MALVINAS NEWS NO AR NOSSO PORTAL DE NOTICIAS
Fonte O povo
Ministro Guido Mantega anunciou no sábado a prorrogação da isenção do IPI até o dia 31 de dezembro
“Mesmo com a redução, o valor do IPI no preço do veiculo é significativo, o que é um diferencial na hora da compra. A expectativa, agora, é que o mercado volte a aquecer e se estabilize, já que as vendas estavam caindo um pouquinho”, disse Raimundo Brasileiro, vice-presidente da Fenabrave-CE. Para Fernando Pontes, presidente da entidade no Estado, “o ano vai começar agora”.
Após uma primeira rodada de aumento no início do ano, a alíquota do IPI para carros e caminhões subiria novamente a partir de hoje. E em julho retornaria ao seu patamar original. Os veículos flex e a gasolina de até 1.000 cilindradas, por exemplo, teriam a partir de hoje as alíquotas reajustadas de 2% para 3,5%. A alíquota original para essa categoria é de 7%. Porém, o imposto permanecerá inalterado até 31 de dezembro de 2013. Guido Mantega disse que a medida foi tomada “para não haver risco de que houvesse uma queda das vendas ao longo do ano”.
Alíquotas
Para os carros flex de 1.000 a 2.000 cilindradas, a alíquota do IPI permanecerá em 7% - e não subirá para os 9% previstos. Já os veículos a gasolina ficam com 8% (e não os 10% previstos). No fim de 2012, o IPI destes veículos estava em 6,5%. Para utilitários, a alíquota do IPI permanecerá no atual patamar de 2% até o fim deste ano. O patamar considerado “normal” para utilitários é de 8%. Para veículos acima de 2.000 cilindradas, a alíquota permanece inalterada em 25% para os modelos a gasolina e em 18% para os carros flex. Já para caminhões, a alíquota permanece em zero.
“Com essa medida, o governo não só estimula o setor automotivo, um dos principais motores da economia, como toda a cadeia automobilística, como as indústrias de autopeças e de acessórios”, diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui, seu comentário.