Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Juazeiro do Norte-CE: Romaria de Finados termina nesta sexta-feira

MALVINAS NEWS NOSSO PORTAL DE NOTICIAS

Fonte MISERIA

Colina do Horto: Juazeiro do Norte - CE
Foto: Google Imagens


Após uma semana de orações, pagamentos de promessas e visitações aos lugares considerados sagrados como o túmulo de Padre Cícero no altar-mor da Capela do Socorro, termina nesta sexta-feira a Romaria de Finados em Juazeiro do Norte. Ao meio dia acontece a despedida dos romeiros com a benção dos chapéus na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. Na oportunidade, o Bispo Diocesano, dom Fernando Panico anunciar uma projeção de quantos fiéis estiveram em nossa cidade no período.

Recentemente, o Jornal Correio Brasiliense divulgou matéria focalizando o turismo religioso que aflora em Juazeiro do Norte. De acordo com a matéria, a busca por destinos religiosos estimula a economia de mais de 300 cidades brasileiras. No Ceará, o turismo religioso tem em Juazeiro do Norte e Canindé os maiores polos de peregrinação de fiéis. Segundo o Secretário de Turismo e Romarias de Juazeiro, José Carlos dos Santos, a cidade, conhecida em todo o Brasil e até mundialmente por ser a terra do Padre Cícero, recebe aproximadamente 2,5 milhões de romeiros e visitantes por ano.

“É reconhecida como o segundo centro de peregrinação do Brasil, ficando atrás apenas de Aparecida”, afirma. As romarias são as fontes da identidade do município, que tem na figura do padre Cícero Romão Batista a maior referência no que diz respeito ao processo de desenvolvimento cultural, social, econômico e religioso do lugar. Tido pelos romeiros como santo popular do Nordeste, o Padim Ciço é alvo de diversas manifestações de devoção e simbologia de fé e esperança do povo sertanejo.

Entre as romarias, destacam-se a da Mãe das Dores, a de Finados, a do Ciclo Natalino, a de São Sebastião e a das Candeias. Ano passado, Juazeiro completou 100 anos de emancipação política tendo no comércio e no turismo os responsáveis por 69,6% do seu PIB. Terceiro polo calçadista do Brasil, o município experimenta forte desenvolvimento do setor imobiliário, além de contar com um polo universitário formado por 11 instituições de ensino superior e 70 cursos de graduação.

A cidade dispõe ainda de 25 hotéis de grande porte, com 1.749 leitos e 697 apartamentos, 319 ranchos e pousadas de romeiros e 11 pousadas de médio porte com 620 leitos em 308 apartamentos. São aproximadamente 165 restaurantes e bares. O aeroporto regional do Cariri registra movimentação superior a 400 mil embarques/desembarques por ano. O orçamento anual da prefeitura é de R$ 320 milhões, mas o Secretário de Turismo e Romarias diz ser impossível calcular o quanto a cidade fatura com o turismo religioso. “Nós não temos esse cálculo porque 90% da economia movimentada pelos peregrinos é informal, mas posso dizer com certeza que são as romarias que impulsionam o nosso desenvolvimento”, diz Zé Carlos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps