Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

domingo, 30 de abril de 2017

Morre o cantor e compositor Belchior, aos 70 anos Causa da morte ainda é desconhecida

Malvinas News Nosso portal de notícias
Nacional
Fonte: O Globo


O cantor e compositor Belchior morreu na noite deste sábado, em casa, em Santa Cruz (RS), aos 70 anos. A causa da morte ainda é desconhecida. O governador do Ceará, Camilo Santana, decretou luto de três dias. O governo do Ceará vai providenciar o traslado do corpo, para garantir o desejo do cantor de ser enterrado em sua cidade natal, Sobral.

Recebi com profundo pesar a notícia da morte do cantor e compositor cearense Belchior. Nascido em Sobral, foi um ícone da Música Popular Brasileira e um dos primeiros cantores nordestinos de MPB a se destacar no país, com mais de 20 discos gravados. O povo cearense enaltece sua história, agradece imensamente por tudo que fez e pelo legado que deixa para a arte do nosso Ceará e do Brasil. Que Deus conforte a família, amigos e fãs de Belchior. O Governo do Estado decretou luto oficial de três dias.

NAS REDES: 'Não, o Belchior não': admiradores famosos e anônimos lamentam a morte do cantor


Nascido em Sobral (CE), em 26 de outubro de 1946, Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes tomou gostou pela música através do estudo na escola e do contato com a cultura popular, nas ruas da cidade do interior. Aluno brilhante e leitor voraz de literatura (devorou cedo "A Divina Comédia", de Dante Alighieri), já em Fortaleza fez amigos como o compositor Fausto Nilo e estudou medicina. No entanto, optou por fazer carreira como cantor e compositor. Entre 1965 e 1970, tentou a sorte em festivais estudantis e tornou-se apresentador de um programa musical na TV local, em Fortaleza.


Em 1972, ao gravar "Mucuripe", parceria de Belchior com Fagner, Elis Regina deu grande impulso à carreira do compositor cearense que no ano anterior havia trocado Fortaleza pelas grandes metrópoles do país — primeiro, o Rio; depois, São Paulo.
No Rio, junto a Fagner, Ednardo e outros artistas que buscavam um lugar ao sol, esteve próximo de um coletivo chamado Pessoal do Ceará. Estreou em disco solo em 1974 e, dois anos depois, a partir do segundo álbum, "Alucinação", firmou-se como grande revelação da MPB. Além de contar com um repertório excelente, o disco tinha a guitarra de Rick Ferreira, fiel escudeiro de Raul Seixas, e teve sua trajetória de sucesso favorecida por uma série de fatos. Roberto Carlos havia gravado em 1975 "Mucuripe", e Elis Regina também pinçara de seu cancioneiro "Velha roupa colorida" e "Como nossos pais".
Sucesso popular e de crítica nos anos 1970 e começo dos 80, Antonio Carlos Belchior desenvolveu uma longa e regular carreira fonográfica até 1999. Nas últimas duas décadas, mesmo sem lançar discos, tornou-se objeto de culto e viu trabalhos como o álbum "Alucinação", de 1976, serem aclamados como obras fundamentais da MPB.
De 1976 até o começo dos anos 80, Belchior viveu o auge de sua popularidade, culminando com o pop deslavado de "Medo de Avião", incluído em "Era uma vez o homem e seu tempo", álbum de 1979. Depois, teve experiências com gravadora independente, a Paraíso Discos, e até o começo dos anos 2000 tocou a carreira de maneira longe dos holofotes principais da mídia, mas com um público fiel.


O polêmico auto-exílio imposto a partir de 2009, motivado por uma separação e dívidas, levou a um afastamento total da mídia e perda de contato com familiares. Interrompido por brevíssimas reaparições, o sumiço só aumentou o culto a seu repertório, que inclui clássicos como "Galos, noites e quintais", "Paralelas", "Apenas um rapaz latino-americano" e "Todo sujo de batom".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps