Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Corte do pau da bandeira acontece em Barbalha

MALVINAS NEWS NOSSO PORTAL DE NOTICIAS
18/05/2012


Aconteceu na manhã dessa quarta-feira (17), o tradicional corte da árvore que servirá de mastro para a bandeira do padroeiro de Barbalha Santo Antônio. Os carregadores sairam do mercado público municipal em direção a Igreja matriz para receberem as bênçãos do pároco diante do altar, onde lá está o padroeiro maior da cidade.

 Em seguida subiram para a mata do sítio São Joaquim onde se encontrava a árvore já escolhida pela comissão. Um majestoso Jacarandá (Açoita Cavalo) de 23 metros e cerca de 2 toneladas. O mastro ficará em seu lugar “na cama” há espera dos mais de cem carregadores no dia 3 de junho que carregarão nos ombros até o local onde será fincado em frente à Igreja Matriz. É nesse dia abertura oficial daquela que se tornou a maior festejo folclórico e religioso do Brasil.
 
O secretário de Cultura e Turismo de Barbalha Antonio de Luna disse que a Prefeitura teve todo um cuidado para se adequar ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que foi assinado juntamente com o Instituto Chico Mendes para o reflorestamento da mata em volta onde foi cortada a árvore que servirá de mastro. “Até 2014 o sítio São Joaquim será contemplado para a retirada das árvores da festa do padroeiro e, depois será feito um novo estudo para encontrar uma nova área para o corte” disse o secretário.
 
A técnica do Instituto Chico Mendes Flávia Regina disse que a função naquele momento foi para evitar excessos e diminuir impactos que venham a afetar a floresta, e tentar manter a festa e a manifestação cultural, mais com menor impacto possível e tentar restringir a entrada das pessoas na mata, disse Flavia Regina Domingos.
 
O capitão do Pau da Bandeira Rildo Teles disse que é uma emoção que se renova a cada ano, e a maneira de demonstrar nossa religiosidade e respeito as nossas tradições, e principalmente nossa cultura e, que, a intenção é fazer uma festa bonita.
 
Logo depois ao meio dia, o Governo Municipal ofereceu um almoço aos carregadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps