MALVINAS NEWS NOSSO PORTAL DE NOTICIAS
21/12/2011
G1 CE
As 34 famílias das comunidades de Cafundó e Escondido, no interior do Ceará, receberam energia elétrica em suas casas pela primeira vez nesta terça-feira (20).
Com o difícil acesso às localidades do município de Choró, a 165 km de Fortaleza, os postes e transformadores necessários para a ligação de energia tiveram de ser transportados de helicóptero no fim do mês de novembro pela Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce).
“A chegada da energia aqui no Cafundó vai ser muito boa pra melhorar a vida da comunidade e dos moradores. Nós vamos juntar um pouquinho de dinheiro e poder ter condição de ter uma televisão, um fogão, uma geladeira e ter energia em casa à noite”, diz o estudante Taciano da Silva, de 20 anos.
Nas localidades, não há cobertura de telefonia e não é possível chegar de carro. São cerca de 40 minutos a uma hora de caminhada até chegar às primeiras casas das comunidades.
A luz chegou em Cafundó e Escondido durante o dia com direito à comemoração natalina, entrega de 40 cestas básicas e 200 lâmpadas. A primeira noite com energia elétrica foi iluminada com a ajuda de 46 postes. Além dos postes, foram transportados de helicóptero pela companhia, 18 transformadores, 12 cruzetas e cerca de 300 kg de condutores.
Ajuda
As comunidades também ganharam quatro geladeiras para um projeto de melhoramento genético de aves nativas. Os moradores vão participar de um curso de avicultura alternativa ministrado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). No projeto, segundo a Coelce, serão distribuídos entre 1.500 a 2.000 pintos para as famílias com abrigos para a criação de galinhas, ração e quatro chocadeiras elétricas com capacidade para 120 ovos.
Segundo levantamento da Coelce feito de janeiro a setembro de 2010, 32.000 domicílios do Ceará estavam sem energia. Por meio do Programa Luz para Todos, até o fim de dezembro de 2010, 15 mil domicílios receberam energia em 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui, seu comentário.