Facebook

Você é muito importante para nós. "Sejam Bem Vindos"

malvinas-news.blogspot.com.br

malvinas-news.blogspot.com.br
Responsável

terça-feira, 17 de julho de 2012

Saiba como retirar de graça medicamentos para diabetes, hipertensão e asma

MALVINAS NEWS NOSSO PORTAL DE NOTICIAS
SOALAGOAS.COM


negócio é bom para o freguês, porque agora ele não paga nada. É bom para a farmácia, porque o cliente acaba comprando mais alguma coisa. É bom para os laboratórios porque, vendendo grandes quantidades ao Ministério da Saúde, ganham com a expansão do mercado”. Com essa frase, o jornalista Elio Gaspari conseguiu resumir em algumas palavras os benefícios da ação Saúde Não Tem Preço, incentivo promovido pelo Programa Farmácia Popular do Governo Federal.

Por meio da rede de farmácias, as pessoas que sofrem com hipertensão, diabetes e, recentemente, asma, por exemplo, recebem remédio de graça para tratar as doenças. Somente em janeiro de 2012, 3,2 milhões de pacientes retiraram esses medicamentos em mais de 20.300 farmácias credenciadas, mais que o triplo do registrado em janeiro do ano passado. A quantidade de hipertensos beneficiados saltou 309%, de 658.648 em janeiro para 2.697.152 em dezembro de 2011. Já o número de diabéticos beneficiados aumentou 223%, passando de 306.826 para 990.453 no mesmo período.”

Desde o dia 4 de junho deste ano (início da disponibilização de medicamentos gratuitos para a asma) até o dia 18 do mesmo mês, 31.176 pessoas já retiraram os antiasmáticos nas farmácias populares. Este número representa um aumento de 28% em relação às 24.344 pessoas que haviam comprado os remédios nas farmácias populares, já com 90% de desconto, 15 dias antes do início da gratuidade.

Além de melhorar a qualidade de vida das pessoas, o programa resulta em economia de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que, desde seu lançamento, o número de internações por conta de diabetes e de hipertensão diminuiu. Em 2011, foram menos 8,4 mil internações por causa da hipertensão e 2,7 mil a menos por causa da diabetes.

O Programa “Farmácia Popular” oferece à população mais de 100 medicamentos com até 90% de desconto. Todos têm acesso, basta procurar uma unidade própria do governo ou ir até uma das mais de 20 mil farmácias privadas credenciadas ao programa. Além disso, em 2011, o MS lançou o “Saúde Não Tem Preço”, uma ação do Programa Farmácia Popular que distribui gratuitamente 14 medicamentos para hipertensão, diabetes e asma.

Doenças – A hipertensão arterial atinge 23,3% da população adulta brasileira (maiores de 18 anos), de acordo com o estudo Vigilância de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2010, que considera o diagnóstico médico referido pelo entrevistado. Ainda pelo Vigitel, a diabetes atinge 6,3% da população adulta, sendo maior em mulheres 7% do quem em homens, 5,4%.

Em 2011, do total de 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência da doença, 77,1 mil foram crianças com esta idade. Além disso, cerca de 2,5 mil pessoas morrem por ano por causa da asma. “Este é mais um passo do governo federal para garantir acesso universal à saúde, priorizando um programa de alto impacto principalmente na população infantil”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, seu comentário.

Publicidade

Publicidade

MAPA

MAPA

Arquivo do blog

Siga no Facebook

Calendário

Google +

DEIXE SEU RECADO

Malvinas News Nosso portal de notícias





Programação Completa

Programação Completa
Realização: Associação doa Moradores,COMID, Comissão Administrativa da Capela de Nossa Senhora Aparecida - Apoio: Prefeitura Municipal de Barbalha, paróquia de São Vicente de Paulo, Amigos Virtuais Comunicação Visual e Malvinas News no AR

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

COMUNICADO

LOGO

LOGO

Brasil


Brasil - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Brasil em ScrapsWEB.com.br

ÍOGO

ÍOGO

Postagens populares

Estamos no Twiter

Popular Posts

Google maps