MALVINAS NEWS NOSSO PORTAL DE NOTICIAS
18/12/2011
O Povo On Line
Uma escavação paleontológica inédita está sendo realizada por uma equipe de alunos e professores da Universidade Regional do Cariri (Urca), em Missão Velha.
A busca é por animais e vegetais que viveram há cerca de 160 milhões de anos na região da bacia do Araripe, no chamado período jurássico superior, época compreendida entre 161,2 milhões e 145,5 milhões anos, aproximadamente.
O trabalho está concentrado em solo denominado formação Brejo Santo, em uma área de Missão Velha próxima ao município vizinho, Milagres. As escavações foram motivadas a partir da descoberta de fragmentos de fósseis na construção da Ferrovia Transnordestina.
Algumas das peças achadas foram levadas ao Laboratório de Paleontologia da Urca, onde pesquisadores ponderaram que na área poderia haver bons fósseis do período jurássico.
As escavações são apoiadas pelo Instituto Nacional de Paleontologia do Semiárido, Geopark Araripe e financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Responsável pela coordenação da pesquisa, o paleontólogo Álamo Feitosa, coordenador-executivo do Geopark, explica que até agora foram encontradas 208 peças muito frágeis e desarticuladas.
No material coletado, ele diz que já foram identificados prováveis ossos de peixes celacantus, que são considerados fósseis vivos, e tartarugas com tamanhos que variam de 0,5 a 20 centímetros, desarticuladas dentro de uma areia muito fina.
Feitosa chama a atenção para a importância do achado, lembrando que esses fósseis são de 50 a 60 milhões de anos mais antigos que os já encontrados em Santana do Cariri e Nova Olinda, que são do período cretáceo.
Quando os pesquisadores concluírem a fase preparatória do material da época jurássica com a retirada dos fósseis da matriz arenítica, o próximo passo será trabalhar na montagem dos esqueletos dos animais para identificar e descrever as espécies.
O paleontólogo observa ainda que as peças estão sendo estudadas com muito cuidado. Após todos esses procedimentos, o material irá para o Museu de Paleontologia da Urca, em Santana do Cariri.
ENTENDA A NOTÍCIA
Antes da descoberta em Missão Velha, os fósseis encontrados no Cariri eram apenas do período cretáceo, datados de 65 milhões de anos.
Peças dessa época se encontram expostas no Museu de Paleontologia da Urca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui, seu comentário.