MALVINAS NEWS NO AR NOSSO PORTAL DE NOTICIAS
FONTE JORNAL DO CARIRI
Zá Leite pretende conceder apenas 40% do repasse do Minsistério da Saúde (Foto: Divulgação)
A decisão do Prefeito surpreendeu porque foram feitas duas discussões. A primeira foi com a Procuradoria do Município, com as presenças da procuradora Ana Keive Cabral, e do subprocurador Roberto Rui, sobre a constitucionalidade da emenda. A outra, entre a base do prefeito e os vereadores de oposição. A possibilidade de inconstitucionalidade foi descartada, já que, o valor do repasse é garantido e os parlamentares chegaram ao consenso de 60% de aumento.
Com a retirada do projeto, pelo vereador Aurino Preu (PP), a pedido do prefeito, os agentes de saúde acabaram retornando aos 30% já estabelecidos anteriormente. Sob o retorno do projeto a Casa, ainda não se tem data definida e o clima é de revolta, tanto dos vereadores de oposição, quanto dos agentes.
Baseado na situação de indefinição o Sindicato dos Servidores Municipais de Barbalha acabou decretando, em conformidade com a categoria, greve com início no dia 1 de agosto.
O prefeito Zé Leite foi procurado, na quinta-feira (25), para falar sobre o assunto, mas se encontrava, segundo sua assessoria, em viagem oficial ao Rio de Janeiro, para participar da Jornada Mundial da Juventude.
A secretária de Saúde, Jaqueline Sampaio, também não foi encontrada e, segundo os próprios funcionários da Secretaria, até a quinta-feira (25), ela ainda não havia estado na secretaria. A secretária adjunta, Desiree de Sá Barreto, disse que o projeto foi retirado para posterior acordo, o que, ainda não aconteceu.
Desiree reafirmou a decisão do prefeito de repassar 40%, porque, segundo ela, os outros 60% serão para investimento em fardamentos, bolsas e outros equipamentos. Desiree disse, ainda, que o recurso deve servir para contratação de outros profissionais para reforçar o setor, já que existe defasagem de profissionais.
O vereador Rildo contesta a informação de que a diferença, hoje de 60% do repasse, serviria para investimento na própria categoria. Segundo Rildo, nestes quatro anos e meio de mandado do prefeito Zé Leite, nem mesmo o fardamento foi trocado. O vereador, inclusive, já enviou pedido de prestação de contas dessa diferença, já que, segundo ele, o Prefeito nunca disse como gastou esse recurso.
Sobre a prestação de contas, a secretária adjunta disse já ter recebido a solicitação e que a mesma está sendo preparada para posterior envio a Câmara. Sobre a previsão para conclusão dos trabalhos contábeis, a secretária adjunta não quis adiantar data.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui, seu comentário.