Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Juazeiro do Norte-CE: Ameaça de vírus deixa setor de endemias em alerta

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
regional
Combate será feito com carros fumacê enviados pela Secretaria de Saúde do Estado. (Foto: Reprodução/Internet)


O setor de endemias de Juazeiro do Norte está em alerta por conta da ameaça de que um novo vírus chegue ao município a partir da grande movimentação de romeiros e turistas que visitam a Região do Cariri durante a Romaria de Nossa Senhora das Dores. 

Para combater esta ameaça, carros fumacê passarão a circular pelas ruas com o objetivo de matar o mosquito transmissor do Chikungunya, bastante parecido com o do dengue. 

Os sintomas também são semelhantes, mas este novo tipo de vírus detectado com mais frequência em regiões africanas faz com que os sinais durem por meses podendo levar, inclusive, à morte.

“A preocupação da Secretaria de Saúde é que nós temos uma média de 500 mil pessoas entrando e saindo de Juazeiro e que esse vírus possa a vir a ser trazido aqui para Juazeiro”, disse Anaile Montezuma, coordenadora de Vigilância à Saúde no município.

Anaile explicou o que pode acontecer com quem venha a ser infectado por esse vírus. Ela informou que já existe um caso registrado em Fortaleza. “A pessoa acometida pelo vírus do Chikungunya pode passar de seis meses a um ano sem conseguir andar, sem fazer nenhum tipo de atividade sua normal e pode, também, levar a óbito”, acrescentou.

Sintomas* 

Embora os vírus da febre chikungunya e os da dengue tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são semelhantes. Na fase aguda da chikungunya, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). 

Esse é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.

Ao contrário do que acontece com a dengue (que provoca dor no corpo todo), não existe uma forma hemorrágica da doença e é raro surgirem complicações graves, embora a artrite possa continuar ativa por muito tempo.


* http://drauziovarella.com.br/corpo-humano/febre-chikungunya/

informações: agência miséria/assessoria de imprensa da secretária de saúde de juazeiro do norte


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps