Malvinas News no AR
Nosso portal de notícias
REGIONAL
Peixe é natural da Amazônia e bastante apreciado na região.População vai preparar a iguaria nesta terça-feira na cidade
Equipes de limpeza da prefeitura de Sobral, a 245 km de Fortaleza encontraram na tarde desta segunda-feira (4), um tambaqui de 21 quilos nas margens do Rio Acaraú. Segundo o chefe de gabinete da prefeitura, Luciano Arruda, a espécie existe no Rio Acaraú há alguns anos, mas o peixe encontrado chamou atenção pelo tamanho.
"Devido à forte chuva que caiu nos últimos dias na cidade, alguns locais perto das margens do Rio Acaraú ficaram sujos. Enquanto a equipe da prefeitura local realizava a limpeza costumeira encontrou o peixe. Foi preciso muita gente para segurá-lo", explicou Luciano Arruda.
Arruda acredita que o peixe veio de um açude que há perto da cidade."Podem até existir outros desse tamanho lá. Para ser sincero, acho difícil outros desse tipo aparecer por aqui", disse.
Para comemorar a descoberta, moradores que vivem nas margens do Rio Acaraú irão preparar o peixe na manhã desta terça-feira (5). A iguaria promete alimentar muita gente.
Tambaqui
O tambaqui é considerado um peixe nobre na Amazônia. A grande exploração fez com que o peixe praticamente sumisse da maioria dos rios. Por isso, é realizado um trabalho para tornar a criação em cativeiro cada vez mais eficiente.
Até a década de 1980 havia tambaqui em abundância na região de Manaus. Mas, a pesca sem controle e o aumento da população causaram um desequilíbrio. A procura superou em muito a oferta. Nas feiras, é possível encontrar tambaquis de dez ou 14 quilos, que são de rios bem distantes da capital do Estado.
rio poluído, Sobral despeja nele boa parte de seu esgoto, destruíram o Rio Acaraú que só é limpo quando vem algum achacador visitar a cidade.
ResponderExcluir