Malvinas News Nosso portal de notícias
Política
Eleições 2016
Eleições 2016: Conheça os doze "campos e batalha"
|
1- Fortaleza
Grupo dos Ferreira Gomes migra para o PDT e deve lançar Roberto Cláudio à reeleição. No novo partido, o prefeito terá mais tempo de televisão e facilidade para construir arco de alianças. A candidatura contaria ainda com apoio do governo do Estado. O prefeito já tem ampliado reuniões com a equipe e base aliada para construir aliança de olho na disputa.
Atualmente, apenas o grupo de Luizianne Lins defende candidatura própria do PT na Capital. Do outro lado, grupo que comanda o partido no Estado, ligado ao deputado José Guimarães, e o governador Camilo Santana preferem apoiar reeleição de RC. Com Dilma enfrentando uma crise, no entanto, a direção nacional deve estimular candidaturas petistas em grandes cidades do País.
A oposição deve ser representada pelo bloco PMDB-PSDB-PR, através das lideranças de Eunício Oliveira (PMDB), Tasso Jereissati (PSDB) e Roberto Pessoa (PR). Os três decidem ainda se deverão “pulverizar” oposição com várias candidaturas, ou se devem se unir em bloco. Capitão Wagner (PR) pode migrar para o PMDB ou PSDB para ser o candidato do grupo.
A disputa em Fortaleza deve ter ainda candidatura de Heitor Férrer, que troca o PDT pelo PSB. O deputado sai fortalecido da eleição passada, onde conquistou o terceiro lugar. Outros partidos menores devem ter candidatos, como Renato Roseno (Psol) e Tin Gomes (PHS).
2-Caucaia
Aliados dos Ferreira Gomes, estão no páreo o atual vice-prefeito, Paulo Guerra (PDT) e a irmã de Cid, Lia Gomes. PMDB e PSDB apoiarão o indicado do ex-deputado José Gerardo Arruda, que pode lançar a filha, Lívia. Por conta disso, o deputado federal Danilo Forte migrou para o PSB e pode ser candidato. O deputado Naumi Amorim (PSL) também pode ser candidato, com possível migração sua para o PSB. Com possibilidade de 2º turno, há chance ainda de candidatura de Zé Airton, que pode deixar o PT.
3- Juazeiro do Norte
Juazeiro deve ter investimento do PT, seja com secretário adjunto Fernando Santana (Gabinete do Governador) ou o ex-prefeito Dr. Santana. Pelo PMDB e PSDB, estão colocados Manoel Salviano (PSDB), o vereador Normando Sóracles (PSL) ou a reeleição de Raimundão (PMDB) – apesar de o peemedebista ter dito não querer disputar. O empresário Gilmar Bender é cotado pelo PDT, e o jornalista Demontieux Fernandes pelo Psol.
4- Maracanaú
Terra de Roberto Pessoa, município pode ter candidatura do próprio Pessoa ou de seu filho, Rafael, com apoio do PMDB e PSDB. O atual prefeito, Firmo Camurça (PR), também pode disputar. PT e Ferreira Gomes devem apoiar o empresário Edilson Teixeira (PDT). Júlio César Filho (PTN) corre por fora.
5- Sobral
Terra natal de Cid e Ciro, a cidade deve ter disputa das mais acirradas. Pelos Ferreira Gomes, deve disputar o caçula Ivo (ou alguém de sua confiança). Já Eunício (PMDB) tem feito viagens ao município com o empresário Oscar Rodrigues (PMDB), pai do deputado Moses Rodrigues e pré-candidato. Na semana passada, Dr. Guimarães migrou para o PSDB e deve ser o candidato tucano.
6- Crato
Município teve disputa balançada após o atual prefeito, Ronaldo Gomes de Matos, migrar na última semana do PMDB para o PSC. Candidato à reeleição, Ronaldo articula apoio de Camilo. PMDB e PSDB apostam no ex-prefeito Samuel Araripe, recém retornado ao PSDB. Zé Ailton Brasil (PP) tenta lançar candidatura com o PDT.
7- Itapipoca
Tanto PT quando Ferreira Gomes apostam na reeleição do prefeito Dagmauro Moreira (PT). O PDT do Município, no entanto, tenta emplacar o atual vice, Geraldinho Azevedo, como candidato, ou o ex-deputado Edilson Pacheco. PMDB e PSDB devem apoiar o ex-prefeito João Barroso (PSDB).
8- Maranguape
O atual prefeito, Átila Câmara, deve disputar reeleição pelo PSB. No último ano, ele rompeu com deputado Lucílvio Girão (SD), que pode disputar eleição. Há ainda a possível candidatura de George Valentim, pelo PCdoB.
9- Iguatu
PMDB e PSDB devem apoiar ou o prefeito Aderilo Alcântara (PRB) ou volta do deputado Agenor Neto (PMDB) ao cargo. Grupo dos Ferreira Gomes e PT fecharam apoio à secretária Miriam Sobreira (Políticas sobre Drogas) ou ao vice-prefeito Ednaldo Lavor.
10- Quixadá
O atual prefeito João da Sapataria (PRB) irá tentar reeleição com apoio dos Ferreira Gomes. Pelo PT, os ex-prefeitos Ilário Marques e Rômulo Carneiro tentam se viabilizar candidatos. Já o PMDB lançou o médico Ricardo Silveira. Por fora, o PSDB tenta emplacar o empresário José Nilson Ferreira.
11- Barbalha
Terra de Camilo Santana (PT), Barbalha terá investimento do PT, com o presidente da Câmara Daniel de Sá Barreto e a primeira-dama Isabel Cristina como pré-candidatos. Possível candidato em Juazeiro, Fernando Santana (PT) também é cotado. Com recusa do ex-prefeito Rommel Feijó em disputar, oposição tem como pré-candidatos o vereador Rildo Teles (PSL) e Argemiro Sampaio (PPS).
12- Lavras
O atual prefeito, Dr Tavinho (PRB), disputará reeleição ao lado do PT e dos Ferreira Gomes. Na terra natal de Eunício, o PMDB e o PSDB devem se unir ou em torno de Dr. Ildser (PMDB) ou da irmã do senador, a ex-prefeita Dena Oliveira (PMDB).
Fonte O Povo Online |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui, seu comentário.