Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

sábado, 16 de agosto de 2014

Votação de Eunício e Camilo no Interior supera a da RMFÁrea soma 2,247 milhões de votos, representando quase 40% do eleitorado do Ceará. Resistência aos candidatos que aparecem liderando a disputa é sutilmente maior na Região Metropolitana de Fortaleza

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
POLÍTICA
FOTO: EDIMAR DE OLIVEIRA

Candidatos que lideram primeira rodada da pesquisa O POVO/Datafolha para o governo do Ceará, Eunício Oliveira (PMDB) e Camilo Santana (PT) têm maior dificuldade, ainda que sutil, de entrarem em Fortaleza e 14 municípios de sua Região Metropolitana (RMF). Conforme mostra a consulta, é entre os 2,47 milhões de eleitores da região – que corresponde a quase 40% do eleitorado do Estado– que eles possuem hoje sua votação mais reduzida.
Se no Interior Eunício e Camilo aparecem, respectivamente, com 50% e 21% das intenções de voto, a pontuação de ambos cai para 43 e 15 pontos na RMF. Movimento inverso ocorre com Eliane Novais (PSB), que cresce de 5% para 9% do Interior para a região, e Ailton Lopes (Psol), que vai de 3% a 6%.

No caso de Eunício e Camilo, opção entre os dois reduz quanto maior for o município pesquisado. Enquanto peemedebista e petista alcançam 51% e 19% nas cidades com até 50 mil habitantes, em Fortaleza - único município do Ceará com mais de 500 mil habitantes -, Eunício diminui para 44% e Camilo para os 15%.

Apesar de o Interior possuir maior número de eleitores - com 3,8 milhões votantes ou 60,59% do total -, trata-se também de votação mais difusa. Além do eleitorado menos concentrado geograficamente, nesses casos a disputa ainda é mais sujeita ao peso das máquinas públicas e a influências regionais.

Rejeição

Entre os quatro candidatos ao governo, apenas Eunício Oliveira possui índice maior de rejeição na RMF do que no Interior do Estado. Nesse caso, onde é perguntado em qual candidato o entrevistado não votaria de jeito nenhum, taxa do peemedebista vai de 14% no interior para 19% região. Apesar disso, Eunício ainda possui a menor rejeição da disputa no geral, de 16%.

No mesmo sentido Interior-RMF, Camilo - dono da maior rejeição geral, com 30% - reduz sua rejeição de 32% para 26%. Já Eliane Novais vai de 32% para 23% e Ailton de 30% para 19%.
Na pesquisa estimulada, também é mostrado que o eleitor da Capital e municípios próximos lidera índice de votos brancos e nulos. Enquanto no interior esta parcela representa apenas 7% do eleitorado, ela dobra na RMF, indo até 14%. Número de indecisos é semelhante nos dois casos, de 14% no interior e 13% na região metropolitana.
Leia amanhã
Pesquisa para o Senado do O POVO/Datafolha será divulgada no sábado
METODOLOGIA
A pesquisa O POVO/Datafolha é levantamento estratificado por sexo e idade, com sorteio aleatório entre eleitores do Ceará com 16 anos ou mais. Entre a última segunda-feira, 11, e anteontem, foram entrevistados 1108 eleitores em 41 municípios.
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Isto significa que se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem.O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números CE-00013/2014 e BR-00356/2014.
FONTE: O POVO ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps