Malvinas News no AR
Nosso portal de notícias
regional
Um jantar na noite deste sábado marcará a festa pelo aniversário de Dona Amélia (Foto: Álbum de Família) |
A tradicional Reza do Santos às 16 horas deste sábado e um jantar marcarão a passagem dos 111 anos da aposentada Amélia Nunes dos Santos, que se constitui na segunda mulher mais idosa da região do Cariri. É que no último dia 22 de janeiro, Maria Erundina da Conceição, a “Mãe Deru”, que, também reside em Mauriti, completou 112 anos. Dona Amélia mora no Distrito de Palestina, enquanto “Mãe Deru reside no Distrito de Nova Santa Cruz.
A aniversariante de hoje nasceu no Sitio Oitis em Milagres, no dia 20 de setembro de 1903 e, quando o Padre Cícero morreu, ela já tinha 31 anos e até conheceu o sacerdote. Dona Amélia lembra ainda da Guerra de 1914 a qual culminou com a deposição do governo Franco Rabelo após um conflito armado no Cariri e na capital. O pai dela foi um dos combatentes que lutou contra as tropas militares do estado. Foi quando esteve em Juazeiro com apenas 11 anos e recebeu as bênçãos de Padre Cícero.
Após isso, passou a visitar a cidade anualmente para onde vinha a pé desde o município de Milagres. No ano de 1926, Dona Amélia era uma jovem de 23 anos e viu o bando de Lampião circular pelas ruas de Juazeiro. Ela é descendente de índios e aprendeu costumes e tradições culturais como uso de ervas medicinais, religiosidade e a culinária. Conforme conselhos de Padre Cícero, o lar dos seus pais era um oratório e uma oficina quando aprendeu a rezar e trabalhar convivendo com os difíceis tempos de seca.
Eminentemente católica, sempre foi uma mulher calma e dedicada às tarefas domésticas granjeando o amor e o respeito de toda a família. Com Antônio Nunes, primeiro esposo, teve cinco filhos: José, Maria, Nininha, Demar e Teixeira, ficando viúva. Casou-se um ano depois com seu cunhado Jacó Nunes e teve mais uma filha chamada Benisa. Hoje, são 33 netos, 69 bisnetos e 12 tataranetos sem perder as características de uma mulher de fé e que costuma repassar seus bons ensinamentos aos que lhe rodeiam.
Fonte: miséria (demontier tenório) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui, seu comentário.