Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

terça-feira, 28 de abril de 2015

Saiba por que a Indonésia não executou a única mulher entre os condenados

Malvinas News Nosso portal de notícias
Mundo

"O governo da Indonésia executou sete dos oito condenados"
Mary Jane foi barrada pelas autoridades, no aeroporto de Yogyakarta, ao encontrarem 2,6 quilos de heroína na mala

Mary Jane foi barrada pelas autoridades, no aeroporto de Yogyakarta, ao encontrarem 2,6 quilos de heroína na mala
(Foto: AFP)

O governo da Indonésia executou sete dos oito condenados por narcotráfico dentro do país. Dos que foram fuzilados na tarde desta terça-feira, 28, está o brasileiro Rodrigo Gularte. No entanto, algo chamou atenção, já que no último minuto as autoridades indonésias decidiram poupar a vida de Mary Jane Veloso, de 30 anos, das Filipinas, única mulher dos oito presos.
Mary Jane é mãe de dois filhos e teve uma vida difícil, segundo seus familiares. Ela deixou a escola quando ainda estava no ensino fundamental, casou-se aos 16 anos, mas foi abandonada pelo marido com os dois filhos pequenos e sem condições para criá-los.
Em entrevista ao The New York Times, a irmã de Mary, Marites Laurente disse que a renda dependia da venda de lixo encontrado pela rua. “Nós vivíamos de recolher garrafas e latas na rua para vender para a reciclagem", disse. Eles moravam em uma casa de madeira, na estrada, em Cabanatuan, cidade próxima da capital Manila.
Em 2010, ela recebeu uma oferta de emprego como empregada doméstica na Malásia e como não havia uma exigência para o cargo, Mary aceitou, diante da necessidade.
Segundo a família, ela colocou todos seus pertences em uma mochila infantil e viajou junto com a recrutadora para Kuala Lumpur. Depois de chegar ao local de destino, Mary foi avisada que o emprego havia sido cancelado, mas que havia outra vaga, para o mesmo tipo de trabalho, na Indonésia.
De acordo com os familiares, a recrutadora comprou roupas e mala nova, logo em seguida, Mary embarcou sozinha para a Indonésia.
Ao chegar ao aeroporto de Yogyakarta, foi barrada pelas autoridades, que encontraram 2,6 quilos de heroína na mala.
Mary Jane foi vista pela promotoria do país, como transportadora de droga e logo foi pedido a pena de morte. Segundo a Época, todo o processo de seu julgamento foi confuso, já que seu advogado tinha um inglês muito limitado, e ela também não entendia bem a língua.
Além disso, ela não teve um tradutor para auxiliá-la na hora de prestar depoimento às autoridades, o que comprometeu o direito de defesa. Mesmo assim, em 2010 Mary Jane foi condena à morte.
O presidente das Filipinas, Benigno Aquino, fez três apelos para que a execução fosse adiada, mas os pedidos foram recusados. O caso provocou indignação nas Filipinas, familiares e moradores manifestaram-se, mas nada mudou a decisão das autoridades Indonésias.
Marcada para esta tarde, a execução de Mary e mais sete prisioneiros estava perto de acontecer, quando uma mulher alegando ser a aliciadora de Mary Jane se entregou à polícia, nesta terça-feira.
"A execução foi adiada por um pedido do presidente das Filipinas, que disse que uma traficante de pessoas se entregou com relação ao caso", disse Tony Spontana, porta-voz da Procuradoria da Indonésia, segundo o Jakarta Post.
Segundo ele, a traficante, identificada como Maria Kristina Sergio, alega ser a pessoa que aliciou Mary Jane.
Mary Jane não havia recebido a notícia ainda, quando escreveu uma carta destinada ao presidente indonésio, a qual pedia que sua vida fosse preservada para criar seus filhos. "Como mãe, tenho duas crianças que ainda são pequenas e precisam do amor de uma mãe". Os dois meninos têm doze e seis anos de idade e, atualmente, vivem com a avó.

Fonte: AFP



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps