Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Há 15 anos, um sequestro paralisava o Brasil em frente à TV; relembre

Malvinas News Nosso portal de notícias
Polícia

"Há 15 anos"

Cena do filme 'Última Parada 174',
 baseado na história do crime
Foto: Reprodução
Há 15 anos, um crime mobilizou a atenção da imprensa e de grande parte da população, que assistiu de casa o desfecho do sequestro ao ônibus da linha 174, no Rio de Janeiro. O caso ocorreu exatamente em 12 de junho de 2000 e terminou com a morte da professora cearense Geysa Firmo Gonçalves, na época com 20 anos, e do sequestrador, Sandro Rosa do Nascimento.
A educadora foi baleada do lado de fora do transporte, durante negociação entre o assaltante que tomou o veículo e a Polícia carioca. Na tentativa de libertar a refém, um policial atirou contra o rapaz, mas errou o disparo, acertando Geysa de raspão; foi quando Sandro atingiu a professora de artesanato com três tiros. Horas depois, o sequestrador morreu asfixiado pela Polícia dentro de uma viatura.
O sequestro teve início por volta das 14h30min, no bairro Jardim Botânico, Zona Sul do Rio. Sandro fez 10 pessoas reféns dentro do ônibus e toda a ação foi transmitida ao vivo em praticamente toda a imprensa brasileira e em algumas partes do mundo.
Durante toda a negociação, o rapaz ameaçava as vítimas e dizia que ao final ninguém sairia vivo, nem mesmo ele, que guardaria a última bala do revólver para si. Em um dos momentos chegou a simular um assassinato, atirando no chão do ônibus enquanto uma refém permanecia deitada. Depois do episódio, a Polícia soube que Sandro avisou a vitima da encenação.
Com o avançar das horas, os reféns foram sendo liberados, sobrando apenas Geysa, que serviu de escudo humano para o sequestrador. Os dois desceram do veículo e a Polícia se aproximou, tentando convencer Sandro a se render. Foram os instantes mais tensos de todo o sequestro, que terminou de forma trágica.
A professora
Geysa havia se mudado para o Rio há um ano, quando foi morar com o namorado Alexandre Magno, que se tornou seu marido. Natural de Iguatu, município a 384,1km da capital cearense, e filha de pais separados, a professora cresceu no bairro João XXIII, em Fortaleza, e perdeu a mãe, que morreu de câncer, ainda na adolescência. Depois disso passou a morar na casa de parentes.
Em matéria publicada no jornal O POVO em junho de 2000, o pai de Geysa, que manteve certa distância após o divórcio, conta que, ao contrário da maioria das pessoas, só soube da morte da filha na manhã seguinte ao ocorrido, pelo jornal.
Dois dias depois da tragédia, o corpo da professora chegou a Fortaleza. O velório ocorreu no bairro onde ela foi criada e atraiu cerca de três mil pessoas, entre familiares, conhecidos e curiosos. Um grande cortejo acompanhou o corpo de Geysa até o cemitério do Bom Jardim, onde ocorreu o sepultamento.
O sequestrador
Ex-menino de rua, Sandro foi um dos sobreviventes entre as oito crianças assassinadas enquanto dormiam em frente à Igreja da Candelária, no Rio. O caso ocorreu em 1993, tão chocante quanto o sequestro do ônibus 174, também repercutido amplamente na imprensa nacional e internacional, ficou conhecido como a “Chacina da Candelária”. A motivação do crime nunca foi esclarecida, mas uma das linhas de investigação acusava os policiais de terem cometido o ato por vingança, após os garotos terem jogado pedras em uma viatura.
A mãe de Sandro foi assassinada na frente do filho. Além de morar nas ruas, ele também já havia sido preso. Segundo relatos da época, durante o sequestro ele repetia o nome de Yvonne (Bezerra de Mello), uma artista plástica que desenvolvia projetos sociais com crianças traumatizadas. Os dois se conheciam desde o episódio da Candelária.
Sandro foi enterrado como indigente um mês após o sequestro. Os cinco policiais julgados pela sua morte foram absolvidos dois anos depois.


Imagens do velório e sepultamento de Geysa em Fortaleza

 

Fonte O Povo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps