MALVINAS NEWS NOSSO PORTAL DE NOTICIAS
FONTE O POVO
A aeronave, com 67 toneladas de carga,
|
A Infraero liberou por volta das 17h35min de hoje a única pista do aeroporto de Viracopos, em Campinas, a 93 quilômetros da capital paulista. O aeroporto estava interditado desde as 19h55min de sábado após um dos pneus de um avião de cargas MD-11 estourar durante o pouso. Desde o acidente, pelo menos 495 voos de aeronaves foram cancelados até as 17h34min de ontem, sendo 235 partidas e 260 chegadas.
O avião acidentado foi retirado da pista por volta das 16h20min. Mas o local só foi liberado para pousos e decolagens depois de ser limpo e inspecionado por funcionários do aeroporto. Um caminhão foi usado para apoiar um dos lados da aeronave que tombou por conta do problema no trem de pouso. Um outro veículo rebocou o MD-11, da empresa norte-americana Centurion Cargo.
Ao todo, cerca de 25 mil passageiros foram prejudicados com o fechamento do aeroporto. O diretor de comunicações da companhia Azul, Gianfranco Beting, afirmou que isso ocorreu porque as autoridades aeroportuárias haviam sinalizado a possibilidade de decolagens com meia pista. Beting declarou que não havia vagas em hotéis nem ônibus e táxis suficientes para atender a demanda.
A Azul interrompeu a venda de passagens para os próximos dias. A empresa opera 85% dos voos do aeroporto.
Segundo a Infraero, a aeronave causou ranhuras superficiais na pista em razão do acidente, mas já foram reparadas. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Procon de Campinas mobilizaram equipes para acompanhar a situação e fiscalizar a prestação de assistência aos passageiros.
Pelas normas da agência, em caso de cancelamento de voo, é dever da empresa informar aos passageiros e, aos que comparecerem no embarque, assegurar assistência material. (das agências de notícias)
ENTENDA A NOTÍCIA
Um avião cargueiro, vindo de Miami (EUA), sofreu acidente ao pousar em Viracopos, em Campinas. O problema levou ao cancelamento de 495 voos, atingindo 25 mil passageiros. A aeronave foi, finalmente, removida ontem.
Números
495
Voos foram cancelados, entre pousos e decolagens, por causa do problema na pista
25 mil
Passageiros foram atingidos, segundo cálculos oficiais, nos últimos três dias.
85%
É o índice de operação no Viracopos da empresa aérea Azul, a mais atingida
Saiba mais
Em acidentes do tipo, a responsabilidade é da companhia aérea que opera o avião. No caso, a Centurion.
As empresas aéreas não têm obrigação de ter o “kit de remoção” para ser acionado nessas situações. As regras dizem, apenas, que os aeroportos devem ter um plano de remoção.
As empresas aéreas que transportam passageiros têm que prestar a assistência imediata aos mesmos. Mas como a responsabilidade é da Centurion, elas devem ser ressarcidas depois pela empresa.
Fundado em 19 de outubro de 1960, o aeroporto de Viracopos tem 17,6 metros quadrados. A pista mede 3.240 m x 45 metros. Tem capacidade/ano para 6,8 milhões de passageiros. O aeroporto conta com 72 balcões de atendimento da Azul, Gol, TAM, Trip e Tap.
As companhias devem prestar assistência em caso de atrasos e cancelamentos. A partir de 2 horas, além de acesso a telefone e internet, deve fornecer alimentação aos usuários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui, seu comentário.