Malvinas News no AR
Nosso portal de notícias
CURIOSIDADE
Crianças encontraram o animal na rua e começaram a brincar com ele. Um morador da cidade recolheu o gato e começou a cuidar dele pensando que fosse um filhote comum Foto: Cláudio Yudi/Divulgação
Passa bem o filhote de gato-do-mato resgatado pela Polícia de Meio Ambiente na área urbana de Sacramento, Região do Alto Paranaíba, a 60 quilômetros de Uberaba, no Triângulo Mineiro. O animal teria sido confundido com um gato doméstico.
Segundo Cláudio Yudi, do Hospital Veterinário de Uberaba (HVU), os policiais contaram que um grupo de crianças achou o felino na rua e começou a brincar com ele. O animal foi recolhido por um dos moradores, que começou a cuidar do filhote pensando que fosse um gato doméstico. No entanto, a pessoa chamou a polícia após notar que ele era mais ágil e agitado que a espécie. Assim, o gato-do-mato foi levado para o hospital em Uberaba na terça-feira.
O exame mostrou que o felino é uma fêmea, de aproximadamente três meses de idade. Ela não aparentava ferimentos superficiais e a radiografia não mostrou nenhuma alteração. Foi batizada de “Paloma” pela equipe médica. O gato-do-mato-pequeno é o menor felídeo brasileiro, parente muito próximo da jaguatirica. Ele vive em diferentes biomas brasileiros, inclusive no cerrado, e se alimenta de pequenos roedores e lagartos. O felino consta como “vulnerável” na Lista de Espécies Ameaçadas do Instituto Chico Mendes (IBAMA), com risco de ser ameaçado de extinção no futuro.
Nesta quarta-feira, “Paloma” foi encaminhada ao Laboratório de Ensino e Pesquisa em Animais Silvestres (LAPAS), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Para aproveitar o transporte, também foram levados para lá dois filhotes machos de cachorros-do-mato, de quatro meses, que estavam sob os cuidados do HVU há três meses. Eles também haviam sido encaminhados ao hospital pela Polícia de Meio Ambiente de Uberaba, sem ferimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui, seu comentário.