Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

CEARÁ: Morre o artista plástico cearense EstrigasO enterro será realizado nesta sexta-feira, 3, pela manhã, mas os familiares não souberam informar o local até o fechamento da matéria

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
estado


Nilo de Brito Firmeza, popularmente conhecido como Estrigas
Nilo de Brito Firmeza, popularmente
 conhecido como Estrigas
Foto: Edimar Soares

O Ceará perdeu um dos maiores artistas plásticos do estado. Nilo de Brito Firmeza, popularmente conhecido como Estrigas, morreu na noite desta quinta-feira, 2, aos 95 anos. Ele lutava contra um câncer e seu estado de saúde estava bastante comprometido, consequência da doença. O enterro será realizado nesta sexta-feira, 3, pela manhã, mas os familiares não souberam informar o local até o fechamento da matéria.

A vida de Estrigas foi dedicada às artes. Na adolescência, ele começou a apresentar suas técnicas com as pinturas, recebendo o apelido de "Estiguine", em referência a um artista circense. Aos 28 anos, Nilo Firmeza conclui o curso de Odontologia da Escola de Farmácia e Odontologia do Ceará. Três anos depois, Nilo passa a ser chamado de Estrigas, após o curso de desenho e pintura da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP).

Não demora muito para o cearense de traços chamativos se destacar. Na década de 50, Estrigas se tornou presidente da SCAP e teve grande importância na abertura do Salão de Abril. Ao lado da esposa Nice, falecida ano passado, o artista alcançou suas maiores inspirações. As obras de Nilo Firmeza saíram do Ceará, percorreram o Brasil e ganharam o mundo.

Estrigas foi fundamental para o desenvolvimento das artes plásticas no Ceará. Referência no Estado, ele sempre lutou pela divulgação dos trabalhos artísticos. Com intensa atuação na área, ele foi homenageado pelo 30º Salão de Abril, pelos serviços prestados às artes no Ceará, participou de exposições do 43º Salão de Abril, no MAUC; no Centrèe Hospitalier Specialisé, em Toulon, na França, e publicou “Salão de Abril: História e personagens”. O cearense venceu diversas exposições e esteve ligados aos principais movimentos artísticos locais e nacionais.

Minimuseu e o amor por Nice
O acervo de Estrigas e Nice começou a ser formado em 1940, mas foi só em 1969 que o casal criou o Minimuseu Firmeza no sítio onde morava, em Mondubim. Passaram assim a receber gratuitamente quem tivesse interesse em entender melhor as artes plásticas cearenses. Após a morte a amada, ele transformou a saudade em produção. Estrigas pintou 20 aquarelas durante este ano e se dedicou a escrever um livro chamado Hoje e o tempo e o encontro de lembranças, produzido entre 2013 e 2014.

Fonte: O povo Online


malvinas.news@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps