Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Vídeo mostra disparo de artefato perto de cinegrafista no Rio de Janeiro

Malvinas News no AR Nosso portal de notícias
NACIONAL
 (Foto: Kátia Carvalho/Parceira/Agência O Globo)


A Polícia Civil instaurou inquérito nesta sexta-feira (7) para apurar as circunstâncias em que o repórter cinematográfico Santiago Ilídio Andrade, da Rede Bandeirantes, foi ferido durante manifestação contra o aumento da passagem de ônibus no Centro do Rio na quinta-feira (6). 

De acordo com informações da  17ª DP (São Cristovão), as roupas do cinegrafista foram encaminhadas ao Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) onde serão periciadas para saber se é possível colher fragmentos e tentar identificar o tipo de material que o atingiu. Técnicos explosivistas do Esquadrão Antibomba vão auxiliar na busca de provas técnicas. Os peritos também vão analisar quadro a quadro as imagens publicadas pela imprensa para traçar a linha de deslocamento do artefato. Investigadores da delegacia e peritos do ICCE vão ao local onde o cinegrafista foi atingido para colher informações e possíveis fragmentos.
Santiago Andrade ficou gravemente ferido na cabeça e permanecia internado no CTI do Hospital Souza Aguiar, no Centro até as 10h20. Ele teve afundamento de crânio, passou por uma cirurgia de aproximadamente 4 horas e seu estado de saúde é grave.

(O vídeo do alto foi gravado pela agência de notícias russa Ruptly. Ele mostra um artefato saindo do chão e o cinegrafista caído do chão, sangrando; assista.)

Outras seis pessoas também foram levadas para o hospital. Cinco foram liberadas. Um homem, que não teve a identidade revelada, segue internado, mas sem risco de morte, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

No fim da tarde de quinta, cerca de mil pessoas se reuniram pacificamente na Igreja da Candelária. O protesto foi contra o aumento da tarifa de ônibus que passa, neste sábado, de R$ 2,75 para R$ 3 reais. O reajuste é de 9,09%. Estudantes, integrantes de partidos políticos e black blocs caminharam  em direção à Central do Brasil.

Diferentes versões
Autoridades e testemunhas divergem sobre o tipo de artefato que atingiu o cinegrafista.

A Polícia Militar afirma que a bomba foi atirada por vândalos. O comandante do 5° BPM (Praça da Harmonia), Luis Henrique Marinho, informou à assessoria de imprensa da PM que, na hora do incidente, estava a 30 metros do local onde o cinegrafista foi atingido. O comandante disse ter visto pessoas vestidas de preto lançando morteiros, e um desses explosivos teria caído na cabeça do funcionário da Band.

O repórter da Globo News Bernardo Menezes, que acompanhava a manifestação, relatou no Jornal das Dez que um artefato atirado pela Polícia Militar atingiu o cinegrafista. "Eu estava a alguns metros e vi quando isso aconteceu. Na mesma hora, ele caiu no chão. Ele ficou com ferimentos na cabeça", relatou o repórter.

Momentos depois, o repórter cinematográfico da TV Globo Júnior Alves se aproxima e registra a imagem do cinegrafista da Band caído no chão.

Fotógrafo registrou cenas
Fotos da Agência Globo mostram o momento em que Santiago Ilídio Andrade, da TV Band, é atingido na cabeça. (Veja aqui)

O cinegrafista está em pé, com a câmera no ombro, trabalhando no meio da praça. No primeiro registro, vê-se um rastro de fogo com faíscas perto das costas dele.

Em seguida, a foto mostra uma explosão na cabeça. Uma grande quantidade de fogo se espalha. Na sequência, ele se curva, ainda com a câmera no ombro, e é possível ver muita fumaça.

Um fotógrafo que estava no local e não quer ser identificado, com medo de represálias, afirmou que o artefato foi lançado por um jovem mascarado.

"Eu estava em frente à Central do Brasil. Do meu lado esquerdo, estavam os policiais, próximo ao muro da Guarda Municipal. Do outro lado, próximo ao Comando Militar do Leste, estavamos black blocs. Nessa hora, eu vi um deles, com calça jeans, blusa cinza clara e lenço preto no rosto, abaixadoo acendendo um foguete [rojão] em direção dos policiais. Na hora que eu vi, levantei a câmera [para fazer a imagem], mas ele [jovem mascarado] saiu correndo. Em seguida, o foguete [rojão] explodiu quando bateu na cabeça do "câmera" [cinegrafista], que estava filmando os policiais. Nas fotos, você vê que veio pelas costas dele, onde estavam os black blocs", relatou o fotógrafo.

Nota de repúdio
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou nota repudiando a agressão ao cinegrafista da Bandeirantes. A Abraji informa que ainda não se sabe quem disparou o artefato – se policiais ou manifestantes. Afirma também que é necessária uma apuração rápida do que ocorreu para que procedimentos sejam revistos e para que o estado proteja a liberdade de expressão, a liberdade de informação e o jornalista.

A TV Bandeirantes também divulgou nota, informando que o cinegrafista Santiago Andrade foi ferido na cabeça por um artefato – e que não se sabe, por enquanto, se por uma bomba de gás lacrimogêneo ou de fabricação caseira. O comunicado diz também que a Band espera no hospital, junto à família de Santiago, os resultados da cirurgia.

A TV Globo também lamenta profundamente o episódio e acompanhará de perto o caso até que tudo seja esclarecido. E se solidariza com a família do cinegrafista da Bandeirantes, Santiago Andrade.
FONTE G1 RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps