Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

terça-feira, 19 de maio de 2015

Barbalha CE: Festa de Santo Antônio, 2015 espera mais de 500 mil pessoas

Malvinas News Nosso portal de notícias
Local

"Decoração deve ficar pronta até três dias antes d Festa"

Decoração do Município deve ser finalizada até 28 de maio,
três dias antes da abertura da festa do padroeiro
( Foto: Serena Morais/Jornal do Cariri)

Barbalha se prepara para mais uma edição da festa de Santo Antônio. O evento de tradição secular deve atrair um público de mais de 500 mil pessoas durante os 13 dias da festa. 

Para garantir que a cidade esteja toda decorada, vários profissionais se mobilizam na confecção de artigos que farão a decoração do evento. Um forte esquema de segurança será montado para garantir que os visitantes possam participar da festa com tranquilidade.

No ateliê da Rua Pinto Madeira, o trabalho está a todo vapor. 

“Estamos fazendo a restauração de algumas peças, como os tradicionais bonecos gigantes, e confeccionando alguns adereços para deixar a cidade ainda mais bonita e colorida.

Para que a gente consiga finalizar tudo até o dia 28 deste mês, estamos trabalhando o dia inteiro, em um ritmo bem intenso”, explica Vilmar de Alexandria.

O mastro que vai erguer a bandeira no dia 31 de maio já foi escolhido. “Esse ano, escolhemos um angico com mais de 20 metros de comprimento e mais de duas toneladas. 

Ele foi retirado da mata e seguiu todas as orientações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). 

O tronco permanecerá na cama do pau até o dia 31, onde, por volta das 11 horas, nós conduziremos o mastro até a Igreja da Matriz de Santo Antônio”, relata o capitão do pau, Rildo Teles. 

De acordo com Antônio Luna, secretário de Cultura de Barbalha, a segurança durante os dias da festa do padroeiro será reforçada. 

“Nós já realizamos reuniões com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Municipal de Trânsito, dentre outros órgãos, para garantir uma festa bonita, alegre e segura. 

Em média, 500 mil pessoas vão circular por nossa cidade durante os dias da festa e é preciso oferecer uma estrutura compatível com a dimensão do evento”, aponta Antônio Luna.

Abertura da festa A festa de Santo Antônio inicia no dia 31 com a missa na matriz.

Em seguida, cerca de 60 grupos de tradição, incluindo maneiro pau, bandas cabaçais, reisados, quadrilhas juninas e penitentes, se encontrarão e seguirão em cortejo pelas principais ruas da cidade. 

Depois, os participantes da festa aguardam a chegada do pau da bandeira, que deverá se aproximar da Igreja da Matriz no fim da tarde, um dos momentos mais aguardados pelos participantes.

Ainda neste ano, a festa do pau da bandeira deverá ter o registro de patrimônio cultural brasileiro no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Fonte: Jornal do Cariri


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps