Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Cariri: Prefeitos devem impor reconhecimento da RMC

Malvinas News Nosso portal de notícias
Cariri

Especialista em Desenvolvimento
 Urbano aponta necessidade
de integração política entre
 os nove municípios que
 compõem a Região
 Metropolitana do Cariri.
 (Foto: Serena Morais)
Os investimentos percebidos de maneira insuficientes para acelerar o desenvolvimento na Região Metropolitana do Cariri (RMC) levantam questionamentos sobre a eficácia do modelo administrativo aplicado desde 2009, em nove municípios. 

Se, para a maioria dos políticos, há falta de reconhecimento pelas instâncias governamentais sobre a região, especialistas avaliam a necessidade de uma gestão compartilhada, com políticas públicas integradas. 

O doutor em Desenvolvimento Urbano, Ivan Queiroz, que mantém uma linha de pesquisa sobre o tema na Urca, onde também leciona, lembra que a adoção do modelo deve ser para que os nove municípios possam prosperar conjuntamente, o que, na prática, não está acontecendo.

 Ele ressalta a disputa por poder entre os prefeitos, principalmente do Crajubar, como fator de complicação para o desenvolvimento regional. 

“Enquanto nossos representantes pensarem apenas no próprio quintal, sem visão de RMC, não haverá avanços significativos”, acredita. O especialista destaca que existe um alto grau de integração econômica, política e cultural (principalmente devido à proximidade física) entre as nove cidades, que deveriam se beneficiar mais de recursos como a liberação de verbas públicas ou financiamentos com bancos públicos.

 “A dinâmica na RMC existe, a vida metropolitana já é perceptível. Só faltam os investimentos, que tanto pode ser pela falta de uma união política local, como pela ausência de representantes nas esferas estadual e federal, que lute para trazer mais investimentos”, cita.

 Enquanto essa gestão compartilhada não acontece, a RMC deixa de receber investimentos relevantes a exemplo do Aterro Consorciado do Cariri, segundo Eraldo Oliveira, presidente da Autarquia Municipal do Meio Ambiente de Juazeiro (Amaju). “A RMC existe só no papel, o que não é suficiente.

 Isso prejudica até a adesão de financiamentos do governo federal, que os municípios não conseguem individualmente, para empreendimentos como esse”, observa. O prefeito Ronaldo Gomes de Mattos admite que a região já perdeu grandes oportunidades pelo fato de o reconhecimento não ser tão grande quanto deveria. Ele disse que, durante esta semana, haverá uma rodada de convites aos prefeitos que compõem a RMC para discutirem meios de pressionar o Governo Federal, junto aos deputados da região e Ministérios competentes, para o maior reconhecimento regional. 

Como enfatizou, cabe aos políticos, prefeitos e deputados pressionar o Governo, sendo preciso um empenho dos representantes do poder público para que, por meio da pressão, a RMC tenha o reconhecimento que merece. Conforme o presidente do IBGE, Cícero Pereira, desde o censo de 2010, a lei que criou a RMC foi admitida pelo instituto. Sendo assim, o órgão de pesquisa reconhece a Lei Complementar de nº 78, sancionada em junho de 2009, que une Crato, Juazeiro, Barbalha, Farias Brito, Missão Velha, Caririaçu, Nova Olinda, Santana do Cariri e Jardim. A equipe do Jornal do Cariri tentou contato telefônico com os prefeitos Raimundo Macedo (Juazeiro), José Leite (Barbalha) e Tardiny (Missão Velha) para comentar o assunto, mas eles não atenderam ou retornaram as ligações até o fechamento desta edição.

malvinas.news@gmail.com
Jornal do Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps