Malvinas News Nosso portal de notícias
Coluna Geração 80
Nill, Marcos, Marcelo e Afonso, Formação Original Grupo Dominó (Foto: Google Imagens) |
Dominó foi uma boy band brasileira que teve seu auge nos anos 80 e depois no final dos anos 90. Foi criado pela produtora do apresentador Gugu Liberato. Venderam cerca de 6 milhões de discos no Brasil nos anos 80. A formação original contava com Afonso Nigro, Nill, Marcos Quintela e Marcelo Rodrigues. Os maiores sucessos foram "Ela Não Gosta de Mim", "Companheiro", "'P' da Vida", "Manequim" e "Com Todos Menos Comigo".
Entre 1992 e 1995, o ator e apresentador Rodrigo Faro fez parte do grupo. Com a formação de Rodrigo Phavanello, Rodriguinho, Cristiano Garcia e Héber Albêncio, a banda atingiu a fama nacional em 1997 com a canção "Baila, Baila Comigo" que se tornou um grande sucesso comercial e vendeu mais de três milhões de cópias no Brasil neste período.
Primórdios (1984)
Concebido nos moldes da boy band portorriquenha Menudo, apareceu em 1984, com o hit "Companheiro". Ao mesmo tempo em que o Menudo estava estourado no Brasil, o então apresentador do programa Viva a Noite, Augusto Liberato(Gugu), através de sua agência Promoart, resolveu formar uma versão nacionalizada do grupo. Para a formação do grupo, diversos garotos com idades entre 14 e 15 anos realizaram testes nos quais precisavam saber cantar e dançar. Os selecionados foram Affonso Celso Lucatelli Nigro (Afonso Nigro), Lenilson dos Santos (Nill), Marcos Roberto Quintela (Marcos) e Marcelo Henrique Rodrigues (Marcelo). Ainda em 1984, o grupo lançou um compacto pela CBS Discos com duas versões de sucessos do grupo mexicano Timbiriche: "Ela Não Gosta de Mim" e "Companheiro", que foi a primeira música a estourar nas rádios, com direito a videoclipe lançado no programa Fantástico da Rede Globo.
Sucesso internacional e a "dominómania" (1985-1988)
Em 1985, quando o Dominó já era uma febre, o grupo lançou seu primeiro LP pela CBS e vinha com, além das famosas "Companheiro" e "Ela Não Gosta de Mim", a música "Ainda Sou Você", single desse álbum. Além disso, contava com a participação especial do grupo Turma do Balão Mágico nas faixas "Chega Mais um Pouco" e "Fim de Semana". Em 1986, além de ser presença constante em programas de TV, principalmente da TVS, o grupo ganha um especial da emissora em um resort. No mesmo ano o Dominó lança um disco em espanhol e estoura no mercado latino. Esse LP tinha uma regravação da música "Lindo Balão Azul", de Guilherme Arantes. Por aqui, o segundo álbum vinha seguido pelos sucessos "Guerreiros", "Mariá", "Amor e Música" e "Jura de Amor".
Em 1987, o Dominó já tinha três anos de estrada e um enorme sucesso de vendagens, público e crítica. O terceiro LP é o ápice da "dominómania" que assolava o país. Esse disco contou com sucessos como "'P' da Vida", que vendeu muito em seu lançamento, seguido de "Manequim" e "Medusa". Nesse mesmo ano, eles participaram do filme Os Fantasmas Trapalhões juntamente com seu padrinho e empresário Gugu Liberato. Em 1988, o "álbum preto", como é conhecido, mostra uma fase de amadurecimento do grupo e traz músicas de caráter mais reflexivo. Esse LP trouxe os sucessos "Com Todos Menos Comigo", "Bruta Ansiedade" e "As Palavras", com a participação especial de Angélica, na época apresentadora dos programas Clube da Criança e Milk Shake, na Rede Manchete. Nesse mesmo ano o quarteto ainda participou de dois filmes: Os Heróis Trapalhões - Uma Aventura na Selva e Os Trapalhões na Terra dos Monstros, onde cantam a canção "Paraíso". Já venderam cerca de 6 milhões de discos em todo o Brasil.
Saída de Nill, o aparecimento do Polegar e novas formações (1989-1995)
Tudo ia bem até Nill deixar o grupo e partir em carreira solo. A despedida foi no programa Viva a Noite em 19 de outubro de 1989. A Promoart preferiu seguir a carreira do grupo somente com os três integrantes e lançou, em 1990, o quinto LP que vinha acompanhado pelas faixas "Maria", "Felicidade Já" e "Leilão". Porém, desde a saída de Nill, o grupo havia perdido grande parte de sua popularidade e de seu espaço na mídia.
Isso se deve também à formação do grupo Polegar (banda juvenil lançada também pela Promoart Shows). Ao contrário do Dominó, o Polegar não se utilizava de coreografias e sim de instrumentos musicais se destacando por ser a primeira banda juvenil lançada a nível nacional, formada por Alan Frank; Alex Gill; Rafael Ilha e Ricardo Costa.
O grupo Dominó ainda lançou mais um álbum autointitulado em 1992, porém não contava mais com seu principal integrante e vocalista Afonso Nigro, que deixou o grupo alguns meses antes do LP ser gravado. A Promoart e a Sony Music, que havia comprado a CBS Discos, preferiram reativar o quarteto, escolhendo dois novos integrantes: um garoto chamado Ítalo Coutinho e o apresentador do programa infantil ZYB Bom, da Rede Bandeirantes, Rodrigo Faro. O single"Sem Compromisso" foi o único sucesso do álbum, que era cantada por Marcelo Rodrigues e contava com a participação especial da namorada dele na época, a apresentadora do SBT Mara Maravilha. Em seguida veio com "Ó que eu te ponho", a música era bem divulgada nas TVs e que teve seu rápido sucesso.
Em 1993, Marcos Quintela deixou o grupo e foi substituído por Fábio. No final do mesmo ano, foi a vez de Marcelo Rodrigues se despedir no programa Sabadão, em que relembrou o antigo sucesso "Manequim". Em seu lugar ficou Klaus Hee. A formação passou a ser: Rodrigo Faro, Ítalo Coutinho, Fábio e Klaus Hee.
Em 1995, surgiu mais uma formação, desta vez com os integrantes Rodrigo Phavanello, Héber Albêncio, Valmir e Ricardo. É lançado o álbum Provocante que vinha com o single "Oh! Carol", uma versão da canção de Neil Sedaka.
Sem a Promoart, esquecimento e retorno (1997-2006)
Logo depois do ano de 1992, o grupo caiu no esquecimento, porém em 1997, o grupo reapareceu e voltou a fazer sucesso, graças à canção "Baila, Baila Comigo". Esta formação era composta por Rodrigo Phavanello, Héber Albêncio, Rodriguinho e Cristiano Garcia. O álbum Comvido! vendeu 290 mil cópias na França e o grupo se apresentou em países como Turquia, Tunísia e Líbano.
Após alguns anos sumidos, o grupo voltou em 2003 com novos integrantes e nova proposta, porém não pertencendo mais à Promoart. O empresário apenas pagava o direito pelo uso da marca Dominó a Gugu. A formação foi composta por Mike Eversong, Ricky Fell, Diego Pompeu e Leandro Lemos. Depois saiu Mike Eversong(2002) e entrou dois integrantes Julio Rua (Cover Oficial do Backstreet Boys), ficou conhecido nos anos 1999 a 2002, fazendo shows em todo Brasil e abrindo show dos BSB, fazendo algumas apresentações na TV e hoje fotógrafo renomado e Arthur Cezar. O grupo apareceu algumas vezes em programas de televisão, como é o caso do Domingo Legal, do SBT, em julho de 2003, e dos programas Superpop e Bom Dia Mulher, na RedeTV!. As músicas eram compostas pelos integrantes e os singles foram "Coração Parou" e "Baby", mas o sucesso não durou muito tempo.
DMO e mais mudanças na formação (2008-2009)
No ano de 2008 os ex-integrantes Arthur Cezar, Leandro Lemos, Julio Rua, Alexandre Albertoni; e o novo membro Isaac resolvem formar um novo grupo chamado DMO. O grupo não durou e acabou. Anteriormente em 2007, Alexandre Albertoni (que é primo da modelo e apresentadora Gianne Albertoni ) posou para a revista G Magazine.
Em fevereiro de 2008 houve uma nova seleção para escolher os novos integrantes no Rio de Janeiro e escolheram os cariocas Rafael Pires, Vinícius, Thalis e Jojo para integrar a nova formação. Eles ficaram dividindo um apartamento na Barra da Tijuca e ensaiando e gravaram o primeiro álbum que teria quatro canções inéditas e oito regravações da primeira formação. Em março, o cantor Rafael Pires sofre um sequestro-relâmpago e depois é solto; na época a notícia repercutiu nas emissoras de TV.
Segundo o jornal O Globo, o grupo iria até abril de 2008 se apresentar no programa Domingo Legal (do SBT) com o Afonso Nigro e o Rodriguinho, mas depois não se tem notícias do grupo.
No final de 2008 fizeram o show de lançamento da nova formação na festa agropecuária ExpoBauru-SP para mais de 60 mil pessoas. O grupo lançado pelo SBT contava com os integrantes João Paulo Damazio, Leandro Naiss, Rachid Camargo e Thiago Ruffineli. O grupo se desfez em 2009.
30 Anos (2014)
A gravadora independente VZ Multimedia lançou em 2014 um album duplo contendo todos os grandes sucessos da carreira da banda em todas as formações e um promo de Remixes. O site ClipNews lançou um vídeo com trecho de 25 clipes do Dominó em comemoração aos 30 anos da boyband.Em 22 de agosto de 2009, o Dominó foi lembrado no quadro “Lata Velha” do programa Caldeirão do Huck da Rede Globo e teve a aparição do Afonso Nigro e da atriz e modelo Luciana Vendramini, que participou em 1987 do videoclipe da música "Manequim" Em 22 de maio de 2010, foi ao ar o programa O Melhor do Brasil da Rede Record com o Rodrigo Faro fazendo uma imitação do Dominó. As canções lembradas foram "Manequim", "Companheiro" e ""P" da Vida" .
Na mídia
- Em 31 de maio de 2010, os ex-integrantes Nill e Marcelo apareceram no Programa do Gugu na Rede Record junto com os dois ex-integrantes do Polegar, Alex Gill e Alan Frank, e também com os dois ex-integrantes do grupo Boomerang.
- Nill, ex-integrante e agora advogado, cantor gospel e pastor foi entrevistado pelo TV Fama da RedeTV!. A entrevista foi transmitida em 12 de junho de 2010.
- Em 18 de fevereiro de 2012, Rodrigo Faro fez uma participação no programa Legendários com Marcos Mion, onde imitaram o grupo Dominó e dançaram a música "Manequim" enquanto Faro cantava. No filme Odeio o Dia dos Namorados, tem uma cena que aparece um pôster do primeiro álbum no quarto da protagonista Débora (Heloísa Périssé) ambientado nos anos 80.
- Em 2014 pela Rede Record, estreava o quadro Domingokê nos programas respectivos do Rodrigo Faro, incluindo "A Hora do Faro", a banda do quadro é liderado por Afonso Nigro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui, seu comentário.