 2001, os Titãs
assinaram com a Abril Music e estavam prestes a iniciar a gravação de mais um
trabalho. Porém, no dia 11 de Junho de 2001, o guitarrista
Marcelo Fromer foi atropelado por uma moto em São Paulo e morreu dois
dias depois.
Pensou-se na época que a
morte de Fromer seria o fim da banda. João Augusto, então diretor da Abril
Music, chegou a declarar que concordaria com qualquer decisão, caso a banda
anunciasse uma possível separação. Porém, eles decidiram seguir em frente.
A vida sem
Fromer
Fromer era o responsável
pela guitarra base da banda. Com o início das gravações de A Melhor
Banda de Todos os Tempos da Última Semana, houve dúvidas sobre a
gravação: Tony Bellotto, guitarrista solo, pensou em gravar todas as guitarras
do disco, porém mudou de ideia. Chegou-se a propor que Paulo Miklos e Branco
Mello se revezassem no instrumento, porém a decisão final foi convidar o músico
Emerson
Villani, que já tinha tocado com a banda durante alguns shows e
turnês, inclusive substituindo Marcelo no ano de 1998, quando ele foi
convidado para comentar a Copa do Mundo FIFA de 1998 pelo canal Spor TV.
O repertório permaneceu
inalterado: as 16 faixas já haviam sido escolhidas antes da morte de Fromer.
Seus principais sucessos
foram as canções "A Melhor
Banda de Todos os Tempos da Última Semana", "O Mundo É Bão, Sebastião! ",
"Isso"
e "Epitáfio". Esta última foi o maior sucesso
dos Titãs em 2002.
Agenda cheia, grandes
premiações, grande sucesso, porém uma pessoa não estava em sintonia com as
alegrias e ambições futuras da banda.
A saída de
Nando Reis
Nando Reis, o baixista,
declarou em 2002 que não se sentia preparado para gravar mais um disco com a
banda, alegando que as mortes do guitarrista Marcelo Fromer e também da cantora Cássia Eller,
grande amiga do músico, ainda o abalavam muito.
Na ocasião, a saída foi
oficializada, ainda que o baixista nunca tenha dito aos companheiros que estava
pulando fora. O processo de separação já existia desde 1993, quando Nando não
conseguiu se adaptar ao estilo pesado do disco Titanomaquia,
ao mesmo tempo em que gravava com artistas da MPB.
No dia 9 de setembro, a
banda e o músico lançaram comunicados no site oficial falando sobre as razões
da separação.
Agora um
quinteto
Em 2003, os Titãs
lançaram o disco Como estão vocês?. O disco não vendeu tanto
quanto o último, porém seguiu a linha pop/rock, que a banda assumira no disco
anterior. O álbum conseguiu emplacar quatro sucessos, "Eu não sou um
bom lugar", "Enquanto houver sol", "Provas de
amor" e "Vou duvidar".
Recentemente, em 2005,
lança o quarto disco ao vivo de sua história, e o primeiro gravado no Brasil,
"MTV Ao Vivo", com algumas músicas dos 25 anos de história da banda e
com as inéditas "Vossa Excelência" (composta em meio ao Escândalo do Mensalão), "Anjo
Exterminador" e "O Inferno São Os Outros".
É inegável que os Titãs,
graças a seus discos clássicos da segunda metade dos anos 1980, têm lugar de
destaque na história da música popular brasileira da segunda metade do século XX,
bem como continuam influenciando bandas contemporâneas.
Jovens artistas
brasileiros que se destacam por seu conteúdo "engajado" e letras
"inconformistas" são também corriqueiramente associados aos Titãs,
principalmente da fase Cabeça Dinossauro.
Em 2007, os Titãs
completam 25 anos de carreira, comemorados com uma série de shows junto com os Paralamas do Sucesso, que também completam
25 anos de carreira. A série de shows, que se estendeu pelo ano de 2008,
culminou em um espetáculo realizado na Marina da Glória, Rio de
Janeiro, em janeiro de 2008, e lançado em CD e DVD intitulado Paralamas e Titãs: Juntos e Ao Vivo.
Em 2009, Branco Mello
confirma no site oficial dos Titãs a estreia, em fevereiro, do filme A Vida Até Parece uma Festa.
Exibido no circuito paulistano, o filme dirigido por Branco Mello e Oscar
Rodrigues Alves recebeu elogios da crítica especializada; especialmente da
Revista Veja que deu três estrelas para o documentário. No dia 01º de Outubro
de 2009, o documentário é eleito o melhor do ano na categoria
Filme/Documentário de música do VMB.
Novos
projetos
Após 6 anos sem lançar
um disco de estúdio (o mais longo período da carreira da banda), na primeira
quinzena de junho de 2009 foi lançado Sacos
Plásticos, produzidos por Rick Bonadio e lançado por sua gravadora, a Arsenal Music (com distribuição da Universal
Music). O disco marca a entrada da banda em um novo selo, depois de
seis anos pela Sony BMG.
Bonadio ficou conhecido
por produzir bandas de hardcore, popcore e, recentemente, emocore, como as
bandas Charlie Brown
Jr., Tihuana, CPM 22, Hateen, NX Zero, Fresno, Strike entre outras. Além disto, também foi
produtor dos extintos Ira! (nos álbuns Acústico MTV eInvisível DJ)
e Mamonas Assassinas (sendo apelidado por eles de
"Creuzebek").
Os dois primeiros
singles do disco são "Antes de Você" e "Porque Eu Sei Que é
Amor", ambas na voz de Paulo Miklos. As canções foram incluídas nas
trilhas sonoras de duas telenovelas da Rede Globo: Caras &
Bocas (19h) e Cama de Gato (18h), respectivamente. A trama das
18h ainda tem como tema de abertura "Pelo Avesso", do disco Como Estão Vocês? (2003), na voz de Sérgio Britto.
A banda dispensou seus
músicos de apoio, tornando-se apenas um quinteto. Branco Mello, vocalista,
assume o baixo em definitivo (em outras turnês, Branco tocava apenas em algumas
músicas). Sérgio Britto, tecladista e vocalista, também se dividem entre o
teclado e o baixo. O também vocalista Paulo Miklos, por sua vez, assume a
guitarra rítmica. Tony Bellotto e Charles Gavin continuam como, respectivamente,
guitarrista solo e baterista.
Sacos Plásticos foi o
disco da banda que contou com o maior número de videoclipes em toda a história
dos Titãs. Ao todo, foram 5 clipes;Antes de Você, Porque Eu Sei Que é Amor, A Estrada, Amor Por Dinheiro e Quanto
Tempo (a ser dirigido pela
atriz Malu Mader,
esposa de Tony Bellotto).
Saída de
Charles Gavin e turnê Sacos Plásticos
No dia 12 de fevereiro
de 2010, os Titãs anunciaram em seu site oficial que o baterista Charles Gavin
estaria deixando a banda por motivos pessoais.[2] Os outros quatro músicos continuarão
com seus compromissos relacionados à turnê do álbum Sacos Plásticos, e o baterista
contratado para acompanhar a banda é Mario Fabre. Segundo o guitarrista Tony Bellotto,
Charles Gavin saiu da banda porque "É difícil envelhecer num grupo de rock".
Dias após a esse
comunicado, Gavin disse em entrevista, que sua saída já estava acertada desde a
pré-produção do álbum Sacos
Plásticos e durante a turnê com Os Paralamas do Sucesso. Um dos problemas
de Charles, foram sintomas de pânico e depressão, além do grande desgaste de 25
anos de turnês. Gavin pensou em se licenciar durante a Sacos Plásticos Tour (2009-2010), mas disse que não dava
pra ficar longe dos Titãs com tantos compromissos.
[Rock In Rio IV, Futuras Instalações e 30 Anos de Carreira
No dia 23 de
Setembro de 2011, ao lado d'Os Paralamas do Sucesso, a banda
participou do show de abertura da quarta edição do Rock in Rio,
no palco princial. O show contou com a abertura de Milton
Nascimento, ao lado de Tony Belloto e da Orquestra Sinfônica Brasileira,
tocando Love Of My Life,
do Queen. O show também
contou com a participação de Maria Gadú.
No dia 2 de Outubro de 2011, a banda se
apresentou no palco sunset do festival ao lado da banda portuguêsa Xutos & Pontapés.
Logo após a essas
apresentações, é encerrada a Sacos
Plásticos Tour, que durou dois anos e deu lugar ao novo show Futuras Instalações. A nova
turnê nada mais é que um teste para novas canções que estarão no novo álbum da
banda, previsto para 2012, além da banda tocar
alguns clássicos.
Além do novo álbum e da
nova turnê, está previsto para 2012, uma turnê comemorativa de 30 Anos de
Carreira, com a presença de Arnaldo
Antunes, Nando Reis e Charles Gavin,
ex-integrantes da formação clássica dos Titãs
Formação atual
§
Branco Mello - vocal e baixo
§
Paulo Miklos - vocal e guitarra
§
Sérgio Britto - vocal, teclado,
e baixo
§
Tony Bellotto - guitarra
Músico de apoio
§
Mario
Fabre - bateria (2010-presente)
Ex-integrantes
§
André Jung - bateria (1982 – 1985)
§
Arnaldo
Antunes - vocal (1981 – 1992)
§
Charles Gavin - bateria e percussão (1985 – 2010)
§
Ciro Pessoa - vocal (1981 – 1983)
§
Marcelo
Fromer - guitarra (1981 – 2001)
§
Nando Reis - vocal e baixo (1981 – 2002)
Ex-músicos de apoio
§
Liminha - Violão e Baixo
acústico - Turnê
"Acústico MTV" (1997-1998)
§
Emerson
Villani - guitarra,
violão e vocais - Turnês "Volume Dois"
(1998-1999), "A Melhor Banda", "Como Estão Vocês" e
"Ao Vivo" (2001-2006)
§
Marco
Lobo - Percussão - Turnê "A Melhor Banda"
(2001-2003)
§
Lee Marcucci - baixo - Turnês "A Melhor Banda",
"Como Estão Vocês" e "Ao Vivo" (2002-2009)
Discografia
Álbuns
§ 1984 - Titãs
§ 1985 - Televisão
§ 1986 - Cabeça Dinossauro
§ 1987 - Jesus Não Tem Dentes no País dos
Banguelas
§ 1988 - Go Back (ao vivo)
§ 1989 - Õ Blésq Blom
§ 1991 - Tudo ao Mesmo Tempo Agora
§ 1993 - Titanomaquia
§ 1994 - 84 94 (Um)
§ 1994 - 84 94 (Dois)
§ 1995 - Domingo
§ 1997 - Acústico MTV Titãs (ao vivo)
§ 1998 - Volume Dois
§ 1999 - As Dez Mais
§ 1999 - Sempre Livre
Mix - Titãs e Paralamas Juntos ao Vivo
§ 2001 - A Melhor
Banda de Todos os Tempos da Última Semana
§ 2003 - Como Estão Vocês?
§ 2005 - MTV ao vivo Titãs
§ 2008 - Paralamas e Titãs Juntos e Ao Vivo
§ 2009 - Sacos
Plásticos
Turnês
A banda faz shows desde 1983, porém apenas no auge, quando
lançado o disco Cabeça
Dinossauro, começou a fazer shows a nível nacional, em todas as regiões do
Brasil. A turnê de maior duração até hoje na história da banda foi também a de
maior público, a Turnê MTV Ao Vivo, que
teve quase quatro anos completos de duração
§ 1986-1987 - Turnê Cabeça Dinossauro
§ 1987-1988 - Turnê Jesus Não Tem Dentes
§ 1988-1989 - Turnê Go Back
§ 1989-1991 - Õ Blesq Blom tour
§ 1991-1993 - TAMTA Tour
§ 1993-1995 - Turnê Titanomaquia
§ 1995-1997 - Turnê Domingo
§ 1997-1998 - Turnê Acústica
§ 1998-1999 - Volume Dois Tour
§ 1999-2001 - Turnê As Dez Mais
§ 2001-2003 - Turnê A Melhor Banda
§ 2003-2005 - Turnê Como Estão Vocês
§ 2005-2009 - Turnê MTV Ao Vivo
§ 2009-2011 - Sacos Plásticos Tour
§ 2011-atualmente - Futuras Instalações Tour
Outras Turnês:
§ 2007-2010 - Turnê
Paralamas e Titãs - Juntos e Ao Vivo
DVDs
§ 1997 - Acústico MTV Titãs
§ 1998 - Volume Dois: Ao Vivo
§ 2002 - Luau MTV
Titãs
§ 2005 - MTV ao vivo Titãs
§ 2008 - Paralamas e Titãs Juntos e Ao Vivo
Titãs por
outros artistas
: Titãs
regravados por outros artistas
Os Titãs são uma das bandas nacionais que mais foram
regravadas. Abaixo algumas regravações feitas por outros artistas.
§
Comida por Marisa Monte,Maria
Bethânia e pelo Exaltasamba
§
Sonífera ilha por Moraes
Moreira, Adriana Calcanhotto, Marauê, Blitz e pelo Pato Fu
§
Família pelo grupo Molejo e grupo Planta e Raiz
§
Marvin pelo grupo Jeito Moleque e pelo Biquini
Cavadão
§
Estado Violência também pelo Biquini
Cavadão
§
Epitáfio por Fábio Júnior e por Nasi (ex-Ira!)
§
Amanhã não se sabe e Go
back pela banda LS Jack
§
Go back por Só pra Contrariar
§
Go back (versão em espanhol) pelos Paralamas do Sucesso e na parceria Babado novo e CPM 22 para o estúdio Coca Cola
§
Disneylândia pelo cantor uruguaio Jorge Drexler
§
Agora, Miséria e Comida pela cantora Maria
Bethânia
§
Miséria" por Adriana Calcanhotto
§
Comida" por Ney
Matogrosso
§
Bichos Escrotos por Cássia Eller
§
Polícia pelo Sepultura
Prêmios
§
Troféu
Imprensa
§ 1987, 1988, 1997, 1998 "Melhor conjunto"
1997,
"Melhor música" com Pra Dizer Adeus
§
Prêmio Bizz "Revista Bizz"
§ 1986 "Melhor disco" Cabeça Dinossauro
§ 1987 "Melhor grupo",
"Melhor disco" Jesus Não Tem
Dentes No País Dos Banguelas
§ 1988 "Melhor grupo"
§ 1989 "Melhor grupo",
"Melhor disco" Õ Blésq Blom
§ 1997 "Melhor grupo"
§ 1998 "Melhor grupo",
"Melhor show", "Melhor disco" Volume Dois
§
Prêmio Multishow de Música Brasileira
§ 1998 "Melhor grupo",
"Melhor Show", "Melhor disco" Acústico MTV Titãs,
§ 1999 "Melhor grupo",
"Melhor música" É Preciso Saber Viver, "Melhor
disco" Volume Dois.
§ 2000 "Melhor instrumentista" Tony Bellotto
§ 2002 "Melhor grupo"
§
MTV Vídeo
Music Awards Brasil
§ 1990 "Melhor videoclipe" Flores,
§ 1993 "Melhor videoclipe" Será que é
isso o que eu necessito?
§
VMB "MTV"
§ 2002 "Melhor clipe de rock",
"Melhor clipe do ano", "Escolha da Audiência" Epitáfio
§ 2009 "Melhor Filme/Documentário
musical", Titãs - A Vida Até Parece Uma Festa
§
Prêmio Tim de Música
§ 2004 "Melhor grupo"
categoria Pop/Rock
§
Grammy Latino
§ 2009 "Melhor álbum"
categoria Rock Em 1984, Ciro Pessoa decide
sair da banda e, logo após isso, assinam com a gravadora WEA e gravam seu primeiro disco, agora com
o nome oficial de Titãs,
retirando o iê-iê, que
causavam problemas na fala de apresentadores de rádio e casas de show, pois
sempre era confundido com Iê-Iê-Iê,
vertente da qual se originou a Jovem Guarda.
Nesse disco homônimo estão grandes sucessos da
banda como "Sonífera Ilha", que foi em 1984,a música mais tocada nas
rádios brasileiras, rendendo à banda diversas apresentações em programas do Raul Gil, Chacrinha,
entre outros.
Nesse mesmo disco, os Titãs colocaram nas rádios a
música "Toda cor", além de uma das mais importantes da
história da banda: Marvin.
Embora ela faça parte desse disco, não fez sucesso naquele momento, fato que
ocorreria quatro anos mais tarde, quando os Titãs lançaram uma versão mais
técnica e melhorada da música. O mesmo fato aconteceria com outra faixa do
disco, Go Back.
Sai André
Jung, entra Charles Gavin
Após um show no Rio de
Janeiro, no final de 1984, os Titãs decidiram
substituir o baterista André Jung por Charles Gavin.
Há tempos a banda não estava satisfeita com a forma com que André tocava e,
conforme a insatisfação com ele aumentava, crescia também a admiração por Charles Gavin,
baterista que estava naquele momento ensaiando com o RPM, e que também já tinha
feito parte do grupo Ira!. A notícia de que
seria substituído na banda não agradou André, pois ele pretendia passar o ano
novo com sua namorada no Rio de Janeiro e celebrar o sucesso da canção
"Sonífera Ilha". Com a decisão da banda, André voltou para São Paulo
e dois dias depois entrou para o grupo Ira!. Outro músico que não ficou
satisfeito foi Paulo Ricardo,
que descobriu que Charles Gavin tinha saído do RPM ao assistir um programa de
TV, que mostrava a preparação do Titãs para um show, já com Charles entre seus
integrantes. Este fato deixou um clima tenso entre o baixista e vocalista do
RPM e o novo baterista dos Titãs.
O disco Televisão
Os Titãs gravaram seu
segundo disco em 1985: o álbum Televisão, produzido por Lulu Santos,
também não fez grande sucesso mas serviu para colocar a faixa-título nas
rádios, além da música Insensível.
Os Titãs ainda não conseguiam colocar no disco todo o peso que a banda tinha em
palco e, além disso, a produção de Lulu Santos não agradou muito a banda. A ideia do
disco, de que cada faixa representasse um canal televisivo, também contribuiu
para o fato de que o disco não tivesse uma unidade maior.
Chegada ao
estrelato
Em novembro de 1985, Tony Bellotto e
Arnaldo Antunes foram presos (o primeiro por porte e o segundo por porte e tráfico de heroína).
Bellotto foi libertado sob fiança. Arnaldo Antunes, por sua vez, permaneceu
atrás das grades por mais tempo, sendo libertado após um mês.
O episódio teve um
grande impacto na banda. Ofertas de shows escassearam e os Titãs perderam sua
aura de "inocência" diante da mídia.
Após esses
acontecimentos, os Titãs entraram novamente em estúdio, cuja principal mudança
veio na parte da produção do disco, que ficou a cargo de Liminha, o principal produtor da época. As
relações entre a banda e o produtor não eram das melhores, devido a uma
declaração de Branco Mello de 1985 em que dizia que "todos os discos que
Liminha produzia pareciam iguais" e também "que era bom mesmo que
Liminha não produzisse a banda". O produtor, ao saber disso, não perdeu a
chance de jogar as declarações na cara da própria banda, antes de aceitar
assumir o projeto. Após o mal-entendido, o grupo e o produtor iniciaram uma
grande parceira, que também se repetiria nos próximos três discos da banda.
Liminha conseguiu fazer
com que a banda colocasse em disco todo o peso dos shows. Também foi o primeiro
produtor que realmente teve coragem de sugerir mudanças em algumas faixas,
coisa que até aquele momento a banda não aceitava.
Em junho de 1986 sai o disco Cabeça Dinossauro, o disco que mais tarde em 1997 seria considerado pela revista Bizz como o melhor disco de pop/rock
produzido no país. O disco trouxe a banda mais pesada e mais agressiva em suas
letras, com influência punk e letras contundentes que não poupavam
as principais instituições da sociedade brasileira ("Estado violência",
"Polícia", "Família" e "Igreja").
A canção "Igreja" chegou a causar discordância na banda:
enquanto a maior parte dos integrantes considerava a canção genial, Arnaldo
Antunes não se sentia bem com os versos "Eu não gosto de padre, eu não
gosto de madre, eu não gosto de frei... Eu não entro na igreja, não tenho
religião...". Também havia divergências religiosas entre dois integrantes:
Arnaldo sempre declarou acreditar em Deus, ao contrário do baixista Nando Reis
(autor da canção), que sempre se declarou ateu. Devido a isso, sempre que a
canção era tocada, o vocalista se retirava do palco, em um silencioso protesto.
Devido ao tom agressivo,
"Cabeça..." foi praticamente barrado nas rádios e na televisão, porém
a situação começava a mudar. Após um começo de turnê desapontador (shows para
30 ou menos pessoas), as apresentações cada vez mais agressivas passaram a atrair
milhares de pessoas.
O marketing espontâneo não demorou muito e, por
fim, os Titãs ganharam seu primeiro disco de ouro. Sem outra alternativa, as
emissoras se renderam ao sucesso e começaram a tocar. Algumas se davam ao luxo
de pagar multas para tocar as faixas censuradas, como "Bichos Escrotos".
O disco Cabeça Dinossauro é um dos mais famosos deles.
Um novo
caminho
"Cabeça
Dinossauro" abriu várias portas para os Titãs. Além do aumento do
número de shows, do cachê e da atenção da mídia em cima do trabalho do grupo, a
última faixa do disco abriu portas para uma nova sonoridade que seria muito
utilizada no disco seguinte da banda. "O quê?", 13º faixa do
álbum, foi gravada de forma diferente das demais do disco. Nela foram
utilizados samplers,
além de bateria eletrônica. Sua gravação durou uma semana, e o resultado
agradou tanto à banda quanto aos fãs.
No centro
das atenções
Era dessa forma que os
Titãs estavam no ano de 1987. O último disco era
aclamado por público, crítica e artistas de várias estirpes da música, como Caetano
Veloso e Legião Urbana.
A glória e a descoberta
de novos caminhos sonoros estimularam a banda a entrar em estúdio para gravar
seu 4º disco, Jesus não tem dentes no país dos
banguelas. Curiosidade: os lados A e B do LP foram batizados de Lado
J e Lado T, para que o público não ouvisse automaticamente o lado onde estariam
apenas os grandes sucessos. A utilização de samplers e bateria eletrônica foi constante nas
primeiras 7 faixas do disco, causando grande revolução sonora. Dentre as faixas,
destacam-se a faixa-título, Diversão, Corações e mentes e Comida, enquanto as outras
seguiam a linha ditada pelo disco anterior, como em Lugar Nenhum, Nome aos Bois e Desordem.
O disco seguiu o ritmo
de vendas do disco anterior, e colocou de vez os Titãs entre as grandes bandas
nacionais, graças ao sucesso da parceria com Liminha. O produtor chegou a ser
considerado o "9º titãs", devido às participações em shows do grupo
paulista.
Após algumas
apresentações internacionais, a banda gravou ao vivo uma seleção de músicas
antigas e lançou o álbum "Go Back", em1988.
O auge da parceria
Titãs-Liminha consolidou-se em "Õ Blésq Blom", lançado em
setembro de 1989, uma das produções mais populares até então. Seus principais
sucessos eram "Miséria", "Flores", "O
Pulso" e "32 Dentes". Um dos destaques curiosos deste
trabalho foi a participação especial do casal de repentistas pernambucanos Mauro e Quitéria,
descobertos pela banda numa praia de Recife.
As
primeiras mudanças
Lançado em 1991, na baixa do mercado
fonográfico brasileiro oriunda da crise econômica do governo Fernando Collor de Mello, "Tudo ao
Mesmo Tempo Agora" foi um baque para os críticos, defensores
incondicionais da banda.
O disco marca uma
retomada da estética de "Cabeça Dinossauro", no entanto mais
cru, com mixagem irregular e canções escatológicas. Num arroubo de confiança,
os próprios integrantes produziram o disco e o fracasso comercial do trabalho
foi possivelmente o estopim para a saída de Arnaldo
Antunes, que passou a se dedicar a uma carreira solo.
"Titanomaquia"
de 1993 continuou o trabalho anterior, com uma
instrumentação "pesada" e letras escatológicas, mas com a novidade de
contar com a produção de Jack Endino,
produtor de bandas importantes como o Nirvana, Soundgarden e Skunkworks,
3° álbum solo de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden.
A mídia se mostrou mais receptiva, mas as vendagens continuaram modestas.
Inicio da
nova fase
Após passar o ano de 1994 de férias, os Titãs voltaram em 1995 para lançar um novo disco. Domingo trouxe um Titãs menos escatológico,
porém com um som ainda pesado. O disco serviu para que a banda acabasse com os
rumores de que iria se separar. Nesse disco, os Titãs fizeram sua primeira cover.
A Era
Acústico MTV
Em 1997, para comemorar os 15
anos de carreira, a banda aceitou participar do projeto Acústico MTV.
O CD e vídeo, gravado no Teatro João Caetano, no Rio de
Janeiro, chegou ao impressionante número de 1,7 milhões de cópias,
mostrando um lado desconhecido do grupo: os sete integrantes, junto com o
produtor Liminha, tocando instrumentos desplumados, em ritmo menos barulhento.
Além de ser o Acústico
mais vendido do Brasil, também contou com grupos de cordas e metais. O disco
também trouxe várias participações especiais: o cantor argentino Fito Paez e o reggaeman Jimmy Cliff,
além das cantoras Marisa Monte, Marina Lima e Rita Lee.
As duas últimas, gravaram sua participação em estúdio. Destaque
também para o ex-titã Arnaldo
Antunes, que também participou do disco na canção "O
Pulso". Para a crítica e maioria dos antigos fãs, esse foi o último disco
considerado bom da banda. O sucesso do disco foi bastante refletido nos dois
discos seguintes.
Novos fãs,
novas críticas
Aproveitando-se do
sucesso do disco anterior, a banda lançou em 1998 Volume Dois,
uma espécie de continuação do "Acústico", com releituras de outros
sucessos e faixas inéditas. Entre os principais destaques estavam as inéditas Sua Impossível Chance e Amanhã
Não Se Sabe e a releitura de Insensível, do segundo disco da
banda. Porém, o boom veio com a regravação de É Preciso Saber Viver, um
antigo sucesso de Roberto
Carlos, que consolidou o ótimo desempenho do álbum, que chegou a 800
mil cópias. A crítica mostrou-se menos receptiva, chegando a alegar que a banda
teria se vendido ao mercado.
A banda recebeu o Troféu
Imprensa do mesmo ano,
como Melhor Conjunto Musical de 1998.
Em 1999, veio o disco As Dez Mais, o primeiro
trabalho inteiramente não-autoral. Com dez faixas, sendo regravações de
cantores como Tim Maia, Roberto
Carlos e Raul Seixas,
e bandas como Legião Urbana e Ultraje a
Rigor.
"As Dez Mais"
também teve sucesso de vendas, com 500 mil cópias, porém a crítica reviveu sua
virulência dos tempos de Tudo Ao Mesmo Tempo Agora. A maior parte
das críticas foi contra a regravação de Pelados
Em Santos, sucesso dos Mamonas Assassinas que ajudou a alavancar as vendas dos
Titãs. Outros também disseram novamente que a banda havia "se
vendido" ao mercado.
A morte de
Marcelo Fromer
Em 2001, os Titãs
assinaram com a Abril Music e estavam prestes a iniciar a gravação de mais um
trabalho. Porém, no dia 11 de Junho de2001, o guitarrista
Marcelo Fromer foi atropelado por uma moto em São Paulo e morreu dois
dias depois.
Pensou-se na época que a
morte de Fromer seria o fim da banda. João Augusto, então diretor da Abril
Music, chegou a declarar que concordaria com qualquer decisão, caso a banda
anunciasse uma possível separação. Porém, eles decidiram seguir em frente.
A vida sem
Fromer
Fromer era o responsável
pela guitarra base da banda. Com o início das gravações de A Melhor
Banda de Todos os Tempos da Última Semana, houve dúvidas sobre a
gravação: Tony Bellotto, guitarrista solo, pensou em gravar todas as guitarras
do disco, porém mudou de ideia. Chegou-se a propor que Paulo Miklos e Branco
Mello se revezassem no instrumento, porém a decisão final foi convidar o músico
Emerson
Villani, que já tinha tocado com a banda durante alguns shows e
turnês, inclusive substituindo Marcelo no ano de 1998, quando ele foi
convidado para comentar a Copa do Mundo FIFA de 1998 pelo canal SporTV.
O repertório permaneceu
inalterado: as 16 faixas já haviam sido escolhidas antes da morte de Fromer.
Seus principais sucessos
foram as canções "A Melhor
Banda de Todos os Tempos da Última Semana", "O Mundo É Bão, Sebastião! ",
"Isso"
e "Epitáfio". Esta última foi o maior sucesso
dos Titãs em 2002.
Agenda cheia, grandes
premiações, grande sucesso, porém uma pessoa não estava em sintonia com as
alegrias e ambições futuras da banda.
A saída de
Nando Reis
Nando Reis, o baixista,
declarou em 2002 que não se sentia preparado para gravar mais um disco com a
banda, alegando que as mortes do guitarrista Marcelo Fromer e também da cantora Cássia Eller,
grande amiga do músico, ainda o abalavam muito.
Na ocasião, a saída foi
oficializada, ainda que o baixista nunca tenha dito aos companheiros que estava
pulando fora. O processo de separação já existia desde 1993, quando Nando não
conseguiu se adaptar ao estilo pesado do disco Titanomaquia,
ao mesmo tempo em que gravava com artistas da MPB.
No dia 9 de setembro, a
banda e o músico lançaram comunicados no site oficial falando sobre as razões
da separação.
Agora um
quinteto
Em 2003, os Titãs
lançaram o disco Como estão vocês?. O disco não vendeu tanto
quanto o último, porém seguiu a linha pop/rock, que a banda assumira no disco
anterior. O álbum conseguiu emplacar quatro sucessos, "Eu não sou um
bom lugar", "Enquanto houver sol", "Provas de
amor" e "Vou duvidar".
Recentemente, em 2005,
lança o quarto disco ao vivo de sua história, e o primeiro gravado no Brasil,
"MTV Ao Vivo", com algumas músicas dos 25 anos de história da banda e
com as inéditas "Vossa Excelência" (composta em meio ao Escândalo do Mensalão), "Anjo
Exterminador" e "O Inferno São Os Outros".
É inegável que os Titãs,
graças a seus discos clássicos da segunda metade dos anos 1980, têm lugar de
destaque na história da música popular brasileira da segunda metade do século XX,
bem como continuam influenciando bandas contemporâneas.
Jovens artistas
brasileiros que se destacam por seu conteúdo "engajado" e letras
"inconformistas" são também corriqueiramente associados aos Titãs,
principalmente da fase Cabeça Dinossauro.
Em 2007, os Titãs
completam 25 anos de carreira, comemorados com uma série de shows junto com os Paralamas do Sucesso, que também completam
25 anos de carreira. A série de shows, que se estendeu pelo ano de 2008,
culminou em um espetáculo realizado na Marina da Glória, Rio de
Janeiro, em janeiro de 2008, e lançado em CD e DVD intitulado Paralamas e Titãs: Juntos e Ao Vivo.
Em 2009, Branco Mello
confirma no site oficial dos Titãs a estreia, em fevereiro, do filme A Vida Até Parece uma Festa.
Exibido no circuito paulistano, o filme dirigido por Branco Mello e Oscar
Rodrigues Alves recebeu elogios da crítica especializada; especialmente da
Revista Veja que deu três estrelas para o documentário. No dia 01º de Outubro
de 2009, o documentário é eleito o melhor do ano na categoria
Filme/Documentário de música do VMB.
Novos
projetos
Após 6 anos sem lançar
um disco de estúdio (o mais longo período da carreira da banda), na primeira
quinzena de junho de 2009 foi lançado Sacos
Plásticos, produzidos por Rick Bonadio e lançado por sua gravadora, a Arsenal Music (com distribuição da Universal
Music). O disco marca a entrada da banda em um novo selo, depois de
seis anos pela Sony BMG.
Bonadio ficou conhecido
por produzir bandas de hardcore, popcore e, recentemente, emocore, como as
bandas Charlie Brown
Jr., Tihuana,CPM 22, Hateen, NX Zero, Fresno, Strike entre outras. Além disto, também foi
produtor dos extintos Ira! (nos álbuns Acústico MTV eInvisível DJ)
e Mamonas Assassinas (sendo apelidado por eles de
"Creuzebek").
Os dois primeiros
singles do disco são "Antes de Você" e "Porque Eu Sei Que é
Amor", ambas na voz de Paulo Miklos. As canções foram incluídas nas
trilhas sonoras de duas telenovelas da Rede Globo: Caras &
Bocas (19h) e Cama de Gato (18h), respectivamente. A trama das
18h ainda tem como tema de abertura "Pelo Avesso", do disco Como Estão Vocês? (2003), na voz de Sérgio Britto.
A banda dispensou seus
músicos de apoio, tornando-se apenas um quinteto. Branco Mello, vocalista,
assume o baixo em definitivo (em outras turnês, Branco tocava apenas em algumas
músicas). Sérgio Britto, tecladista e vocalista, também se dividem entre o
teclado e o baixo. O também vocalista Paulo Miklos, por sua vez, assume a
guitarra rítmica. Tony Bellotto e Charles Gavin continuam como, respectivamente,
guitarrista solo e baterista.
Sacos Plásticos foi o
disco da banda que contou com o maior número de videoclipes em toda a história
dos Titãs. Ao todo, foram 5 clipes;Antes de Você, Porque Eu Sei Que é Amor, A Estrada, Amor Por Dinheiro e Quanto
Tempo (a ser dirigido pela
atriz Malu Mader,
esposa de Tony Bellotto).
Saída de
Charles Gavin e turnê Sacos Plásticos
No dia 12 de fevereiro
de 2010, os Titãs anunciaram em seu site oficial que o baterista Charles Gavin
estaria deixando a banda por motivos pessoais. Os outros quatro músicos continuarão
com seus compromissos relacionados à turnê do álbum Sacos Plásticos, e o baterista
contratado para acompanhar a banda é Mario Fabre. Segundo o guitarrista Tony Bellotto,
Charles Gavin saiu da banda porque "É difícil envelhecer num grupo de rock".
Dias após a esse
comunicado, Gavin disse em entrevista, que sua saída já estava acertada desde a
pré-produção do álbum Sacos
Plásticos e durante a turnê com Os Paralamas do Sucesso. Um dos problemas
de Charles, foram sintomas de pânico e depressão, além do grande desgaste de 25
anos de turnês. Gavin pensou em se licenciar durante a Sacos Plásticos Tour (2009-2010), mas disse que não dava
pra ficar longe dos Titãs com tantos compromissos.
[Rock In Rio IV, Futuras Instalações e 30 Anos de Carreira
No dia 23 de
Setembro de 2011, ao lado d'Os Paralamas do Sucesso, a banda
participou do show de abertura da quarta edição do Rock in Rio,
no palco princial. O show contou com a abertura de Milton
Nascimento, ao lado de Tony Belloto e da Orquestra Sinfônica Brasileira,
tocando Love Of My Life,
do Queen. O show também
contou com a participação de Maria Gadú.
No dia 2 de Outubro de 2011, a banda se
apresentou no palco sunset do festival ao lado da banda portuguêsa Xutos & Pontapés.
Logo após a essas
apresentações, é encerrada a Sacos
Plásticos Tour, que durou dois anos e deu lugar ao novo show Futuras Instalações. A nova
turnê nada mais é que um teste para novas canções que estarão no novo álbum da
banda, previsto para 2012, além da banda tocar
alguns clássicos.
Além do novo álbum e da
nova turnê, está previsto para 2012, uma turnê comemorativa de 30 Anos de
Carreira, com a presença de Arnaldo
Antunes, Nando Reis e Charles Gavin,
ex-integrantes da formação clássica dos Titãs
Formação atual
§
Branco Mello - vocal e baixo
§
Paulo Miklos - vocal e guitarra
§
Sérgio Britto - vocal, teclado,
e baixo
§
Tony Bellotto - guitarra
Músico de apoio
§
Mario
Fabre - bateria (2010-presente)
Ex-integrantes
§
André Jung - bateria (1982 – 1985)
§
Arnaldo
Antunes - vocal (1981 – 1992)
§
Charles Gavin - bateria e percussão (1985 – 2010)
§
Ciro Pessoa - vocal (1981 – 1983)
§
Marcelo
Fromer - guitarra (1981 – 2001)
§
Nando Reis - vocal e baixo (1981 – 2002)
Ex-músicos de apoio
§
Liminha - Violão e Baixo
acústico - Turnê
"Acústico MTV" (1997-1998)
§
Emerson
Villani - guitarra,
violão e vocais - Turnês "Volume Dois"
(1998-1999), "A Melhor Banda", "Como Estão Vocês" e
"Ao Vivo" (2001-2006)
§
Marco
Lobo - Percussão - Turnê "A Melhor Banda"
(2001-2003)
§
Lee Marcucci - baixo - Turnês "A Melhor Banda",
"Como Estão Vocês" e "Ao Vivo" (2002-2009)
§
André
Fonseca - guitarra,
violão e vocais - Turnê "Ao Vivo"
(2006-2009)
Discografia
Discografia dos Titãs
Álbuns
§ 1984 - Titãs
§ 1985 - Televisão
§ 1986 - Cabeça Dinossauro
§ 1987 - Jesus Não Tem Dentes no País dos
Banguelas
§ 1988 - Go Back (ao vivo)
§ 1989 - Õ Blésq Blom
§ 1991 - Tudo ao Mesmo Tempo Agora
§ 1993 - Titanomaquia
§ 1994 - 84 94 (Um)
§ 1994 - 84 94 (Dois)
§ 1995 - Domingo
§ 1997 - Acústico MTV Titãs (ao vivo)
§ 1998 - Volume Dois
§ 1999 - As Dez Mais
§ 1999 - Sempre Livre
Mix - Titãs e Paralamas Juntos ao Vivo
§ 2001 - A Melhor
Banda de Todos os Tempos da Última Semana
§ 2003 - Como Estão Vocês?
§ 2005 - MTV ao vivo Titãs
§ 2008 - Paralamas e Titãs Juntos e Ao Vivo
§ 2009 - Sacos
Plásticos
Turnês
A banda faz shows desde 1983, porém apenas no auge, quando
lançado o disco Cabeça
Dinossauro, começou a fazer shows a nível nacional, em todas as regiões do
Brasil. A turnê de maior duração até hoje na história da banda foi também a de
maior público, a Turnê MTV Ao Vivo, que
teve quase quatro anos completos de duração
§ 1986-1987 - Turnê Cabeça Dinossauro
§ 1987-1988 - Turnê Jesus Não Tem Dentes
§ 1988-1989 - Turnê Go Back
§ 1989-1991 - Õ Blesq Blom tour
§ 1991-1993 - TAMTA Tour
§ 1993-1995 - Turnê Titanomaquia
§ 1995-1997 - Turnê Domingo
§ 1997-1998 - Turnê Acústica
§ 1998-1999 - Volume Dois Tour
§ 1999-2001 - Turnê As Dez Mais
§ 2001-2003 - Turnê A Melhor Banda
§ 2003-2005 - Turnê Como Estão Vocês
§ 2005-2009 - Turnê MTV Ao Vivo
§ 2009-2011 - Sacos Plásticos Tour
§ 2011-atualmente - Futuras Instalações Tour
Outras Turnês:
§ 2007-2010 - Turnê
Paralamas e Titãs - Juntos e Ao Vivo
DVDs
§ 1997 - Acústico MTV Titãs
§ 1998 - Volume Dois: Ao Vivo
§ 2002 - Luau MTV
Titãs
§ 2005 - MTV ao vivo Titãs
§ 2008 - Paralamas e Titãs Juntos e Ao Vivo
Titãs por
outros artistas
: Titãs
regravados por outros artistas
Os Titãs são uma das bandas nacionais que mais foram
regravadas. Abaixo algumas regravações feitas por outros artistas.
§
Comida por Marisa Monte,Maria
Bethânia e pelo Exaltasamba
§
Sonífera ilha por Moraes
Moreira, Adriana Calcanhotto, Marauê, Blitz e pelo Pato Fu
§
Família pelo grupo Molejo e grupo Planta e Raiz
§
Marvin pelo grupo Jeito Moleque e pelo Biquini
Cavadão
§
Estado Violência também pelo Biquini
Cavadão
§
Epitáfio por Fábio Júnior e por Nasi (ex-Ira!)
§
Amanhã não se sabe e Go
back pela banda LS Jack
§
Go back por Só pra Contrariar
§
Go back (versão em espanhol) pelos Paralamas do Sucesso e na parceria Babado novo e CPM 22 para o estúdio Coca Cola
§
Disneylândia pelo cantor uruguaio Jorge Drexler
§
Agora, Miséria e Comida pela cantora Maria
Bethânia
§
Miséria" por Adriana Calcanhotto
§
Comida" por Ney
Matogrosso
§
Bichos Escrotos por Cássia Eller
§
Polícia pelo Sepultura
Prêmios
§
Troféu
Imprensa
§ 1987, 1988, 1997, 1998 "Melhor conjunto"
1997,
"Melhor música" com Pra Dizer Adeus
§
Prêmio Bizz "Revista Bizz"
§ 1986 "Melhor disco" Cabeça Dinossauro
§ 1987 "Melhor grupo",
"Melhor disco" Jesus Não Tem
Dentes No País Dos Banguelas
§ 1988 "Melhor grupo"
§ 1989 "Melhor grupo",
"Melhor disco" Õ Blésq Blom
§ 1997 "Melhor grupo"
§ 1998 "Melhor grupo",
"Melhor show", "Melhor disco" Volume Dois
§
Prêmio Multishow de Música Brasileira
§ 1998 "Melhor grupo",
"Melhor Show", "Melhor disco" Acústico MTV Titãs,
§ 1999 "Melhor grupo",
"Melhor música" É Preciso Saber Viver, "Melhor
disco" Volume Dois.
§ 2000 "Melhor instrumentista" Tony Bellotto
§ 2002 "Melhor grupo"
§
MTV Vídeo
Music Awards Brasil
§ 1990 "Melhor videoclipe" Flores,
§ 1993 "Melhor videoclipe" Será que é
isso o que eu necessito?
§
VMB "MTV"
§ 2002 "Melhor clipe de rock",
"Melhor clipe do ano", "Escolha da Audiência" Epitáfio
§ 2009 "Melhor Filme/Documentário
musical", Titãs - A Vida Até Parece Uma Festa
§
Prêmio Tim de Música
§ 2004 "Melhor grupo"
categoria Pop/Rock
§
Grammy Latino
§ 2009 "Melhor álbum"
categoria Rock
Amanhã dia 13/12 GONZAGÃO
Estaria completando 99 anos se estivesse vivo. Nosso Eterno Rei do Baião.