MALVINAS NEWS NOSSO PORTAL DE NOTICIAS
02/01/2012
No dia 01 de maio, dia do trabalho, o Hospital São Vicente de Paulo, de Barbalha, completou 41 anos de fundação, sob o zelo das irmãs beneditinas. Fundado pelo médico Dr. Antônio Lyrio Callou, em 1943, foi concluído pelo padre Eusébio de Oliveira Lima com dinheiro da Misereor, entidade católica da Alemanha para ajudar países subdesenvolvidos, sobretudo no setor de saúde. Padre Eusébi de Oliveira Lima, hoje Monsenhor Eusébio, residindo em Barbalha, aposentado, era então pároco de Barbalha, da Ordem Salvatoriana.
Hoje o Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, tem 14.248 metros quadrados de área construída, 229 leitos, 157 médicos no seu Corpo Clínico, 567 funcionários, sendo referenciados para atendimentos por 45 cidades de cinco Microrrgiões de Saúde e recebendo clientes de mais de 60 cidades por demanda espontânea. É a única oncologia da metade Sul do Ceará.
No ano de 2009 fez uma média de 32.932 atendimentos por mês, sendo uma referência regional de saúde hospitalar, a ponto de haver atraído para Barbalha a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. São 41 anos salvando vida. Antes sob a direção da irmã Edeltraut Lerch, hoje comandado pela irmã Rosamaria de Lira. Para marcar a data diretores, médicos e funcionários participam de missa em ação de graças logo mais às 19 horas, na Igreja Matriz de Santo Antônio, quando também será prestada homenagem ao padre Renato Simoneto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui, seu comentário.