POLÍTICA
Apenas em Várzea Alegre, 700 cisternas estão depositadas, desde o ano passado, em um estádio de futebol. Em Cedro, 730 unidades estão guardadas em um terreno. Cerca de 390 famílias aguardam receber os equipamentos Foto Honório Barbosa
Nas cidades de Cedro e de Várzea Alegre, localizadas na região Centro-Sul do Ceará, 1.430 cisternas de polietileno estão estocadas desde o ano passado em um terreno e estádio de futebol. As unidades deveriam ser usadas para armazenar, cada uma, 16 mil litros de água da chuva para o consumo humano.
A quadra chuvosa começou neste mês de fevereiro e prossegue até maio próximo. Além de Cedro e Várzea Alegre, outras cidades também receberam cisternas de polietileno, que ainda serão instaladas nas casas das famílias beneficiadas. Os moradores aguardam a vinda dos técnicos na expectativa de aproveitamento da água das chuvas.
Sem os reservatórios, a população das áreas rurais dependem do abastecimento por meio de carro-pipa, que nem sempre é feito com regularidade. Em Cedro, são 730 unidades que estão depositadas em um terreno, desde o ano passado.
As famílias aguardam com ansiedade a instalação dos equipamentos. "Espero que as cisternas sejam instaladas o mais rápido possível para a gente aproveitar a água das chuvas", disse a dona de casa Maria Bezerra, moradora do sítio Angicos. "A água da chuva é de melhor qualidade do que a do carro-pipa", avalia.
Já na cidade de Várzea Alegre, 700 cisternas estão depositadas em um estádio de futebol desde o ano passado. De acordo com a secretaria de Desenvolvimento Agrário do Município, as famílias ainda estão sendo cadastradas para posteriormente as unidades serem entregues. O produtor rural Francisco Souza, da localidade de Pé da Serra, é taxativo: "Para nós, essas cisternas só servem quando forem instaladas, e esperamos que seja antes do inverno terminar".
Entrega
A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado corre contra o tempo para a conclusão do cadastro e instalação das cisternas de polietileno que integram o programa Água para Todos, do governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional.
O titular da SDA, Nelson Martins, afirmou que a entrega das cisternas nas cidades de Cedro e Várzea Alegre começa a ser feita na próxima segunda-feira (17). "Todas as unidades serão instaladas a tempo de receber água das chuvas, neste ano", garante o secretário.
Nelson Martins esclareceu que o armazenamento das cisternas faz parte da logística do programa que prevê quatro fases, todas com processo de licitação para escolha de empresas fornecedoras do bem e dos serviços: compra das unidades, fornecimento das bombas de sucção de água, instalação e supervisão. "Não há nada de anormal e de errado. Não é possível entregar cada cisterna e de imediato fazer a instalação, por isso, as unidades ficam em depósito por algum tempo", frisou.
Nos municípios, as cisternas estão sob a responsabilidade das prefeituras, em local que deve ser vigiado. De acordo com a SDA, o Ceará firmou dois convênios com o Ministério da Integração Nacional para aquisição de 33.608 cisternas de polietileno e 170 mil reservatórios de placa. Em 14 municípios, faltam ainda ser instaladas unidades de polietileno.
Do primeiro convênio, o Ceará recebeu 14.228 cisternas. Desse total, 3.561 estão sendo instaladas. Em Cedro, de um total de 1.779, 1.049 unidades já foram instaladas.
Várzea Alegre foi contemplada com 1.700 cisternas, e 1.010 já foram entregues aos moradores. Por meio do segundo convênio, o Ceará irá receber 19.380 unidades.
Vigilância
Por meio de nota oficial, o Ministério da Integração Nacional reiterou que a instalação das cisternas em Cedro e Várzea Alegre começa na próxima segunda-feira, e que 390 famílias estão cadastradas nos dois municípios para receberem os equipamentos. O comunicado frisa que as unidades estão guardadas em local cercado ou murado, sob vigilância das Prefeituras.
FONTE DIÁRIO DO NORDESTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui, seu comentário.