Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Funceme indica continuidade de chuvas no Ceará

Malvinas News Nosso portal de notícias
Ceará
"Previsão da Funceme"

Situação causada pela chuva caída na madrugada
de quarte para quinta feira
Foto: Reprodução Facebook
A formação de um fenômeno meteorológico raro, denominado Depressão Tropical, influenciou nas intensas chuvas que banharam o Ceará na madrugada desta quinta-feira (7) com precipitações acima de 80 mm em pelo menos 13 municípios. O sistema, que atuou próximo à costa da Bahia, no Oceano Atlântico Sul, é formado por nuvens carregadas, com grande desenvolvimento vertical, de topo frio, associado à área de baixa pressão sobre o Nordeste. 
Fenômeno raro
O sistema virou um ciclone subtropical e provocou chuvas no Oceano Atlântico Sul, próximo à Bahia. Havia um temor de que as precipitações chegassem à costa provocando alagamentos e outros transtornos. "Foi uma novidade a formação desse fenômeno, não é comum, é raro, excepcional", afirmou o meteorologista da Funceme, Raul Fritz. Na análise do meteorologista, a depressão tropical, que apresenta baixa pressão, intensificou­se e associou­se ao sistema do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que já está atuando sobre o Nordeste brasileiro e que pode provocar novas precipitações hoje e amanhã. "Houve uma influência. As chuvas de ontem não foram só da Depressão Tropical, mas de uma associação com o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis", explicou Fritz. O referido sistema VCAN deve trazer mais chuva ao Ceará. "É um sistema atmosférico típico da pré­estação chuvosa no Ceará. As chuvas de agora não têm relação com o principal sistema da quadra chuvosa (de fevereiro a maio), que é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)", disse. 
Prognóstico 
A Funceme divulga, no próximo dia 20, o primeiro prognóstico para a quadra chuvosa, com indicação de percentual para as três categorias ­ média, acima da média e abaixo da média. Os meteorologistas da instituição mostram­se preocupados com a possibilidade de a quadra chuvosa deste ano sofrer influência do fenômeno El Niño, que permanece muito intenso, com temperatura de 2,8 graus centígrados. A presença do El Niño, que é o aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, historicamente, provoca chuvas abaixo da média durante a estação chuvosa no Ceará. "A tendência é de ocorrer novamente chuva abaixo da média entre fevereiro e maio", observou Fritz. "Tomara que ocorram boas chuvas na pré­estação para compensar uma possível escassez na quadra chuvas.
Fonte: Diário do Nordeste




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps